Coordenação:
Jane Cristina Beltramini Berto (UFRPE)
Cristiane Malinoski Pianaro Angelo (Unicentro)
O simpósio “Relações dialógicas, pesquisa e ensino de línguas” abarca estudos fundamentados na teoria dialógica desenvolvida pelo Círculo de Bakhtin, Volóchinov, Medviédev e ampliada por pesquisadores brasileiros das mais diversas áreas dos estudos discursivos. Compreendendo a natureza sócio-histórica da linguagem, visamos às contribuições de estudiosos e de pesquisadores que se dedicam a problematizar as questões que envolvem o ensino das práticas de linguagem: de oralidade, de leitura, de escrita/reescrita e de análise linguística/semiótica e a compreensão do discurso nos enunciados concretos. A proposta deste simpósio agrupa os resultados de pesquisas de cunho teórico-analítico, teórico-metodológico e encaminhamento prático em sala de aula, que contemplem orientações advindas de documentos oficiais, currículos, materiais didáticos, práticas avaliativas, formação docente, experiências e inovações teórico-práticas na contemporaneidade, sob o escopo dialógico. Desse modo, almeja-se que as discussões pertinentes ao tema, em conjunto às reflexões oriundas dos Grupos de Pesquisa em Linguagem e Educação (GEPLE-UFRPE/CNPq) e Interação e Ensino (PPGL-Unicentro/CNPq), ampliem debates visando ao aprimoramento do ensino de línguas em âmbito escolar e à compreensão de enunciados mobilizadores de discursos, valores e de tensões socioideológicas.
Palavras-chave: Linguística Aplicada, Dialogismo, Práticas de linguagem, Ensino de Línguas.