Coordenação:
Joseane dos Santos do Espírito Santo (UFRR)
Nas últimas décadas, as pesquisas sobre os Estudos Surdos avançaram para diversas linhas, o que possibilitou novas reflexões sobre as práticas de ensino. Uma das áreas que tem avançado nas pesquisas são os estudos sobre ensino-aprendizagem de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da Língua Portuguesa escrita. A Libras é uma língua natural que pode ser aprendida como língua materna para os/as surdos/as filhos/as de pais surdos. Ela também pode ser ensinada como língua natural para os/as surdos/as filhos/as de pais ouvintes e como língua adicional para as pessoas ouvintes. E, por fim, a Língua Portuguesa (LP), língua oficial do Brasil, pode ser ensinada na modalidade escrita para as pessoas surdas. Diante da diversidade de práticas de ensino das referidas línguas, faz-se necessário a investigação e socialização sobre como ocorre o processo de ensino-aprendizagem e as implicações que elas estão produzindo. Sendo assim, tendo como base os estudos da Linguística Aplicada (LA), essa sessão busca reunir e socializar as atuais pesquisas sobre o ensino da Libras (como língua natural, materna e adicional) e da LP escrita (como língua adicional) para surdos/as. Proporcionar essas discussões e reflexões no ambiente de eventos acadêmicos permitirá a socialização e a produção de novos conhecimentos sobre o tema, o que pode implicar nas práticas docentes.
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem, Libras, Língua Portuguesa, Surdos.