Coordenação:
Gladys Quevedo-Camargo (UnB)
Mariana Damacena-Dutra (UnB)
A avaliação no ensino de línguas adicionais é comumente considerada desafiadora e complexa. Embora as questões enfrentadas por professores variem entre diferentes realidades de ensino de línguas no Brasil, há uma questão central comum: como garantir que as práticas avaliativas sejam confiáveis, inclusivas e alinhadas aos objetivos de aprendizagem? Este simpósio busca explorar desafios compartilhados e soluções potenciais para a elaboração e implementação de processos avaliativos em cenários educacionais diversos. A formação de professores em letramento em avaliação é uma das principais lacunas no desenvolvimento profissional docente, como apontam Scaramucci (2016) e Quevedo-Camargo (2020). Resumidamente, o conceito de letramento em avaliação se refere ao repertório teórico, prático e ético (Davies, 2008) que os atores envolvidos no processo de ensino-avaliação-aprendizagem devem desenvolver para que possam compreender o quê, como, quando e por que avaliar (Inbar-Lourie, 2008). Ao negligenciar uma formação docente sólida para elaborar, adaptar e questionar avaliações, contribui-se para a perpetuação de práticas obsoletas e tradicionalistas (Stiggins, 1991), sem considerar o potencial da avaliação como ferramenta para retroalimentar a aprendizagem (Scaramucci, 2016). Somam-se à falta de formação teórica e prática as limitações de infraestrutura em determinados contextos educacionais e a crescente tensão entre as demandas locais e globais de avaliação. Em um mundo cada vez mais globalizado, os instrumentos avaliativos precisam refletir tanto as necessidades específicas das comunidades locais quanto os padrões de proficiência amplamente reconhecidos internacionalmente. Essa dualidade é frequentemente desafiadora para professores que atuam em ambientes com recursos limitados e atendem a um público diversificado, de diferentes níveis socioeconômicos, culturais e com necessidades educacionais específicas. Os debates neste simpósio serão fundamentados em pesquisas que abordam como professores enfrentam essas questões em diferentes contextos de ensino. Estudos como os de Fulcher (2012) e Inbar-Lourie (2008) fornecem subsídios teóricos importantes para compreender as práticas avaliativas e suas implicações. Convidamos pesquisadores e profissionais a compartilhar estudos e experiências que lancem luz sobre os desafios e as práticas avaliativas em contextos diversos, bem como em contextos de formação docente com vistas a fomentar o letramento em avaliação. O objetivo deste simpósio é não apenas refletir sobre os obstáculos enfrentados, mas também disseminar iniciativas de promoção do letramento em avaliação de línguas que potencialmente culminarão na adoção de práticas avaliativas mais eficazes e adaptadas às demandas da educação contemporânea.
Palavras-chave: Avaliação em contextos de línguas, Formação de professores, Ensino e aprendizagem de línguas adicionais, Letramento em avaliação.