III Encontro Nacional de Linguística Aplicada

ST18 – Estudos textuais e discursivos, persuasão e memória

Coordenação:
Maria Francisca Oliveira Santos (UFAL)
Zoroastro Neto (IFAL)

É de fundamental importância reflexões acerca da persuasão e da memória a partir dos estudos textuais e discursivos, com textos e imagens, em uma linguagem verbal e não verbal, como ancoragens para suscitar argumentos suscetíveis de sentidos significativos para a compreensão dos processos linguageiros nos diversos gêneros discursivos. Nos diferentes contextos, refletir criticamente sobre as estratégias retórico-textuais impulsiona a negociação dessas estratégias de textualização em contextos sociointeracionais (Cavalcante et al., 2020). Metodologicamente, interessam-nos propostas, finalizadas ou em andamento, que promovam a integração de abordagens qualitativas e/ou quantitativas que perpassem pela persuasão e pela memória, a partir da ancoragem com textos, imagens e som, com fundamentos nos constructos da Retórica aristotélica, da Nova Retórica e da Análise Crítica do Discurso. Amossy expande o conceito de argumentatividade ao sugerir que o discurso possui o poder de “orientar os modos de ver, pensar e sentir dos interlocutores” (Cavalcante et al., 2020, p. 30). Nessa convergência, o simpósio destina-se a acolher trabalhos que possam articular argumentação, persuasão, memória e provas retóricas em textos e discursos com temas de relevância social em pauta. A justificativa para a realização deste simpósio está na imprescindibilidade de promover um diálogo interdisciplinar que integre não apenas as teorias da argumentação, mas também as diferentes abordagens teóricas da argumentação em uso no contexto dos urdumes interacionais das práticas sociais de resistência, da visada argumentativa, entre outras. O leque de perspectivas para o estudo e a análise da persuasão e da memória nos estudos textuais e discursivos evidencia não apenas o caráter interdisciplinar das áreas propostas, mas também sua abrangência e complexidade nos estudos argumentativos da linguagem.

Palavras-chave: Texto/Discurso, Estudos Retórico-argumentativos, Memória, Ancoragem texto/imagem.

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