III Encontro Nacional de Linguística Aplicada

ST37 – Linguagem on-line e ensino-aprendizagem de línguas: múltiplas identidades e diversidade linguístico-cultural na era da informação

Coordenação:
Jailma do Socorro Uchôa Bulhões Campos (UFPA)
Brayna Conceição dos Santos Cardoso (UFPA)

Com o surgimento das diferentes inovações tecnológicas, verifica-se mudanças aceleradas nos variados setores da vida, transformando várias práticas e impactando no surgimento de novos hábitos de comportamento e cultura (compras online, pagamentos digitais, aulas/curso digitais, comunicação por redes sociais etc.), com a formação de um novo ethos humano. A tecnologia, nessa perspectiva, influencia um conjunto de práticas, valores e formas de pensar e estar no mundo, trazendo à tona a concretização da cultura digital ou cibercultura (Lévy, 1999). As mudanças com essas novas experiências gradativamente têm contribuído para transformações culturais e, sobretudo, modificam/ram a linguagem e as práticas comunicativas (Barton; Lee, 2015). No que respeita à educação, há grandes desafios e potencialidades no que compete ao ensino-aprendizagem de línguas, especialmente porque é necessário também compreender como a linguagem se constitui para a construção de sentidos nos espaços digitais. Com as novas mídias, houve o surgimento de novas relações entre autor e leitor, com alteração do conceito de autoria (Xavier, 2010), novos gêneros identificados na Web, novos letramentos e o aparecimento do hiperleitor (Takaki, 2012), a hipermídia com as convergências de múltiplas semioses, sobrelevando a multimodalidade (Ribeiro, 2021), dentre outros fenômenos. Diante disso, é necessário o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para o ensino de línguas que contemplem a linguagem e sua complexa constituição nos espaços online para comunicação e informação. Dessa forma, a partir deste trabalho, investiga-se como os usos da linguagem são afetados pelas mudanças promovidas pela cultura digital e quais são as implicações no ensino-aprendizagem de línguas. Nesse sentido, este Simpósio temático assume como objetivo promover a apresentação e a discussão de pesquisas concluídas ou em fase avançada de desenvolvimento que abranjam abordagens sobre a linguagem online e o ensino-aprendizagem de línguas, a fim de criar um espaço de discussão com pesquisadores acerca de características da comunicação mediada pelas telas e ensino de variação linguística, múltiplas identidades e diversidade linguístico-cultural online, com seus estilos linguísticos, novos letramentos e domínios semióticos, letramento digital, estudos de textos produzidos em práticas situadas na rede Internet, novas virtualidades e usos da linguagem, práticas de escrita e leitura nas redes e usos de plataformas ou multimídia, tendo em vista as implicações para o ensino-aprendizagem de línguas. Almeja-se que o trabalho desenvolvido por esse simpósio fortaleça as áreas de estudos da linguagem e ensino de línguas, contribuindo para o avanço na produção científica nesse campo do conhecimento.

Palavras-chave: Linguagem on-line, Ensino-aprendizagem de línguas, Tecnologias digitais, Cultura digital, Diversidade linguístico-cultural em redes.

...