III Encontro Nacional de Linguística Aplicada

ST28 – Interfaces entre Multiletramentos, Multimodalidade e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: implicações para o ensino de línguas na contemporaneidade

Coordenação:
Cristiano Lessa de Oliveira (IFAL)
Marcos Antônio de Araújo Dias (IFAL)

O presente Simpósio Temático (ST) tem o objetivo de reunir pesquisadores, educadores e demais interessados em discutir as interfaces entre os multiletramentos, a multimodalidade, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e o ensino de línguas materna e estrangeira na atualidade. As discussões podem girar em torno das transformações nas práticas de leitura e escrita promovidas pelas tecnologias digitais, bem como as implicações dessas mudanças para a educação linguístico-discursiva. Para este ST, as TDIC são apontadas como recursos essenciais para o desenvolvimento dos multiletramentos, sendo assim, serão aceitos trabalhos que discutem como as plataformas digitais, as redes sociais e os dispositivos móveis oferecem novas possibilidades para a criação, compartilhamento e consumo de textos multimodais. Os participantes, a partir das suas pesquisas, podem abordar: 1) a importância de conceber os letramentos de forma mais abrangente, indo além das habilidades tradicionais de leitura e escrita, 2) Os multiletramentos, que englobam a capacidade de compreender e produzir textos em diversas mídias e formatos, emergindo como um conceito fundamental para a educação contemporânea; 3) A multimodalidade, que enfatiza a utilização de diferentes linguagens (verbal, visual, sonora, gestual etc.) para a construção de significados nos mais variados gêneros textuais/discursivos orais e escritos. O Simpósio pretende evidenciar a necessidade de repensar o ensino de línguas à luz da Pedagogia dos Multiletramentos e da multimodalidade, defendendo a importância de integrar as TDIC às práticas pedagógicas que promovam atividades que estimulem a produção de textos multimodais em diferentes contextos comunicativos, uma vez que o ensino na contemporaneidade exige dos educadores uma constante atualização e adaptação às novas demandas da sociedade. Os trabalhos deste simpósio, portanto, devem destacar a importância de criar ambientes de aprendizagem que promovam o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, a resolução de problemas e a colaboração. Nesse contexto, os multiletramentos e a multimodalidade surgem como elementos-chave para a formação de cidadãos críticos e capazes de atuar em um mundo cada vez mais digital e complexo. Além disso, o nosso ST enfatiza a relevância de desenvolver a criticidade dos alunos em relação aos conteúdos digitais e de promover a colaboração e o trabalho em equipe. Nessa perspectiva, este Simpósio proporcionará um espaço rico para a troca de experiências e a reflexão sobre o papel dos multiletramentos, da multimodalidade e das TDIC no ensino de línguas, apontando para o fato de que a integração dessas dimensões às práticas pedagógicas é fundamental para promover uma educação linguístico-discursiva mais significativa e relevante para os alunos do século XXI.

Palavras-chave: Multiletramentos, Multimodalidade, TDIC, Ensino de línguas.

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