III Encontro Nacional de Linguística Aplicada

ST24 – Práticas Docentes: caminhos na Formação de Professores

Coordenação:
Camilla Ferreira (FEUFF)
Danuse Pereira Vieira (FEUFF)

A formação acadêmica e crítica de futuros professores está intrinsecamente ligada à sua imersão no ambiente escolar. Em cursos de formação para a educação básica, o diálogo entre os conhecimentos teóricos e as práticas pedagógicas é inevitável e essencial. Essa interação se destaca principalmente nos gêneros discursivos presentes na esfera do trabalho docente, equilibrando o conhecimento teórico consolidado com a criatividade e autoria necessárias para a prática educativa. Coloca-se a discussão sobre práticas pedagógicas que consideram o uso dos gêneros aliado a diferentes práticas discursivas de leitura, escrita e oralidade como elementos centrais para o afastamento de perspectivas conservadoras, transmissivas, que muitas vezes reforçam uma visão de educação bancária, conforme delineado por Freire, e reproduzem o estudo da língua de acordo com abordagens baseadas em classificações e categorizações linguísticas desconectadas do uso textual/discursivo, raramente integrando o gênero em suas análises, mas operando com aspectos gramaticais isolados. Na formação de professores, o foco na ampliação do repertório teórico dos futuros docentes impulsiona o desenvolvimento de saberes ancorados em contextos de robustas pesquisas e, por vezes, colabora para formação de competentes leitores e produtores de textos. Entretanto, pensando na complexidade de saberes que integram os letramentos docentes, é necessário forjar licenciandos que construam práticas educativas que contemplem os gêneros em sua circularidade e historicidade. Tendo em vista as especificidades dos estudos sobre os gêneros, leitura e escrita em sala de aula e as características de cada contexto escolar, reitera-se a imprescindibilidade de trocas e reflexões sobre os usos dos gêneros discursivos e letramentos que interpretem a prática docente como uma práxis educativa vista como uma ação de coconstrução entre professor e estudante e, sobretudo, uma investida no fazer docente como autoria e não reprodução de um modo de fazer educação abstrato e alheio ao contexto específico de cada instituição. Pensando nesse cenário, este simpósio intenciona: (a) refletir sobre as especificidades dos letramentos na formação do licenciando na sua imbricação com os letramentos do fazer docente nas escolas; (b) dialogar com experiências sobre o uso dos gêneros discursivos e práticas de leitura e escrita em contexto escolar; (c) valorizar o fazer docente reflexivo, criativo e autoral do trabalho docente na sua relação com a educação básica.

Palavras-chave: Formação docente, Letramentos do docente, Práticas docentes, Gêneros discursivos.

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