Coordenação:
Úrsula Cunha Anecleto (UEFS)
Luciana Oliveira Lago (UEFS/UNEB)
Este simpósio objetiva discutir sobre os usos sociais da leitura, da escrita e da oralidade, e o ensino e a aprendizagem de língua, considerando a diversidade de práticas de letramentos que se desenvolvem na sociedade contemporânea, os aspectos sociais, as implicações, os desafios e as possibilidades pedagógicas dos (multi)letramentos digitais na formação de professores. Ser letrado na contemporaneidade demanda, do leitor e do produtor de textos, construir competências e habilidades textuais para mover-se entre os diferentes letramentos, colocando em movimento uma combinação de mídias e de significados sociais, de diferentes formas verbais e não verbais, característicos das culturas digitais – sons, imagens, cor, movimento etc. –, a partir de textos multimodais e multissemióticos. Nesse sentido, é preciso considerar, no currículo de formação do professor, a diversidade linguística e cultural, na sociedade tecnológica digital, com vistas ao empoderamento do professor e à construção da autonomia no exercício da prática docente, que se dá coletivamente e se tece na dialética das inter-relações cotidianas. Inquietam-nos questões como: no âmbito das práticas de formação do professor, que lugar ocupam as discussões sobre as demandas e os desafios propostos pelos (multi)letramentos digitais? Como o professor poderá trabalhar (ou tem trabalhado) os diferentes tipos de letramentos existentes, principalmente os que envolvem as mídias digitais? Uma discussão nesse âmbito se justifica pela relevância de se engendrar diálogos e debates sobre as seguintes temáticas: as transformações pelas quais passam os sujeitos, no que diz respeito às suas formas de estar no mundo, de pensar, comunicar-se, agir, interagir, recriar(-se) e produzir conhecimento; os modos mais complexos de letramentos que envolvem as multiplicidades de linguagens e semiótica, as quais exigem que práticas textuais sejam transformadas em práxis socioculturalmente situadas; o currículo, referente à formação docente, que precisa considerar a diversidade de linguagens e de recursos multimodais e multissemióticos que, atualmente, têm circulado no meio social, de modo a proporcionar ao professor a oportunidade de (multi)letrar-se. Nessa perspectiva, este simpósio acolherá estudos que explorem os seguintes temas: práticas textuais no contexto da Educação Básica e da Universidade; (multi)letramentos do impresso ao digital; letramentos escolar, midiático, profissional e/ou acadêmico; letramentos, cidadania e criticidade no uso das mídias digitais; letramentos e identidade; diversidade, letramentos e gêneros textuais/discursivos na construção identitária do professor; multiculturalismo/interculturalismo, formação docente e práticas textuais/discursivas.
Palavras-chave: Formação docente, Ensino de língua, (Multi)letramentos digitais, Práticas textuais/discursivas.