Coordenação:
Carla Janaina Figueredo (UFG)
Layssa Gabriela Almeida e Silva Mello (UFG)
Tendo em vista que o Círculo de Bakhtin enfatiza o caráter sociointeracional e dialógico das línguas (Bakhtin, 2004), indo além de seu caráter sistêmico e estrutural, acreditamos ser de grande importância que estudos no campo da educação linguística sejam amparados pela arquitetônica bakhtiniana de modo a compreender melhor os processos interacionais pelos quais os sujeitos dialógicos se engajam e são engajados. Primeiramente, pensar em educação linguística dialógica é compreender a constante relação entre língua e seus falantes/usuários (Vigotski, 2003), em como os sujeitos se constituem discursivamente por meio de suas interações com outros sujeitos, e em como afetam e são afetados pelo agir responsivo-responsável de seus interlocutores impregnados por ideologias diversas. Em segundo lugar, pensar em educação linguística é, também, promover a busca consciente do agir exotópico (Machado, 2010), ético (Silvestre et al., 2015) e polifônico (Seidel, 2022), pelo qual seus agentes têm a oportunidade de ampliar não somente seus horizontes socioculturais e linguísticos, mas, também, suas perspectivas críticas, valorativas e avaliativas. Tendo em mente os pressupostos mencionados, este simpósio tem por objetivo geral articular conceitos basilares de Bakhtin e Vigotski, tais como dialogismo, alteridade constitutiva e colaboração, a estudos acadêmico-científicos realizados no campo da educação linguística. Como objetivos específicos, espera-se que, por meio dessa articulação mediada pelos construtos do diálogo e da colaboração, diferentes objetos de estudo (ex. o processo de ensino e/ou de aprendizagem de línguas adicionais – espanhol, francês, inglês, português e outras; língua materna, como o português brasileiro e a Libras; formação de professores de línguas; e estudos do discurso) possam não somente promover um olhar crítico acerca das perspectivas trazidas por cada uma dessas esferas, como, também, apontar possíveis caminhos no enfrentamento dos desafios encarados por cada uma delas. Como as pesquisas qualitativas exploram as experiências de aprendizagem e as práticas pedagógicas de forma mais reflexiva e interpretativa, esperamos que os trabalhos apresentados neste simpósio adotem esta metodologia, o que, por sua vez, não exclui a utilização de dados quantitativos. Nesse sentido, a realização deste simpósio temático justifica-se pela importância de compartilhar conhecimentos e ações provenientes do campo da pesquisa, bem como refletir sobre eles, e, por conseguinte, buscar novas frentes que possam contribuir com o contexto de educação linguística pelo viés da arquitetônica bakhtiniana e da aprendizagem colaborativa vigotskiana.
Palavras-chave: Interação, Dialogismo, Alteridade, Colaboração, Educação Linguística.