Coordenação:
Valdiney da Costa Lobo (UNILA)
Tiago Alves Nunes (UFBA)
Os contextos de educação linguística em português como língua não materna são diversos, levando em consideração os âmbitos políticos, sociais, interculturais, nacional e internacional, o português como língua pluricêntrica (Clyne, 1992; Muhr, 2012; Pinto, 2022) e o plurilinguismo (Maher, 2007). Assim, há uma variabilidade de campos teóricos e práticos que estão em constante desenvolvimento e em atividade, de modo que podemos citar alguns: a educação linguística em contextos bi/multilíngues (Megale; El Kadri, 2023) e/ou transfronteiriços; o ensino a migrantes em mobilidade transnacional de fluxo forçado, sobretudo oriundos do Sul Global; políticas de ensino de português a estudantes internacionais em Programas nacionais, como é o caso do PEC-G (Programa de estudantes-convênio da Graduação) etc. Nesse contexto de diversidade, este simpósio temático objetiva reunir pesquisas, de diversas naturezas teóricas e metodológicas, que abordem a educação linguística em português a partir de diferentes perspectivas, tais como as do português para falantes de outras línguas (PFOL), língua adicional (PLA), língua de herança (PLH), língua de acolhimento (PLAc), em suas mais distintas conjunturas de ensino e pesquisa. Para tanto, são bem-vindos trabalhos que discutam, por exemplo, de que modo as praxiologias em educação linguística estão sendo teorizadas e aplicadas; como materiais didáticos são construídos, utilizados e a partir de que perspectivas; de que maneira políticas locais e nacionais estão sendo desenvolvidas para subsidiar a educação linguística e a formação de professoras(es) nos contextos supracitados; como as identidades, a interculturalidade e a decolonialidade são pensadas, ou não, para a promoção de ambientes e aprendizagens com foco na valorização das diversidades linguísticas, social, cultural, política etc, bem como no engajamento de práticas de letramentos antirracistas, anti-xenófobas (Lobo, 2018; Mulico; Lobo, 2024) e outros temas sócio-historicamente relevantes que abarquem a perspectiva aqui explicitada.
Palavras-chave: Educação Linguística, Português, Pluricentrismo, Multilinguismo.