III Encontro Nacional de Linguística Aplicada

ST49 – Desenvolvimento fonético-fonológico de línguas não nativas

Coordenação:
Felipe Flores Kupske (UFRGS)
Joceli Rocha Lima (UESB)


A área de desenvolvimento fonético-fonológico de línguas não nativas (LNN), de natureza interdisciplinar, tem mostrado um crescimento notável nos últimos anos, no Brasil e no mundo, como se pode notar pelo aumento na quantidade de estudos empíricos e teóricos abrangendo tanto a produção quanto, em menor escala, a percepção da fala. As contribuições do campo de desenvolvimento fonético-fonológico de LNN são significativas para a linguística teórica, ao oferecer dados empíricos capazes de corroborar ou desafiar modelos e conceitos sobre as línguas naturais, e para a linguística aplicada, especialmente no ensino de pronúncia e de oralidade, que, ao contrário das abordagens tradicionais, atualmente, focam na inteligibilidade e compreensibilidade de fala e são tomados como componentes vitais no ensino de línguas, como proposto pela própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nessa esteira, reconhecendo a amplitude, a riqueza e a relevância emergente do campo, este simpósio temático busca reunir pesquisadores e estudantes de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas que investiguem o desenvolvimento sonoro de línguas não nativas, além de fomentar diálogos com áreas de interface, como psicologia, neurociência e tecnologia da fala etc. A proposta contempla trabalhos empíricos, experimentais, teóricos ou de revisão, desenvolvidos a partir de abordagens diversas, e visa promover reflexões inovadoras e avanços na área, acolhendo, mas não se limitando, trabalhos nestes temas: (i) aquisição e atrito fonético-fonológico; (ii) percepção e produção da fala; (iii) instrução/ensino de pronúncia; (iv) ensino de oralidade de LNN; (v) análise e elaboração de materiais didáticos para o ensino de oralidade e pronúncia; e (vi) variáveis sociais no/do desenvolvimento fonético-fonológico de LNN. Realizado remotamente, o simpósio também busca ampliar a participação de pesquisadores e estudantes de distintas regiões do Brasil, fortalecendo o debate nacional e incentivando colaborações interinstitucionais.

Palavras-chave: Desenvolvimento fonético-fonológico, Línguas não nativas, Bilinguismo, Oralidade, Pronúncia.