Coordenação:
Valéria Jane Siqueira Loureiro (UFS)
Mercedes Magdalena Rodriguez (UEFS)
Este simpósio tem como objetivo dialogar, interagir e refletir sobre a formação docente no âmbito das línguas adicionais, considerando os desafios e as oportunidades trazidos pelas tecnologias digitais no contexto atual da educação. Duas competências essenciais para os professores de línguas são destacadas: a sistematização de recursos semióticos em ambientes virtuais e a gestão de dispositivos pedagógicos baseados em hipergênero e navegação na textualidade navegante (ou nas textualidades navegantes). Essas competências são fundamentais diante da multimodalidade dos textos (Ribeiro, 2016) e das práticas linguísticas na Web 2.0, que ampliam as possibilidades de aprendizagem comunicativa e demandam novas formas de compreensão sobre o contexto e os eventos comunicativos. A pandemia de Covid-19 acelerou a incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino, fortalecendo as Competências Digitais Docentes (CDD). Com a adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE) (Hodges et al. 2020; Vicentini, 2020) e a transição para modalidades híbridas e à distância (Bacich; Neto; Trevisani, 2019), as universidades e instituições educativas reformularam suas práticas pedagógicas, promovendo maior flexibilidade e adaptabilidade nos processos formativos. Essa transformação se reflete na necessidade de desenvolver o letramento digital dos estudantes, essencial para sua educação linguística no mundo contemporâneo. O simpósio propõe-se como um espaço para compartilhar teorizações e práticas pedagógicas, baseadas na Linguística Aplicada e na Educação, que integram as TDIC na formação docente (Moreira; Henriques; Barros, 2020). Visa, também, refletir sobre o aprendiz como sujeito contemporâneo, com identidade em constante transformação (Moita Lopes, 2006; Hall, 2003) e engajado em um pensamento crítico de resistência (Walsh, 2017). Dada a crescente relevância do ensino de línguas adicionais, espera-se receber trabalhos que abordem experiências, desafios e estratégias em áreas como ensino remoto, híbrido, metodologias ativas, aprendizagem híbrida (blended learning), sala de aula invertida (flipped classroom), gamificação, aprendizagem ubíqua e contínua (seamless learning), bem como o uso de redes sociais, aplicativos, mídias digitais e telecolaboração. Em um cenário de transformação permanente, este simpósio busca contribuir para práticas pedagógicas inovadoras que garantam qualidade na educação, independentemente da modalidade, ao mesmo tempo que valorizam a diversidade de fluxos de informação, multiletramentos ou letramentos múltiplos (Rojo, 2010; Rojo; Moura, 2019) e adaptações curriculares para atender às demandas contemporâneas e futuras da formação docente mediada por tecnologias digitais.
Palavras-chave: Plataforma Moodle, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Material didático digital, Educação linguística bilíngue, Segunda Língua.