III Encontro Nacional de Linguística Aplicada

ST17 – Racialização como fato de linguagem: estudos em linguística da enunciação e em educação linguística

Coordenação:
Kizy dos Santos Dutra (UNISINOS)
Silvana Silva (UFRGS)


Os estudos sobre raça e racismo têm se expandido das áreas da Sociologia, Filosofia, Direito e alcançado a área dos Estudos da Linguagem. A Linguística, como diz Trabant (2021), tem uma função importante na descolonização de pensamentos e saberes linguísticos herdados. Contribuindo para o enfrentamento do racismo em seus marcos legais e jurídicos já estabelecidos (notadamente a Lei nº 10.639, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para incluir a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na educação básica), a Linguística tem ainda muitos estudos a fazer tanto no campo da descrição e análise linguística e o consequente desvelamento de formas menos visíveis de racismo quanto para a proposta de práticas educativas e, portanto, escolares antirracistas. Entendemos, por exemplo, que os trabalhos de Gabriel Nascimento (2019; 2021; 2023) bem como o trabalho de Flores e Severo (2023) contribuem para a primeira tarefa da Linguística e os trabalhos de Lírio (2021, 2022) e Rezende (2024) contribuem para a segunda. Como diz Nascimento (2019), “o termo racialização se refere a uma estrutura de significado que originalmente só pode existir enquanto enunciação” (p. 100, grifos nossos). Citando mais adiante o linguista Émile Benveniste, articula a Teoria dos Pronomes a uma estrutura linguística que produz referência no mundo e, portanto, traz consequências para a sociedade e para a linguagem. Nesse sentido, indicamos como essencial nessa elaboração teórica os seguintes textos de Benveniste: “Estrutura da língua, estrutura da sociedade”, “Semiologia da língua” e “O aparelho formal da enunciação”, todos publicados no volume II dos Problemas de Linguística Geral. Dessa forma, este Simpósio espera receber trabalhos que se proponham a descrever e a analisar práticas sociais e textos de cunho racista e antirracista bem como trabalhos que se debrucem sobre propostas pedagógico-linguísticas de enfrentamento do racismo nas Escolas da Educação Básica e do Ensino Superior.

Palavras-chave: Racialização, Racismo, Linguística da Enunciação, Língua e Sociedade, Educação Linguística.

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