Coordenação:
Nayara da Silva Queiroz (COTUCA/UNICAMP)
Rosivaldo Gomes (DEPLA/UNIFAP)
Sirlei Adriani dos Santos Baima Elisiário (SEDUC-AM/UNICAMP)
As pesquisas em Linguística Aplicada Crítica vêm colaborando para discussões sobre o campo dos estudos dos letramentos, multiletramentos, letramentos críticos e da decolonialidade no contexto da educação básica e em outros contextos de ensino ou de educação linguística, seja na perspectiva dos currículos recém implementados a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), seja na formação docente. Nesse sentido, entendemos aqui que o direcionamento de nossas pesquisas se volta tanto para as concepções de letramentos como práticas sociais historicamente situadas permeadas pelas relações de identidade e de poder (Street, 2014; Kleiman, 1995; 2016) quanto para os multiletramentos que consideram as multiplicidades de linguagens e culturas contemporâneas, nas quais práticas de linguagem são constituídas por multissemioses e por tentativas de práticas decoloniais (Gomes, 2024) ou esforços decoloniais (Silvestre, 2017; Pereira, 2024). De maneira geral, pesquisas realizadas no campo da Linguística Aplicada Crítica brasileira, que tratam sobre as implicações de práticas de letramentos e multiletramentos no ensino de línguas, têm demonstrado como os novos modos de significação devem estar inseridos no processo de ensino-aprendizagem de línguas e, portanto, nos currículos dos territórios (Brasil, 2017; 2018), que, em certa medida, deveriam integrar os conhecimentos culturais de modo a garantir um currículo processual em diálogo com as diversas realidades contextuais e com a concepção social de usos da leitura e da escrita (Lopes e Macedo, 2011; Kleiman, 2007). Dessa forma, interessa-nos promover pesquisas alinhadas a uma agenda relacionada com as práticas pedagógicas e à formação de professores, que não se limitem apenas a descrição de relatos de práticas pedagógicas, mas que dialoguem com essas abordagens teóricas para refletir como determinada performatividade perpassa por saberes, ações, pensamentos, criação e criatividade docentes localmente situadas (Signorini, 2007). Nesse escopo, este simpósio está interessado em trabalhos que investiguem três eixos principais: (i) políticas curriculares na educação básica, (ii) práticas pedagógicas e educação linguística no ensino de línguas e (iii) formação inicial ou continuada de professores em perspectiva crítica e decolonial. Nesse contexto, busca-se tecer diálogos com pesquisas concluídas, em andamento e relatos de experiência que possam gerar novas ideias para colaborações e para um espaço acadêmico que considere os estudos dos letramentos e/ou multiletramentos e decoloniais como questões de reflexões na agenda da LA contemporânea. Este simpósio visa reunir pesquisas que discutam os letramentos e multiletramentos no contexto da educação básica e outros contextos de ensino de línguas e formação docente.
Palavras-chave: Letramentos, Multiletramentos, Currículo, Saberes docentes, Formação.