III Encontro Nacional de Linguística Aplicada

ST68 – O Estágio Supervisionado como Espaço de Letramento Docente: desafios, perspectivas e reflexões críticas na e para a formação de professores de línguas

Coordenação:
Elisa Mattos (UFV)
Dedilene Alves de Jesus-Oliveira (UFV)


O estágio supervisionado desempenha um papel central nas licenciaturas e na formação inicial de professores de línguas, proporcionando o contato direto com a realidade escolar e permitindo a articulação entre teoria e prática (Pimenta; Lima, 2019). No contexto da formação docente, esse componente curricular não apenas possibilita a aplicação de conhecimentos construídos na graduação, mas também deve fomentar a reflexão crítica sobre os desafios da sala de aula e as práticas pedagógicas adotadas (Gimenez, 2020; Reichmann; Romero, 2019), para professores formadores (orientadores e supervisores) e para estagiários. Nesse processo, os estudos sobre letramento oferecem uma perspectiva essencial para compreender as práticas de ensino e aprendizagem de línguas, considerando os múltiplos contextos nos quais os futuros professores atuam (Kleiman, 2005; Street, 2014). Este simpósio temático tem como objetivo reunir pesquisadores e docentes (em formação inicial e/ou continuada) para discutir as potencialidades e os desafios do estágio supervisionado na formação de professores de línguas, tendo como base tanto os processos de letramento de professores em formação inicial e continuada quanto os letramentos dos professores formadores/orientadores nos cursos de licenciatura. Para tanto, consideramos aspectos como a inserção do estagiário na cultura escolar, a reflexão do professor formador/orientador e o planejamento das disciplinas de estágio supervisionado, as experiências dos estagiários, professores supervisores e formadores, a construção da identidade docente e o desenvolvimento da consciência crítica sobre as práticas pedagógicas. Além disso, buscamos debater questões como a relação entre a formação inicial e continuada, as dificuldades enfrentadas nos contextos escolares, a mediação dos professores supervisores na construção do conhecimento docente e as contribuições do estágio para o desenvolvimento profissional docente (Gatti et al., 2019). Neste simpósio temático, convidamos professores formadores/orientadores, supervisores, estudantes e pesquisadores a submeterem trabalhos que explorem o estágio supervisionado como um espaço (político) de letramento docente, contribuindo para a construção de práticas reflexivas e críticas na formação inicial de professores e dialogando com as diferentes perspectivas sobre o estágio supervisionado e sua relevância para a formação de professores de línguas. Esperamos que as discussões fomentadas neste espaço possibilitem diálogos interinstitucionais e contribuam para a formulação de propostas que visem aprimorar o estágio supervisionado nas licenciaturas em Letras, com vistas a fortalecer a formação docente e promover um ensino de línguas mais reflexivo e crítico.

Palavras-chave: Estágio supervisionado, Formação docente, Letramento docente, Ensino de línguas, Licenciatura.