Coordenação:
Luciane Baretta (Unicentro)
Claudia Finger-Kratochvil (UFFS)
Ler e compreender. Esse é o objetivo do leitor e o objetivo do processo de ensino e aprendizagem da (compreensão em) leitura. Independentemente da idade, da condição social, ou da fase da vida em que se encontra, o objetivo maior do leitor é ser capaz de desvelar o texto que está diante de si. As etapas envolvidas nessa tarefa cognitiva (e cultural) altamente complexa envolvem uma variedade de processos que têm instigado pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento a buscar compreender o que ocorre no cérebro-mente do leitor a partir do momento que seus olhos capturam os traços existentes no suporte (e.g., papel/tela). Em “A ciência da leitura: caminhos da pesquisa para pensar o texto, o leitor e o contexto sociocultural”, publicado em 2022, as proponentes deste simpósio, que partilham longa caminhada e interesses sobre a ciência da leitura, retomam as discussões sobre os estudos em leitura e revisitam os modelos teóricos que buscam explicar e explicitar os processos e componentes envolvidos na compreensão em leitura. Partindo dos modelos de processamento do texto (descendente, ascendente, interativo), este simpósio propõe a discussão sobre as questões (psico)linguísticas, cognitivas e socioculturais envolvidas nas habilidades de (compreensão em) leitura. Pesquisas com discussão de dados acerca de diferentes etapas e processos da leitura em diferentes suportes, de leitores de diferentes idades, bem como revisões de literatura a respeito de estudos comportamentais e com ferramentas tecnológicas são bem-vindos.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem, (Compreensão em) Leitura, Avaliação em leitura, Aquisição e processamento.