III Encontro Nacional de Linguística Aplicada

ST46 – Tradição e inovação nas práticas de análise linguística em contextos de ensino de português

Coordenação:
Herbertt Neves (UFPE)
Laura Dourado Loula Régis (UFCG)

Este simpósio temático tem como propósito reunir pesquisas que analisem e discutam as práticas de análise linguística em diferentes contextos de ensino do português como língua materna, examinando de forma aprofundada os fundamentos teóricos que as sustentam e os pressupostos metodológicos que orientam a seleção e o tratamento dos objetos de investigação. Pretende-se fomentar um debate qualificado sobre os caminhos, desafios e contribuições dessa prática para a formação docente, a elaboração de materiais didáticos e o desenvolvimento de políticas educacionais, entre outros aspectos. Serão aceitos trabalhos que abordem o tema a partir da pesquisa em materiais didáticos de diferentes gêneros e formatos, incluindo livros, plataformas digitais e outros recursos multimodais, bem como estudos sobre a presença da análise linguística em documentos oficiais nos âmbitos municipal, estadual e nacional. Além disso, são bem-vindas investigações que explorem o papel da prática de análise linguística em avaliações escolares e exames de larga escala. Os contextos da formação inicial e da continuada de professores de português, como foco nas práticas de análise linguística, também podem ser temas das análises. Por fim, podem ser temas o ensino de aspectos variados da língua portuguesa, abrangendo desde questões lexicais e gramaticais até fenômenos discursivos e textuais. O simpósio busca promover um diálogo que contemple desde perspectivas mais clássicas, baseadas na descrição e sistematização dos elementos linguísticos, até abordagens contemporâneas que incorporem novas semioses e perspectivas multimodais, ampliando a compreensão sobre os usos da língua em diferentes esferas sociais. Os trabalhos apresentados deverão se apoiar em referenciais teóricos consistentes, contemplando tanto estudos fundadores da área quanto pesquisas mais recentes e inovadoras (Geraldi, 1984; Franchi, 1991; Neves, 1990; 2007; Antunes, 2005; 2007; 2012; 2014; 2017; Travaglia, 1996; 2009; Mendonça, 2006; 2021; Acosta Pereira, 2022; Acosta Pereira; Costa-Hübes, 2021; entre outros), contribuindo para a compreensão das relações entre tradição e inovação no ensino de português (Bezerra; Reinaldo, 2020). Espera-se, portanto, que as reflexões propostas auxiliem na caracterização do que pode ser compreendido como prática inovadora de análise linguística, ao mesmo tempo em que promovam uma problematização criteriosa de abordagens que, embora apresentem propostas de renovação, ainda mantêm traços característicos de modelos tradicionais. Dessa forma, o simpósio se caracteriza como um espaço de discussão robusto e produtivo, incentivando o diálogo entre diferentes correntes teóricas e experiências práticas no ensino da língua portuguesa.Palavras-chave: Práticas de análise linguística, Ensino de português, Inovação.