Coordenação:
Clecio dos Santos Bunzen Júnior (UFPE)
Eliana Kefalás Oliveira (UFAL)
Nos últimos anos, uma série de discussões sobre como selecionar e mediar obras literárias nas escolas públicas têm ganhado destaque na formação inicial e continuada de professores, com destaque para as pesquisas no âmbito do Mestrado Profissional em Letras. Tal contexto recente coincide também com a extinção do PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola) e com a fabricação do PNLD-Literário, uma política pública que envolve processos complexos de produção, avaliação e escolha de obras literárias. O presente simpósio temático pretende discutir justamente os processos de circulação de obras literárias na escola, com destaque para a agentividade docente na realização de escolhas de obras específicas. Ao levarmos em consideração que as propostas curriculares, a BNCC e o ENEM não indicam obras específicas para leitura, a discussão sobre como as obras são escolhidas e quais experiências são realizadas nas escolas faz-se necessário para uma melhor compreensão das práticas de letramento com a literatura no contexto escolar. Por isso, é importante a realização de pesquisas, no campo da Linguística Aplicada e dos Estudos Literários, que se interessem por analisar: (i) programas e projetos de leitura específicos; (ii) seleção de obras no âmbito de políticas públicas; (iii) critérios de seleção de obras de diferentes gêneros e formatos; (iv) processos de mediação e de experiências com obras literárias específicas. Espera-se assim colaborar com a ampliação de estudos sobre os critérios de escolha das obras literárias utilizadas por docentes em diferentes contextos e atuação, assim como sobre a recepção de tais obras em comunidades de leitura específicas. O simpósio almeja receber contribuições de diferentes campos de reflexão (letramento literário, educação literária, leitura subjetiva, didática da literatura) que colaborem para uma melhor compreensão da bibliodiversidade e dos processos de mediação que ocorrem nos diferentes cenários da escola pública. Ao focalizar a experiência literária com o uso de diferentes obras, a apreciação estética e ética com crianças, jovens e adultos (cf. Andruetto, 2017; Bajour, 2012, 2023; Cosson, 2021; Zilberman e Rösing, 2009), este simpósio espera reunir investigações sobre a mediação em sala de aula com o texto literário, análise de políticas públicas, análise de projetos e experiências com obras literárias nos contextos educativos escolares, especialmente nas aulas de língua materna e estrangeira. Desta forma, acreditamos que podemos construir um diálogo fértil que busque (re)construir modos de pensar a educação literária no campo da Linguística Aplicada e dos Estudos Literários realizada no Brasil.
Palavras-chave: Educação Literária, Experiência literária, Critérios de seleção.