III Encontro Nacional de Linguística Aplicada

ST71 – A relação entre letramentos, multiletramentos e alfabetização para o ensino de línguas

Coordenação:
Dedilene Alves de Jesus-Oliveira (UFV)
Bruno Cuter Albanese (UFV)

A correlação entre letramentos, multiletramentos e alfabetização é uma abordagem que tem gerado estudos no campo da Linguística Aplicada que apontam as aproximações nesses conceitos (Kaworski, 2010; Soares e Moura, 2020; Castro e Rolim-Moura, 2023). Tomando por pressuposto a noção de que letramento e alfabetização são fenômenos interdependentes (Soares, 2003), que apresentam concepções distintas, porém intercambiáveis, compreendemos que a manifestação dessa relação se dá nas práticas diversificadas e sistematizadas que abarcam o processo de aquisição de leitura e escrita, sendo a elas associada posteriormente o conceito de multiletramentos, na concepção das múltiplas formas de letramentos ampliadas, principalmente pelas demandas tecnológicas e digitais (Cazden et al, 2021). Em uma perspectiva de diversidade linguística e cultural, tal relação torna-se fundamental, quando pensamos em abordagens didático-pedagógicas no ensino de línguas que possam corroborar para uma formação humana integral, bem como para a noção de um ensino que concentra diversos modos de representação para além do enrijecimento de uma língua ou mesmo do aprisionamento que pode ser ocasionado por uma organização curricular muito restrita às demandas de um sistema de ensino. A dinamicidade da linguagem, derivada de fatores históricos, sociais e culturais, na contemporaneidade, tem sido afetada pelo surgimento de fenômenos linguísticos e multimodais que emergem das diversas demandas da atualidade, como o consumo das redes sociais, entre outras, tornando necessária a reflexão acerca da forma como a escola tem tratado pedagogicamente essas representações (Ribeiro, 2021). Nesse viés, este simpósio temático objetiva receber pesquisas de pesquisadores e professores que discutam a relação entre letramentos, multiletramentos e alfabetização nas seguintes vertentes: a) no ensino regular; b) no ensino de grupos minoritários; c) na Educação de Jovens, Adultos e Idosos; d) na formação inicial docente; e) na formação continuada.

Palavras-chave: Pedagogia dos Multiletramentos. Ensino de línguas. Alfabetização.