Coordenação:
Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim (UFPR)
Alcione Alves de Oliveira de Araújo (UFAM/UFPR)
A Linguística Aplicada (LA) há muito deixou de ser “mero sinônimo de ensino de línguas” (Rajagopalan, 2021, p. 48). Na atualidade, vive-se uma LA em outras perspectivas, nela o estudo da linguagem deve ocorrer nas realidades de sociedades e de culturas levando-se em conta as vidas humanas envolvidas nessas realidades, nas quais a linguagem é parte constituinte e constitutiva. Nesse contexto, a LA vai além de um manual de aplicação por meio de métodos e técnicas de ensino, torna-se Transdisciplinar atuando como problematizadora da realidade social, das dinâmicas situacionais e das práticas linguísticas, ganhando ares de um guarda-chuva, abrigando outras ciências, compilando “um modo de criar inteligibilidade sobre problemas sociais em que a linguagem tem um papel central” (Moita Lopes, 2006, p.14). Ao fugir de padrões, a LA Transdisciplinar corrobora para a compreensão de que o ensino de línguas é o espaço do ensino da interculturalidade, assumindo a responsabilidade de implantar a ideia de Educação Linguística a partir do “conjunto de fatores socioculturais que possibilitam adquirir, desenvolver e ampliar o conhecimento de/sobre a língua materna, de/sobre outras línguas, sobre a linguagem de um modo mais geral e sobre os demais sistemas semióticos” (Gomes & Nogueira, 2020, p.35). Tais elementos da LA contemporânea, tornam-se cada vez mais relevantes por significarem o rompimento com ontologias e epistemologias, políticas e práticas (educacionais) reprodutoras do colonialismo. Neste sentido, buscamos agrupar nesta proposta de Simpósio Temático pesquisas acadêmicas em desenvolvimento ou concluídas que contribuam para as discussões acerca de (R)EXISTÊNCIAS DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA, privilegiando aspectos discursivos, sociais e históricos à organicidade e funcionalidade da língua, de modo que a dinamicidade linguística possa ser vislumbrada no transgredir do pensamento tecnicista, sistemático e estruturalista, no romper limites de métodos, no experienciar as possibilidades de abordagens participativas e no vivenciar de novos caminhos nas práticas sociais de linguagem. Por fim, este Simpósio Temático objetiva promover discussões sobre como a Educação Linguística contribui na virada paradigmática do ensino de línguas, ao introduzir práticas como: os Letramentos (crítico, racial, de resistência, de (r)existência, linguístico e literário), os Multiletramentos, Pedagogias Decoloniais, Pedagogia Crítica, Interculturalidade, Multilinguismo, entre outras.
Palavras-chave: (Re)existência, educação linguística, formação docente.