III Encontro Nacional de Linguística Aplicada

ST69 – (Multi)letramentos e dispositivos didáticos: fundamentos e práticas para o ensino de Língua Portuguesa e a formação docente

Coordenação:
Ivoneide Bezerra de Araújo Santos-Marques (IFRN/UFRN)
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)

No Brasil, a busca pela ressignificação do ensino de Língua Portuguesa e a reflexão sobre a formação de professores para que se alcance essa meta em termos de formação leitora e escritora de estudantes da educação básica têm sido objeto de preocupação, tanto no contexto acadêmico, quanto no contexto escolar. Na sociedade grafocêntrica, atualmente, dos cidadãos, é exigido o domínio de múltiplos letramentos e multiletramentos. Assim, ensinar a ler e escrever exige do professor uma formação que lhe permita escolher adequadamente fundamentos, objetos de ensino, metodologias e dispositivos didáticos, para que a escola, a principal agência de letramento, cumpra a contento o seu papel de formar cidadãos letrados. Considerando a relevância dessa problemática, neste simpósio aberto, temos por objetivos: (i) oportunizar a discussão sobre fundamentos e práticas pedagógicas de uso social da leitura e da escrita; (ii) socializar experiências desenvolvidas na educação básica que tematizem letramento(s) no ensino de Língua Portuguesa ou na formação docente em uma perspectiva crítica. Interessam-nos, especialmente, pesquisas que relacionem o trabalho com letramentos e multiletramentos no ambiente escolar ou no contexto de formação docente a dispositivos didáticos (sequências didáticas, oficinas de letramento e projetos de letramento), discutindo as implicações do uso desses dispositivos para o ensino de Língua Portuguesa. Esperamos dialogar sobre pesquisas ancoradas na concepção sócio-histórica de linguagem; nos estudos de letramento de vertente sociocultural; na Pedagogia Crítica; na pedagogia dos multiletramentos; e/ou gêneros textuais/discursivos. Metodologicamente, interessam-nos investigações que partam do paradigma qualitativo com natureza interventiva (pesquisa-ação, etnografia ou outras abordagens). As discussões provenientes dos objetivos propostos podem contribuir para a compreensão do espaço escolar como um contexto para o uso situado e agentivo de práticas de linguagem.

Palavras-chave: Letramentos, Multiletramentos, Dispositivos didáticos, Ensino de Língua Portuguesa, Formação docente.