III Encontro Nacional de Linguística Aplicada

ST67 – (Re)pensar e (re)existir: desafios contemporâneos para a formação de professores de língua(s)

Coordenação:
Alâna Capitanio (UFFS)
Mary Stela Surdi (UFFS)


O acontecimento histórico da pandemia de COVID-19, em pleno século XXI, mobilizou repensar não somente questões concernentes à saúde, mas também às relações sociais, à educação e ao mundo do trabalho, instaurando, conforme Surdi (2024), outras redes de filiação de sentidos. Nesse escopo, a formação de professores também é afetada, por deslocamentos e ressignificações, instaurando outros processos de identificação, de produção de sentidos para a memória discursiva da formação de professores de língua(s). A isso some-se a emergência da inteligência artificial que nos provoca a questionar o que significa ser professor na contemporaneidade. Como a “tecnomediação” e a “virtualização das experiências de si” (Primo, 2022) podem nos auxiliar na interpretação dos modos de subjetivação dos sujeitos-professores? Diante disso, o presente simpósio objetiva reunir discussões de pesquisas concluídas ou andamento que abordem a relação língua(gem), discurso e alteridade e suas contribuições para problematizar os processos de formação de professores de língua(s) na contemporaneidade em contextos de educação básica e ensino superior, bem como de imigração e seus descendentes, refugiados e indígenas. Nessa perspectiva, serão bem-vindos trabalhos que tomem como aporte teórico-metodológico estudos discursivos ou discursivo-desconstrutivistas, em diálogo com a Linguística Aplicada, a História das Ideias Linguísticas, a Psicanálise e a Semântica, a partir de diferentes corpora.

Palavras-chave: Formação de professores, Processos identificatórios, Alteridade, Língua(gem). Discurso.