Coordenação:
Cíntia Maria Barbosa de Sousa (PPGEL/CATAPHORA-UFPI)
Láfity dos Santos Alves (IDB/CATAPHORA-UFPI)
Entender o funcionamento dos gêneros como ações retóricas (Bazerman, 2005; Devitt, 2004; Miller, 2009) implica reconhecer que aprender a escrevê-los ou compreendê-los, de forma eficaz, requer a inserção em culturas disciplinares específicas (Hyland, 2000). As práticas acadêmicas de escrita, leitura, oralidade e escuta no âmbito acadêmico ocorrem por meio dos gêneros textuais, os quais revelam as particularidades do modo de fazer ciência de cada cultura disciplinar (Bazerman, 2021). Em virtude das complexidades envolvidas, a compreensão dos gêneros pode ser complexa para os membros iniciantes das áreas, por isso torna-se importante pesquisas que visam compreender como se organizam os gêneros acadêmicos em diferentes áreas de conhecimento, bem como investigações que descrevem práticas de ensino e aprendizado de gêneros no contexto acadêmico visando colaborar para os membros da área. Este simpósio objetiva oportunizar momentos de debates e reflexões sobre pesquisas que possuem como enfoque o ensino-aprendizado de gêneros acadêmicos orais e/ou escritos, bem como investigações que visam a análise desses gêneros sob o enfoque de diferentes vertentes teóricas. Espera-se que a sistematização, análise e interpretação dos dados das pesquisas apresentadas, neste simpósio, possam fornecer contribuições significativas para o desenvolvimento de novas abordagens teóricas e metodológicas na descrição e análise de gêneros institucionais.Palavras-chave: Gêneros, Análise e descrição, Cultura disciplinar, Ensino-aprendizagem.