III Encontro Nacional de Linguística Aplicada

ST30 – Letramentos com foco em atividades de trabalho: algumas discussões sobre práticas e eventos de letramento desenvolvidos no âmbito do cotidiano escolar e em outros contextos profissionais

Coordenação:
Ana Maria de Oliveira Paz (FELCS/UFRN)
Jardiene Leandro Ferreira (IF/Sertão/PE)

A Linguística Aplicada (LA) é uma área de “caráter mestiço e transdisciplinar, caracterizada por se voltar para problemas sociais em que os usos da linguagem têm papel central” (Moita Lopes, 2006, p. 100) que busca lançar luzes e criar legibilidades sobre questões de linguagem que permeiam as mais diversas instâncias sociais. No âmbito da LA, os Estudos de Letramento se configuram como uma esfera de conhecimento expressivamente vasta e fértil em termos de discussões e investigações científicas com foco nos usos sociais da leitura e da escrita. Suas contribuições têm colaborado significativamente para focalizar as implicações que esses usos têm provocado na atuação humana em diferentes contextos. No campo das atividades de trabalho, os letramentos são concebidos como usos por meio dos quais agem os sujeitos mediante práticas de escrita no intuito de realizar ações alusivas às suas atividades profissionais cotidianas (Paz, 2024). No campo das atividades de trabalho, esses letramentos se organizam e se realizam conforme as especificidades das funções assumidas pelos profissionais, assim como pelos aspectos que compõem cada espaço de atuação, o que ressalta o caráter situado e múltiplo desses fenômenos. Diante do exposto, o presente simpósio se propõe discutir recortes de pesquisas concluídas ou em desenvolvimento, que tenham como foco práticas e/ou eventos de letramento voltados às atividades de trabalho, implementadas não somente por profissionais que atuam no âmbito das atividades escolares, mas também em outras instâncias (da saúde, do comércio, da indústria, da segurança, dentre tantas outras) e instituições sociais, no sentido de compartilhar conhecimentos e gerar reflexões sobre as práticas letradas no trabalho e seus impactos para o desenvolvimento das atividades. Em termos teóricos, as discussões devem se aportar na vertente sociocultural dos letramentos (Street, 1984; 1995; 2001; 2003; Kleiman, 1995; 2006), preferencialmente em sua perspectiva crítica (Shor, 1992, 1998, 2002, 2020; Shor; Pari, 1999; Moutinho; Santos, 2020), respaldadas pela Pedagogia Crítica postulada por Freire (1971, 1978, 1979, 1982, 1992, 1996, 2001, 2009). Metodologicamente, as pesquisas em discussão devem estar situadas no campo da LA, além de seguir as orientações de investigações do paradigma de pesquisa de abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994; Flick, 2009), interpretativista (Moita Lopes, 1994). Como resultados, espera-se que as discussões geradas a partir das pesquisas apresentadas possam contribuir para o compartilhamento de saberes referentes às práticas letradas em questão, assim como para a expansão do foco das investigações no campo dos letramentos profissionais, cuja ênfase esteve durante muito tempo direcionadas às atividades e as questões do ser professor.

Palavras-chave: Letramentos profissionais, Eventos e práticas de letramento, Linguística Aplicada.

...