III Encontro Nacional de Linguística Aplicada

ST27 – As relações entre formação docente, metodologias ativas e materiais didáticos na contemporaneidade

Coordenação:
Renato Caixeta da Silva (CEFET-MG)
Heliandro Rosa de Jesus (UFVJM/Posling-CEFET-MG)

A formação inicial e ou continuada de professores de línguas estrangeiras é essencial para a melhoria do ensino de línguas, especialmente no contexto atual, que exige práticas pedagógicas mais dinâmicas e inclusivas. As metodologias ativas, como a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em projetos (Moran, 2015; Bacich & Moran, 2018), permitem que os alunos se tornem protagonistas de suas trajetórias de aprendizado, favorecendo a autonomia e o engajamento. No entanto, a implementação dessas metodologias exige a criação de materiais didáticos inovadores, sensíveis aos contextos culturais e linguísticos dos alunos. Segundo Leffa (2008) e Almeida Filho (2011), esses materiais didáticos em geral precisam ser cuidadosamente elaborados para promover um ensino reflexivo e inclusivo, respeitando a diversidade de identidades culturais. A pesquisa sobre a formação docente e questões relativas à produção e ao uso de materiais didáticos é crucial, pois permite que os professores em formação inicial ou continuada desenvolvam práticas pedagógicas que visem não apenas o ensino da língua, mas também permitam conscientização e trabalho a respeito das diferenças culturais e identitárias dos alunos, criando espaços de (re)existência para saberes plurais e interculturais. O simpósio propõe um espaço de troca entre acadêmicos e educadores, com o objetivo de explorar como conhecimentos a respeitos de metodologias ativas e materiais didáticos podem ser utilizados para formar professores mais preparados, capazes de enfrentar os desafios do ensino de línguas estrangeiras de maneira inclusiva, inovadora e respeitosa à alteridade.

Palavras-chave: Formação de professores, Ensino de línguas estrangeiras, Metodologias ativas, Materiais didáticos.

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