Coordenação:
Lilia Aparecida Costa Gonçalves (UNIGRANRIO)
Natália Xavier Pereira da Costa (UNIGRANRIO)
Com os avanços recentes da Inteligência Artificial (IA), intensificaram-se os debates sobre suas aplicações e desafios no processo educacional. Sob a ótica dos estudos sobre letramentos como práticas sociais de leitura e escrita (Kleiman, 1995) e da necessidade de novos letramentos em ambiente digital (Dudeney, Hockly & Pegrum, 2016), considera-se essencial desenvolver habilidades específicas para a utilização crítica e ética dessas tecnologias em práticas educacionais. O letramento em IA emerge como elemento relevante na formação contemporânea de professores, tornando-se essencial para garantir o protagonismo humano (Limongi, Marcolin, 2024; Unesco, 2024; União Europeia, 2024). Ng et al. (2021) defendem que o letramento em IA exige competências essenciais e destacam que é preciso conhecer e compreender, usar e aplicar, avaliar e criar. O desenvolvimento de IA, sobretudo as generativas, exige um novo repertório de letramentos, incluindo a compreensão de seu funcionamento, análise crítica das respostas geradas e uma utilização ética e eficiente dessas ferramentas (Chan, 2024). Estudos nessa área têm buscado entender os aspectos essenciais da formação docente (Castro et al., 2024) para uma integração crítica da IA na educação, bem como os impactos dessas tecnologias nas práticas de ensino-aprendizagem. Para Koedinger (2021), a IA pode personalizar o ensino ao fornecer feedback imediato, detectar lacunas de aprendizado e sugerir abordagens pedagógicas adaptadas. Além disso, conforme apontam Barbosa e Alves (2023), sistemas de ensino baseados em IA, como os tutores inteligentes, utilizam algoritmos avançados para acompanhar o desempenho dos alunos e ajustar os conteúdos conforme suas necessidades, auxiliando os professores na gestão da sala de aula e promovendo uma abordagem centrada no aluno. Nesse contexto, é fundamental garantir que professores e alunos desenvolvam um letramento que envolva a compreensão de questões éticas (Moorhouse et al., 2023), a navegação crítica na internet e a aquisição de competências digitais (Chan, 2024). Ainda há lacunas quanto aos conhecimentos específicos necessários para o letramento em IA. Assim, torna-se essencial investigar quais saberes docentes são fundamentais para a utilização eficaz da IA em sala de aula e como a formação docente pode propiciar esse letramento. A presente proposta visa aceitar estudos que abordem a aplicação da IA em diferentes práticas pedagógicas, a fim de compreender quais letramentos são necessários para a integração da IA generativa no processo de ensino e aprendizagem e contribuir para o desenvolvimento de abordagens teóricas e metodológicas mais eficazes na e para a formação de professores.
Palavras-chave: Inteligência Artificial. Formação de Professores. Letramentos Digitais. Ensino e Aprendizagem.