III Encontro Nacional de Linguística Aplicada

ST11 – Ensino de literatura e linguística aplicada: interseções

Coordenação:
Adriana Nunes de Souza (IFAL)
Rosangela Nunes de Lima (IFAL)

Este simpósio aceitará trabalhos que discutam o ensino de literatura sob a perspectiva da linguística aplicada. Educar para o letramento e a formação do leitor têm sido uma constante indicação nos documentos oficiais que orientam os projetos pedagógicos das escolas de Ensino Básico, assim como enfatizam o papel das Licenciaturas enquanto formadoras de professores da Escola Básica. Desse modo, somos solicitados a ultrapassar os muros da Academia, cumprindo o nosso papel social de inserção efetiva na comunidade. Os benefícios alcançados são compartilhados entre a comunidade que recebe o trabalho e os alunos da Universidade, que, ao vivenciarem o cotidiano das escolas, aprimoram a sua formação enquanto professores. No caso específico da Literatura, é importante ressaltar que a leitura deve ser encorajada. Adultos mais reflexivos, criativos e críticos são o resultado de um trabalho que deve iniciar-se bem cedo na vida das pessoas. Sendo a leitura e o letramento temas constantes das preocupações dos docentes da Educação Básica, o simpósio discutirá o ensino e a aprendizagem da literatura (Cosson, 2014), associando a problemática da leitura e do ensinar aos estudos do letramento literário (Cosson, 2009), dos multiletramentos (Rojo & Moura, 2012) e/ou do letramento crítico (Monte-Mór, 2015). Adotando, portanto, uma perspectiva multidisciplinar da pesquisa em linguística, os trabalhos poderão versar sobre a prática docente, sobre a análise da literatura nos materiais didáticos para a Educação básica (módulos, livros didáticos, apostilas etc.), sobre as estratégias de ensino e de aprendizagem da literatura, sobre a formação do leitor ou sobre as teorias ligadas ao tema do simpósio. Os trabalhos devem relacionar-se a uma reflexão acerca da docência, da prática pedagógica, das práticas sociais da leitura e do papel do professor de literatura numa perspectiva que discuta o ensino de literatura associado ao valor social e político da leitura, que “não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo” (Freire, 2021). Tal concepção de leitura associa-se ao letramento literário, em que ensinar, considera o contexto da escola e não apenas ela, permite identificar e questionar os “protocolos de leitura, afirmando ou retificando valores culturais, elaborando e expandindo sentidos” (Cosson, 2014). Sob esse cenário, o trabalho com a leitura e o letramento literário pode ser associado ao letramento crítico ao elucidar temáticas emudecidas socialmente pela colonialidade, tornando o ensino de literatura uma contribuição para transformar o silenciamento de questões cotidianas opressoras, evitando desigualdades sociais (Monte-Mór, 2015).

Palavras-chave: Ensino de literatura, Educação Básica, Linguística Aplicada, Multiletramentos, Leitura literária.

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