Coordenação:
Maximina Maria Freire (PUC-SP)
Cátia Veneziano Pitombeira (UFAL)
Este simpósio investiga as contribuições e implicações da epistemologia da complexidade e da transdisciplinaridade, embasada, fundamentalmente, na perspectiva de Edgar Morin, para (re)pensar os currículos da escola básica e do ensino superior, a formação de docentes e discentes em contextos presencial, híbrido ou remoto, o design educacional, as interfaces e ambientes digitais de ensino-aprendizagem, dentre outras. Tomamos como desafio a complexidade que contradiz a linearidade, a fragmentação, a previsibilidade, as certezas, as dicotomias e as polaridades binárias tradicionais, buscando promover uma visão integrada, dinâmica e sistêmica dos processos de ensino-aprendizagem. A partir dessa concepção, e no âmbito da Linguística Aplicada, buscamos discutir como o referencial teórico-metodológico complexo e transdisciplinar pode contribuir para práticas formativas reflexivas, críticas e contextualizadas, possibilitando a compreensão do docente e do discente como um sujeito plural, global e planetário, situado em redes interdependentes de saberes e práticas em que questões culturais, sociais e éticas se entrelaçam em toda a sua multidimensionalidade e multirreferencialidade. No âmbito do desenho educacional, propõe-se a adoção de uma perspectiva integradora e sistêmica que reconheça as múltiplas dimensões envolvidas nos processos pedagógicos. Serão discutidos aspectos como a (co)(re)(des)construção do conhecimento e seu caráter inconclusivo, a valorização das singularidades dos aprendizes e a promoção de ambientes de aprendizagem abertos e flexíveis. É uma proposta para engajar os participantes em um diálogo transdisciplinar, capaz de simultaneamente contemplar partes e todo, questionando paradigmas tradicionais e incentivando a criação de propostas inovadoras que reflitam as demandas, as inquietações e os desafios do mundo contemporâneo. Ao valorizar a interação entre teoria e prática, o simpósio convida educadores, pesquisadores e demais interessados a repensar a formação docente e discente e as práticas educacionais à luz da complexidade e transdisciplinaridade no campo da Linguística Aplicada.
Palavras-chave: Epistemologia da complexidade, Transdisciplinaridade, Formação de professores, Design educacional, Linguística Aplicada.