Coordenação:
Elizandra Dias Brandão (UFPI)
Evando Luiz e Silva Soares da RochA (SEMED)
Nos últimos tempos temos nos deparado com uma sociedade desigual em concomitância com determinados grupos, o que tem despertado investigações por parte de pesquisadores que estudam sobre o assunto e constroem narrativas sobre esse mundo pesquisado. Nesse cenário, o/a pesquisador/a desempenha a função de intermediar as discussões teóricas de modo a deixar explicito a compreensão da língua como uma prática social. Em consonância com a proposta do III Encontro Nacional em Linguística Aplicada – Alteridades em Resistência (FALE/UFAL), considerando as pesquisas no campo da Linguística Aplicada, este simpósio objetiva reunir trabalhos concluídos ou em andamento que investiguem estudos do texto e do discurso e que provoquem discussões/ação sobre temas como: identidades, formação docente, ou ensino e aprendizagem de línguas. O objetivo é proporcionar a apresentação e a discussão de pesquisas na dimensão crítica dos estudos da linguagem que, através da análise do texto e/ou do discurso em diferentes contextos e através de metodologias de abordagem qualitativas de dimensão sócio-histórica, evidenciem a pluralidade de saberes e deem visibilidade às vozes silenciadas pelas desigualdades sociais resultantes de exclusão de diversas naturezas, valorizando, assim, identidades e grupos desfavorecidos ou subalternizados. Nesse sentido, aceitam-se resumos de trabalhos de graduação ou de pós-graduação, cuja fundamentação e discussões abordem, preferencialmente, autores que formam a base teórica da Análise Dialógica do Discurso Bakhtin, (2012) e da Análise de Discurso Crítica Fairclough, (2001, 2005, 2008); Magalhães, (2001, 2012) e outros, além de autores que embasam os estudos textuais discursivos e/ou interacionais (Marcuschi, 2002; Cavalcante, 2022) e outros. Os resumos devem ter entre 200 e 300 palavras e incluir, obrigatoriamente, título, objetivos, metodologia e análise de resultados ou discussão.
Palavras-chave: Identidade, Estudos textuais e Discursivos, Desigualdades, Formação Docente, Ensino de línguas