III Encontro Nacional de Linguística Aplicada

Envio de artigos completos

Caros/as participantes, tornamos pública a chamada para envio dos artigos completos de trabalhos apresentados durante o III Enala. Os textos serão publicados em e-book, com previsão de publicação para o 1º semestre de 2026. Abaixo, seguem as normas para envio e formatação dos artigos.

1 – ENVIO DOS TRABALHOS 

1.1 Os textos deverão ser enviados através do formulário disponível abaixo até às 23h59min do dia 30 de Novembro de 2025. Trabalhos enviados após esse prazo serão desconsiderados.

Link: https://forms.gle/nLuAj5ZYLVVCGxcQA

1.2 O arquivo enviado deve estar OBRIGATORIAMENTE em formato word (.doc ou .docx). A revisão do texto é de total responsabilidade dos/as autores/as.

1.3 O artigo enviado deve ser OBRIGATORIAMENTE relativo ao trabalho aprovado e apresentado no evento.

1.4 A INADEQUAÇÃO ÀS NORMAS PODE ACARRETAR A NÃO PUBLICAÇÃO

2 – ESTRUTURA DO TEXTO 

O texto deve ocupar o espaço mínimo de 08 laudas e máximo de 15, incluindo quadros, tabelas,  figuras, referências, e deve respeitar estritamente as normas de formatação dispostas a seguir:

(a) Margens: a página deve estar configurada com margens de 3cm superior e esquerda e  2cm inferior e direita. 

(b) Título: deve vir centralizado, em negrito, fonte Times News Roman, tamanho 14, apenas a inicial maiúscula.

(c) Nome do/a autor/a e coautor/a: deve/m vir numa linha após o título, alinhada à direita (nome e sobrenome). As indicações de Instituição de vínculo, e-mail, link do lattes, órgão financiador da pesquisa (se  houver) e outras informações consideradas pertinentes devem vir em nota de rodapé,  em fonte Times, tamanho 10.

(d) Corpo do texto (Parágrafos): deve iniciar duas linhas após a identificação dos autores.  Fonte Times News Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, com recuo de 1,25 cm  na primeira linha, espaço simples entre linhas. Os destaques no corpo do texto devem ser  feitos exclusivamente em itálico.  

(e) Tópicos e subtópicos do texto: não devem ser numerados. Devem estar  alinhados à margem esquerda, em negrito, sem recuo e ter a primeira inicial maiúscula.

(f) Citações: as citações com mais de três linhas ficam recuadas, com margem de 4 cm à  esquerda, espaço simples, corpo 10. O trecho da citação deve ser seguido ou precedido  de sobrenome do autor, ano e página. Exemplo: Sobrenome (2010, p. 5),  (Sobrenome, 2010, p. 5). Citações diretas com três linhas ou menos devem vir entre  aspas, com a referência nos padrões citados acima.  

(g) Referências: as referências no corpo do texto devem vir conforme modelo da ABNT vigente.  Exemplo, Bechara (199, p. 183), (Bechara, 1999, p. 183); Nunes (2008, p. 32-33),  (Nunes, 2008, p. 32-33); Nunes (2008), (Nunes, 2008). A lista de referências deve  vir em ordem alfabética ao final do texto, contemplando as obras EFETIVAMENTE  citadas no corpo do texto. O título deve ser “Referências” e não “Bibliografia” ou  qualquer outro termo.  

(h) Ilustrações: as ilustrações compreendem figuras, desenhos, gráficos, quadros, mapas,  esquemas, fórmulas, modelos e fotografias e precisam apresentar legibilidade suficiente  para permitir a sua leitura. Deve-se utilizar legenda, numerando-a conforme a ordem  em que aparece no texto. A legenda deve ser inserida acima das ilustrações, centralizada  e separada por dois pontos (Ex: Figura 1: …). A fonte autoral deve constar sempre  imediatamente após a ilustração, mesmo que seja oriunda do próprio autor. Não utilizar  nota de rodapé para este fim. 

(i) Tabelas, quadros e esquemas: devem ser produzidas preferencialmente no word, na  orientação retrato de página, nunca em paisagem. Deve-se evitar a utilização de imagens  capturadas de tabelas, quadros e esquemas para colagem. Quando necessário reproduzir tabelas, quadros e esquemas de outros textos, optar pela produção do desenho no word,  citando a fonte original utilizada para a adaptação. Deve-se utilizar legenda com as  mesmas configurações explicitadas no item (h) acima. (Ex: Quadro 1:…)

BAIXE O MODELO DE ARTIGO


Exemplos de referências: 

Livro: 

MOITA LOPES, Luiz Paulo da (org.). Por uma linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo:  Parábola, 2006. 

Livro com subtítulo: 

GONÇALVES, Carlos Alexandre. Morfologia construcional: uma introdução. São Paulo:  Contexto, 2006.  

Livro com edição, tradutor (caso seja inserido) ou ano de publicação original (opcional): FOUCALT, M. A ordem do discurso. 11. ed. Tradução: Laura Fraga de Almeida Sampaio. São  Paulo: Loyola, 2004 [1970]. 

Livro com mais de um autor: 

RAMIREZ, Alejandro Rafael Garcia; MASUTTI, Mara Lúcia (orgs.). A educação de surdos  em uma perspectiva bilíngue: uma experiência de elaboração de softwares e suas implicações  pedagógicas. Florianópolis: Editora da UFSC, 2009. 

Capítulo de livro: 

SOUTO MAIOR, Rita de Cássia. Os saberes docentes e a constituição de ethos no Pibid/Letras:  a construção de uma ética discursiva. In: FIGUEIREDO, Francisco J. Quaresma; SIMÕES, 

Darcília. Contribuições da Linguística Aplicada para a Educação Básica. Campinas, SP:  Pontes Editores, 2018. 

Artigo publicado em periódico: 

OLIVEIRA, Cristiano Lessa. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa:  tipos, técnicas e características. Revista Travessias. v. 2, n. 3, p. 2008. 

ZOZZOLI. Rita Maria Diniz. A noção de compreensão responsiva ativa no ensino e na  aprendizagem. Revista Bakhtiniana, São Paulo, v. 7 n. 1, p. 253-269, Jan./Jun. 2012. Disponível  em: https://revistas.pucsp.br/bakhtiniana/article/view/8943/7567. Acesso em 30 out. 2019. 

Obs. 3: Conforme exemplo acima, CASO A PÁGINA WEB, ONDE O ARTIGO SE  ENCONTRA DISPONÍVEL, SEJA INFORMADA, INSERIR O LINK APÓS A  REFERÊNCIA. 

Dissertação ou tese: 

LUZ, Lilian Soares de Figueiredo. As práticas linguístico-discursivas em consígnias e as  identidades do docente na constituição de saberes: estudo interpretativo em turmas de letras  EAD do IFAL. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras,  Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas,  Maceió, 2017. 

Documento eletrônico: LUNA, Lenilda. Pesquisadores estão empenhados em encontrar respostas para desastre  ambiental no NE. 2019. Disponível em: https://ufal.br/ufal/noticias/2019/10/pesquisadores-da ufal-estao-empenhados-em-encontrar-respostas-para-o-desastre-ambiental-no-nordeste.  Acesso em 30 out. 2019.