Coordenação:
Leila Patrícia Alves Dantas (IFPI)
Luciana Oliveira Atanásio (IFMA/UFPB-Proling)
Os estudos de práticas de letramento na sociedade contemporânea são marcados por avanços tecnológicos e pela diversificação cultural, de maneira que se exige uma abordagem interdisciplinar para compreendê-los plenamente. Nesse contexto, a Linguística Aplicada oferece ferramentas e perspectivas diversas para a análise das práticas de letramento, em contextos educacionais e sociais diversos. Isto posto, esse simpósio objetiva reunir trabalhos que discutam e promovam uma compreensão interdisciplinar do letramento e suas práticas associadas, com o intuito de discutir as contribuições da LA para o entendimento do letramento e de seus impactos na inclusão social e equidade educacional. O simpósio abarca estudos que abordem temáticas sobre os letramentos, relacionando-os aos contextos culturais, sociais e educacionais, na perspectiva da LA e suas intersecções, como letramentos e inclusão social, letramentos digitais, letramentos críticos, políticas de letramento escolar e social, entre outros, resultados de pesquisas já concluídas ou em andamento, realizadas por diversas metodologias, como estudos de caso, análise de discurso, pesquisas etnográficas, fundamentadas em abordagens interdisciplinares. A bibliografia inclui autores, como Street (2006, 2014) e Soares (2002), os quais trazem os letramentos como fenômenos sociais e culturais constituídos de identidade e de pessoalidade; quer dizer; estão vinculadas às identidades e expectativas sociais específicas sobre modelos de comportamentos e papéis sociais que cada indivíduo desempenha. Para Freire (2002) e Moita Lopes (2009), os letramentos são práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita em contextos específicos, socialmente situados e culturalmente determinados. Barton (1994) destaca que o(s) letramento(s) têm valores dados pela sociedade e por instituições sociais. Bell Hooks (2019) situa o letramento como uma prática capaz de promover a justiça social e a transformação política; um lugar de aprender a questionar e desafiar as estruturas de poder que oprimem as classes menos favorecidas, enfatizando a necessidade de reconhecer, questionar e confrontar o racismo, o sexismo e a luta de classes e outras formas de opressão existentes, a partir de uma perspectiva de práticas letradas decoloniais diaspóricas. Espera-se com esse simpósio que o debate em torno da relação interdisciplinar entre os Letramentos e a LA promova o compartilhamento, o reconhecimento e o respeito mútuo entre as diferentes pessoas e culturas, rompendo com a hegemonia de uma classe dominante que, pela imposição histórica de opressão, apagamentos e silenciamentos, perpetua uma visão eurocêntrica, no tocante à linguagem, à identidade, à pluralidade e à diversidade cultural brasileira.
Palavras-chave: Letramento, Linguística Aplicada, Decolonialidade, Resistência.