III Encontro Nacional de Linguística Aplicada

ST31 – Convergências acadêmicas: inovação e práticas letradas por meio de gêneros textuais/discursivos na Educação Básica e Superior

Coordenação:
John Hélio Porangaba de Oliveira (UESPI/Capes)
José Ribamar Lopes Batista Júnior (UFPI/LPT/CNPq)

No crescente cenário educacional, dinâmico e interconectado, este simpósio se estabelece como um espaço fundamental para a exploração e o debate sobre as práticas multifacetadas envolvendo gêneros da esfera acadêmicos (Marcuschi, 2008; Bakhtin, 2011). Reconhecendo a importância crucial da comunicação eficaz e da produção de conhecimento nas diversas etapas da formação, desejamos acolher pesquisas empíricas, relatos extensionistas detalhados e metodologias de ensino inovadoras que busquem transformação e aprimoramento no uso desses gêneros na educação, abrangendo tanto o ensino básico quanto o superior. O objetivo principal é proporcionar um espaço de diálogo construtivo e colaborativo entre pesquisadores, educadores, estudantes de graduação e pós-graduação, permitindo a troca de experiências, a disseminação de boas práticas e a construção coletiva de conhecimentos que integram teoria e prática. As propostas são valorizadas quando trazem novas perspectivas teóricas, ferramentas práticas e abordagens inovadoras para o ensino de temas de conhecimento através de gêneros acadêmico-científicos, como resumos, resenhas, artigos, relatórios de pesquisa, projetos de pesquisa e extensão e apresentações orais, que respeitem as especificidades dos contextos educacionais, bem como as diversidades culturais e sociais presentes nas salas de aula. Encorajamos participantes a compartilhar suas experiências e descobertas, centrando-se em aspectos teóricos, práticos e metodológicos, com ênfase na promoção dos letramentos científicos e acadêmicos nas práticas e processos de produção de gêneros textuais (Fischer, 2007; 2008; Bezerra, 2015; 2022; Sousa; Batista Jr., 2023; Batista Jr. et al., 2024). Por exemplo, estudos de caso que demonstrem o impacto de uma determinada metodologia no desenvolvimento da escrita acadêmica dos alunos serão particularmente bem-vindos. Este simpósio oferece uma oportunidade ímpar para construir redes de apoio e colaboração contínuas, alinhadas às necessidades e desafios contemporâneos no contexto educacional, incluindo o uso de tecnologias digitais e a promoção da inclusão.

Palavras-chave: Gêneros acadêmico-científicos, Educação básica e superior, Inovação educacional, Metodologias de ensino, Colaboração e diálogo.

...