Coordenação:
Lílian Melo Guimarães (UFRPE/UAST)
Ricardo Rios Barreto Filho (UFPE)
Partindo-se da ideia de que práticas de ensino-aprendizagem de língua são concebidas como práticas socioculturalmente situadas que envolvem (inter)ações, relações sociais, pessoas e discurso num mundo material particular (Ramalho, 2012), este simpósio pretende reunir trabalhos que reflitam sobre as contribuições dos estudos discursivos, a partir de perspectivas diversas, para o ensino de língua portuguesa e de língua estrangeira. Com isso, espera-se agregar pesquisas que proponham reflexões sobre experiências didáticas, materiais didáticos diversos, avaliações escolares e em larga escala e documentos oficiais, como Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997; 1998); Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017); Orientações Curriculares Municipais, entre outros, fundamentando-se em perspectivas que tragam a análise discursiva à tona como centro das discussões. Para isso, assumimos uma visão de ensino de língua como prática de uso e reflexão dessa língua em situações de comunicação (Antunes, 2003; Bezerra, 2018) e de discurso como um modo de ação, ou seja, como as pessoas agem sobre o mundo e sobre as outras pessoas (Fairclough, 2001). A temática deste simpósio surge a partir das reflexões no âmbito do Grupo de Estudos em Linguagem e Interação (GELI/UFPE) e do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Educação (GEPLE/UAST/UFRPE), dos quais fazem parte seus proponentes. Desse modo, buscamos subsídios teórico-metodológicos que possam contribuir para o estudo acerca do discurso e de suas relações e contribuições para o ensino de línguas em sala de aula.
Palavras-chave: Discurso, Ensino, Língua materna, Língua estrangeira.