III Encontro Nacional de Linguística Aplicada

ST52 -A língua oral como conexão: fenômenos, abordagens, metodologias e desenvolvimento de competências

Coordenação:
Aline Fonseca de Oliveria (UFRPE)
Miguel Mateo Ruiz (UFRJ)

Este simpósio propõe-se a abordar estudos relacionados à língua oral, desde aqueles centrados nos fenômenos da fala, ou seja, os que focalizam a sua forma material, tanto no âmbito segmental como suprassegmental (Fonseca de Oliveira, 2013, 2021; Mateo, 2015, 2018; Mateo; Fonseca de Oliveira, 2015; 2023; Cerqueira; Moraes; Rilliard, 2019; Conceição Silva; Almeida Barbosa, 2017, entre outros), àqueles que buscam entender e teorizar acerca das especificidades da língua oral enquanto espaço discursivo de interação e comunicação, focalizando seu tratamento didático no âmbito da Linguística Aplicada (Leite Araújo, 2021; Montenegro 2021, Corrêa Lopes, 2021; Montenegro e Fonseca de Oliveira, 2023). Nos interessam questões como: (1) orientações e considerações metodológicas (Flege, 1980; Cantero, 2002; 2019; Cantero; Font-Rotchés, 2007; Cantero; Mateo, 2011; Dordron, 2022; ou Munro; Mackay, 2013, por exemplo), relacionadas à análise fonética, em particular a acústica e a perceptiva, na descrição da fala coloquial e na aquisição (e ensino/aprendizagem) da pronúncia, tanto na área dos sons quanto da prosódia; (2) propostas que focalizem o desenvolvimento das competências fônicas dos aprendizes de línguas adicionais em diversos entornos – presenciais, remotos, híbridos – e níveis educativos, com especial atenção ao contexto brasileiro (Alves; Lima Júnior, 2021; Barbosa, 2021; Brum, Corrêa; Fonseca de Oliveira, 2024; Figueiredo et al., 2021; Fonseca de Oliveira; Leite Araújo, 2023; Pinto; Couto, 2016, entre outros); (3) metodologias qualitativas e/ou quantitativas de avaliação da língua oral, como, por exemplo, em Leite Araújo (2021) ou López Colorado (2023).

Palavras-chave: Língua oral, Fenômenos da fala, Didática da pronúncia, Enfoque oral, Competências fônicas.