Coordenação:
Thaís Nascimento Santana (UNEB)
Valéria Rios Oliveira Alves (UFBA)
Com avanço e desenvolvimento das tecnologias digitais, as práticas de linguagem foram sendo modificadas de modo que o predomínio da escrita verbal, foi dando espaço para o surgimento de gêneros discursivos cada vez mais multissemióticos/multimodais, o que demanda o desenvolvimento de outros letramentos, para além daquele da letra/livro, que deem conta das múltiplas linguagens presentes nos textos postos em circulação nas práticas sociais em rede (Rojo; Barbosa, 2015). A Base Nacional Comum Curricular propõe o desenvolvimento de diversas competências gerais, entre elas “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais” (Brasil, 2018, p. 9). No que tange à Língua Portuguesa, defende que “é preciso considerar a cultura digital e os multiletramentos”. Desse modo, torna-se relevante pensar criticamente de que maneira essas prescrições presentes na BNCC, inspiradas pela Pedagogia dos Multiletramentos (NLG, 1996; Rojo, 2012) têm repercutido (ou não) nos cursos de formação de professores das linguagens e nas salas de aula da educação básica. Nesse contexto, este simpósio pretende reunir trabalhos que discutam o ensino de Língua Portuguesa, bem como de Literatura, que levem em consideração as práticas de linguagem emergentes do uso das tecnologias e da cultura digital, bem como os multiletramentos e os letramentos críticos na formação inicial do professor e/ou nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. São bem-vindos, portanto, trabalhos resultantes de pesquisas concluídas ou em andamento, relatos de experiência de professores em formação e/ou em exercício, que tragam em suas discussões e/ou experiências uma articulação entre ensino das linguagens, o atravessamento das tecnologias digitais em suas aulas e/ou formação, na perspectiva dos multiletramentos e dos letramentos críticos.
Palavras-chave: Ensino de linguagens, Tecnologias digitais. Cultura digital. Práticas de linguagem. Multiletramentos.