SIMPÓSIO TEMÁTICO | TÍTULO | AUTORIA | DATA |
---|---|---|---|
23/09 (terça-feira) | |||
ST 03: Práticas de ensino da Libras (como língua natural, materna e adicional) e da Língua Portuguesa (como língua adicional) para surdos/as Coordenação: Joseane dos Santos do Espírito Santo (UFRR) |
1. Desafios e possibilidades no ensino da língua portuguesa por uma professora surda: uma experiência inclusiva no IFPA – Campus Bragança | Floriete Assunção Ribeiro, Giovana Cristina de Campos Bezerra |
23/09 09:40 – 12:00 |
2. Práticas de letramento de uma Estudante Surda na Disciplina de Língua Portuguesa: a mediação do intérprete educacional e o acesso à língua escrita | Giselli Mara da Silva, Sônia Romeiro |
||
3. Multiletramentos e formação do leitor surdo: estratégias de leitura com gênero multimodal | Lóris Marta Matozo Soares Xavier, Gisele Benck de Moraes |
||
4. Discursos envolventes e a formação de loops discursivos no ensino e aprendizagem da libras no ensino superior | Denise Melo | ||
5. Entre Línguas e Fronteiras: experiências no ensino de português escrito para surdos venezuelanos | Felipe Aleixo, Thaysa Oliveira Barbosa |
||
6. Acesso de estudantes surdos ao ensino superior em Roraima: histórico e perspectivas futuras | Flore Kédochim, Thaysa Barbosa de Oliveira |
||
7. “Produção de HQs por estudantes surdos: proposta de atividade para o ensino de Língua portuguesa como L2”. | Maria Eduarda Lopes Bezerra, Samyra Pimentel Dos Santos, Denise Melo |
||
ST 85: Formação docente, prática pedagógica e políticas educacionais: reflexões em modalidades e Coordenação: Manoel Santos da Silva Antonio Carlos Santos de Lima |
1. Racismo e gênero na escola: uma abordagem dialógica | Aurineide Profírio Barros Correia, Rita de Cássia Souto Maior, Antônio Carlos Santos de Lima | 23/09 09:40 – 12:00 |
2. Identidades docentes no curso de licenciatura em letras-português a distância do IFAL: reflexões sobre aspectos e processos identitários | Cleide Calheiros da Silva | ||
3. A Educação para as Relações Étnico-Raciais no contexto Educação Profissional e Tecnológica: reflexões em prol de igualdade e justiça social | Luís Antônio Costa Silva | ||
4. Perspectivas na formação técnica profissional nas vozes dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos | Manoel Santos da Silva | ||
5. Permanência escolar na Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional | Maria de Fátima Feitosa Amorim Gomes | ||
6. Traços irônicos no discurso anticrise do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia da covid-19 | Poliana Pimental Silva | ||
7. A Formação de Professores de Língua Portuguesa e a Literatura Negra: Desafios e Perspectivas para uma Educação Antirracista | Rebeca Lins de Melo | ||
ST 15: Literatura, outras artes e sociedade no Brasil contemporâneo (pós-1960) Coordenação: Gabriel Provinzano (UFG) João Vitor Rodrigues Alencar (IFPA) |
1. A autonomia feminina e o inconsciente na obra Torto Arado: uma análise arquetípica e comparativa de Bibiana e Belonísia | Eduarda Ferreira dos Passos, Geam Karlo-Gomes |
23/09 09:40 – 12:00 |
2. Deisiane Barbosa e Cristiano Moreira: a arte e a ética de fazer livros | Rubens da Cunha | ||
3. Glossário particular: uma leitura do conto Boca do povo, de Jarid Arraes | Rafaela Áurea Monteiro, Jaiane Beatriz Cavalcante dos Santos |
||
4. O fantástico e a memória no conto “A chave na porta”, de Lygia Fagundes Telles | Pedro Moura Araujo | ||
5. A configuração híbrida do romance em Mulheres Empilhadas (2019), de Patrícia Melo. | Helen Maika Brasil Bezerra | ||
ST 10: A Proposta Multirrede-Discursiva no ensino-aprendizagem de línguas: subsídios para o trabalho docente Coordenação: Yamilka Rabasa (UnB) |
1. Identidade cultural latino-americana: uma proposta Multirrede-Discursiva (MR-D) para o ensino de Língua Espanhola em turmas de Ensino Médio | Maria Eduarda De Andrade Coutinho | 23/09 09:40 – 12:00 |
2. Padrões de beleza: uma proposta de aula particular de língua inglesa na perspectiva multirrede-discursiva | Alisson Torreao de Freitas | ||
3. A Proposta Multirrede-Discursiva (MR-D) nas aulas de lingua inglesa no 9° ano do ensino fundamental (anos finais). | Beatriz Mota do Nascimento | ||
4. Choosing a career: pedagogia crítica de projeto na perspectiva multirrede discursiva (MR-D) | Clécia Alves de Souza | ||
5. O tratamento da variação linguística na proposta Multirrede-Discursiva (MR-D) no ensino de espanhol | Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva, Moisés Llopis i Alarcón |
||
ST 11: Ensino de literatura e linguística aplicada: interseções Coordenação: Adriana Nunes de Souza (IFAL) Rosangela Nunes de Lima (IFAL) |
1. As obras de Clóvis Amorim nas aulas de Língua Portuguesa: uma proposta de letramento literário | Manoel Oliveira de Jesus | 23/09 09:40 – 12:00 |
2. O caso dos contos – A literatura como um instrumento para iniciação jurídica de alunos calouros do curso de Direito em uma Instituição de Ensino Superior de Manaus-AM | Rafael Seixas De Amoedo | ||
3. Os estudos do letramento literário no âmbito da linguística aplicada: diálogos que se entrelaçam | Wanessa Bento Maria Alice Pereira Da Silva |
||
4. O ensino de língua portuguesa e o letramento literário como práxis da interculturalidade e decolonialidade no currículo escolar | Carlos Alexandre Nascimento Aragão Doris Cristina Vicente da Silva Matos |
||
5. Possibilidades de interdisciplinaridade no ensino de Língua Portuguesa e Artes: um olhar para a BNCC. | Matheus Ferreira dos Santos | ||
6. Um passarinho me contou: estudo de neologismos na literatura para as infâncias à luz das Categorias Neolúdicas | Solange Maria Moreira de Campos | ||
7. Laboratório de literatura aplicada: um relato de experiência | Lígia de Pádua Xavier | ||
ST 17: Racialização como fato de linguagem: estudos em linguística da enunciação e em educação linguística Coordenação: Kizy dos Santos Dutra (UNISINOS) Silvana Silva (UFRGS) |
1. A violência policial em trajetórias textuais midiáticas: reflexividade racial acerca do caso de Cláudia Ferreira | Jaíne Patrícia Lopes dos Santos | 23/09 09:40 – 12:00 |
2. A voz que habita o quilombo: afeto, língua e resistência | Beatriz Rodrigues Lima | ||
3. Como nos percebemos na educação antirracista? uma experiência de formação com professoras/es de línguas | Talitha Kumi | ||
ST 19: Perspectivas Discursivas de Educação Linguística na Escola e na Universidade Coordenação: Luciana Maria Almeida de Freitas (UFF) Jéssica do Nascimento Rodrigues (UFF) |
1. Representação da mulher negra nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio | Sione Pereira Alves | 23/09 09:40 – 12:00 |
2. Relato do GEPLEA/ LabLA-UFF sobre estudos em orientação acadêmica de gêneros discursivos | Jéssica do Nascimento Rodrigues | ||
3. Inteligência artificial generativa: panorama da produção científica na pós-graduação brasileira | Fernanda Morosini dos Santos Lemos Jéssica do Nascimento Rodrigues |
||
4. Representação negra e educação linguística: uma análise de livros didáticos de espanhol e de inglês para o Ensino | Douglas Coelho | ||
5. Linguagem, escola, racismo, antirracismo e a violência letal contra a juventude negra | Lucilaine Maria da Silva Reis | ||
6. Gênero do discurso como eixo da educação linguística: reflexões sobre a elaboração de livros didáticos de línguas adicionais | Luciana Maria Almeida de Freitas | ||
7. Relações dialógicas entre os documentos “Educação Já” e “Educação: Uma agenda Urgente”, do Todos Pela Educação | Caio Barros Sepúlveda | ||
ST 22: Linguística aplicada localizada para além das teorizações e modelos Coordenação: Paulo Rogério Stella (UFAL – FALE – PPGLL) Fábio Rodrigues dos Santos (UFAL – FALE) |
1. Narrativas digitais e performatividades identitárias: jogos eletrônicos como práticas discursivas na Linguística Aplicada | Wendel Santos Bulandeira | 23/09 09:40 – 12:00 |
2. ESP, IA, AU, BSI, LA: o projeto AI-DA entre tantas siglas | Jonas Jandson Alves Oliveira | ||
3. Para além da palavra: o apoderamento como ato de resistência a partir dos termos surdo e deficiente | Carlos Alberto Matias de Oliveira | ||
4. O corpo com hiv/aids: a circulação na mídia | Alisson França Santos, Paulo Rogério Stella | ||
5. O ensino de línguas adicionais como forma de acesso a uma educação omnilateral na EPT | Luciana Costa De Oliveira Teixeira, Wellington Ferreira Dos Santos |
||
6. Construções discursivas e educação bilíngue de Surdos: sentidos de língua no processo de ensino de português escrito para crianças surdas no PIBID (2024-2026) | Fábio Rodrigues dos Santos | ||
7. Aspectos Variacionais nas Terminologias da Meliponicultura | Maria Betânia de Araújo Rodrigues | ||
ST 16: Argumentação e retórica: enfoques teóricos, metodológicos e analíticos Coordenação: Deywid Wagner de Melo (PPGLL/UFAL) Max Silva da Rocha (PPGEL/UFPI) |
1. O impacto do youtube na opinião pública sobre a criminalização da homofobia e transfobia pelo STF | Sara Figuerêdo de Cerqueira, Lucas Nascimento | 23/09 09:40 – 12:00 |
2. Argumentação, retórica e emoções no discurso religioso neopentecostal da Igreja Santa de Jesus Cristo | Max Silva da Rocha | ||
3. Discursos antifeministas de influenciadoras cristãs no Instagram: uma análise argumentativa | Clara Cristiana Odilon Pereira | ||
4. A Ecolinguística e o Modelo Dialogal da Argumentação: conexões, caminhos e perspectivas. | Erick Samuel Silva Thomas, Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto | ||
5. A justificação legislativa do projeto de lei da anistia: uma análise argumentativa | Patrícia Rodrigues Tomaz, Max Silva da Rocha | ||
6. Construindo a argumentação acadêmica de estudantes universitários: a perspectiva integrada de Toulmin | Silvana Silva | ||
7. Figuras de retórica e referenciação: as múltiplas formas de referir no discurso crítico-opinativo de Josias de Souza | Marília Barbosa de Melo, Maria Inez Matoso Silveira | ||
8. Persuasão e discurso político: uma análise retórico-argumentativa em pronunciamentos da deputada federal Erika Hilton no Congresso Nacional | Fábio Antônio Ferreira dos Santos, Deywid Wagner de Melo | ||
ST 23: Estudos discursivos à luz do Círculo de Bakhtin Coordenação: Samuel de Carvalho Lima (IFRN) Rafael Lira Gomes Bastos (UECE) |
1. Construção de Ethos e Práticas Discursivas Neoliberais: Uma Análise Dialógica do Discurso de Pablo Marçal | Renata Valéria De Araujo Lima | 23/09 09:40 – 12:00 |
2. Diálogos interculturais no ensino de português brasileiro como língua estrangeira: reflexões sobre o livro tirando de letra: português brasileiro para estrangeiros | Emanuel Mateus da Silva | ||
3. “Rasgada até o talo”: análise dialógica da violência obstétrica contra uma mulher negra na Bahia | Natália Luczkiewicz da Silva, Aleph Danillo da Silva Feitosa | ||
4. Heterogeneidade enunciativa e presumidos sociais na escrita de estudantes no início da graduação | Mônica Cristina Metz | ||
5. Construção de sentidos em propaganda de imprensa moçambicana | Arcedes José Manuel | ||
6. Polifonia e carnavalização nas toadas dos bois-bumbás de Parintins | Jackeline Mendes Brandão | ||
7. A mulher indígena como signo ideológico de resistência: uma abordagem dialógica | Maria da Glória Corrêa di Fanti, Cristhiane Ferreguett, Adriana Barbosa Pesca | ||
8. Tecnocentrismo na educação básica: uma análise dialógica do discurso ministerial sobre a Lei nº 15.100/2025 | Samuel de Carvalho Lima, Rafael Lira Gomes Bastos | ||
ST 27: As relações entre formação docente, metodologias ativas e materiais didáticos na contemporaneidade Coordenação: Renato Caixeta da Silva (CEFET-MG) Heliandro Rosa de Jesus (UFVJM/Posling-CEFET-MG) |
1. A produção de materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira sob a perspectiva da interdisciplinaridade | Patricia Minelly da Paz Melo, Mariana Silva, Alyssandra Viana Fonseca | 23/09 09:40 – 12:00 |
2. Da Licenciatura à Sala de Aula: O Impacto do PIBID na Formação do Professor de Língua Inglesa | Alan Geraldo Ank Vasconcelos Batista | ||
3. Produção de materiais didáticos de língua estrangeira como tema na formação docente: foco numa experiência relatada. | Renato Caixeta da Silva | ||
4. Contribuições das metodologias ativas para a formação de professores de espanhol | Heliandro Rosa de Jesus | ||
5. Dialogismo, Metodologias Ativas e Tecnobiografias na Educação do Campo: Saberes, Práticas e Reconfiguração dos Materiais Didáticos na Formação Docente | Cláudia Aparecida Fonseca | ||
6. Entre jogos e saberes: a gamificação como inovação nos livros didáticos de línguas | Mayara Monick Pereira Gusmão, Márcia Mirelly Silva Melo, Ana Irís Alves Santos | ||
ST 30: Letramentos com foco em atividades de trabalho: algumas discussões sobre práticas e eventos de letramento desenvolvidos no âmbito do cotidiano escolar e em outros contextos profissionais Coordenação: Ana Maria de Oliveira Paz (FELCS/UFRN) Jardiene Leandro Ferreira (IF/Sertão/PE) |
1. Projeto “50+ Modernos” em Manaus-AM – Análise discursiva dos relatos dos participantes | Rafael Seixas De Amoedo | 23/09 09:40 – 12:00 |
2. Letramentos, comunidades de práticas e mundo do trabalho na Educação Básica | Kelvya Freitas Abreu | ||
3. Oficinas de letramentos e a formação docente: um estudo em contextos não formais de ensino | Márcia Regina Mendes Santos, Patrícia Vilela da Silva | ||
4. Prática de escrita docente: um estudo sobre as representações sociais do professor em relatórios avaliativos | José Vilmar Firmino | ||
5. Métier do professor EBTT: um estudo de caso sobre práticas letradas de docentes do IFSertãoPE | Jardiene Leandro Ferreira | ||
6. Oficinas de Letramento Crítico mediadas pela caderneta de saúde: práticas sociais com foco no bem-estar da pessoa idosa | Ana Maria de Oliveira Paz | ||
ST 24: Práticas Docentes: caminhos na Formação de Professores Coordenação: Camilla Ferreira (FEUFF) Danuse Pereira Vieira (FEUFF) |
1. Monotongação e ditongação: variação linguística fala e escrita no sexto ano do ensino fundamental | Elmo Dias do Nascimento | 23/09 09:40 – 12:00 |
2. Gêneros textuais/discursivos : práticas de leitura, escrita e oralidade nos projetos de Estágio Supervisionado | Patrícia Vilela da Silva, Márcia Regina Mendes Santos | ||
3. Formação inicial e letramento acadêmico: caminhos para ‘escrever-se’ professor no curso de Letras da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) | Élen Correia Novais, Fabíola Silva de Oliveira Vilas Boas | ||
4. FORTALECENDO RAÍZES: a produção de texto na formação superior de professores indígenas. | Rossine De Souza | ||
5. Análise Linguística e Formação Docente: experiências em cursos de extensão para o ensino de Língua Portuguesa | Camila Alves Gusmão | ||
6. Aula como arte: experiências criativas em aulas de Literatura e de Língua Portuguesa na Educação Básica | Jaiane Beatriz Cavalcante dos Santos | ||
7. Reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa frente aos descritores do Saeb | Rafaela Áurea Monteiro | ||
ST 38: Inteligência Artificial no ensino de línguas: impactos pedagógicos, personalização da aprendizagem, Coordenação: Gonzalo Abio (UFAL) Tatiana Lourenço de Carvalho (UERN) |
1. Ensino de espanhol com foco na inclusão a partir da convergência entre inteligência artificial e desenho universal para a aprendizagem | Tatiana Lourenço de Carvalho | 23/09 09:40 – 12:00 |
2. Intertextualidade e argumentação no uso de inteligência artificial: entre as redações do enem e as redações geradas pelo ChatGPT | Zacarias Oliveira Neri, Maria Angélica Freire de Carvalho |
||
4. Inteligência Artificial generativa na preparação de materiais didáticos. Experiências nos cursos de espanhol do projeto Casa de Cultura no Campus da UFAL | Gonzalo Abio Virsida | ||
5. Educação à moda GPT: o debate sobre o uso das IAGs na produção de aulas digitais para a rede pública de São Paulo e sua respectiva forma-sujeito | Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva, Jussara de Freitas Magalhães Pimentel, Mirella Silva Barbosa |
||
ST 39: Tecnologias disruptivas e o ensino de línguas: como a Inteligência Artificial e a Realidade Aumentada podem contribuir para outros caminhos Coordenação: Tâmara Milhomem (IFPI) Claudiene Diniz da Silva (UEMA) |
1. Uso de IA e de Redes Sociais para a construção de redes enunciativas com a Formação Nominal “Empoderamento” | Valéria de Almeida Vieira, Claudiene Diniz da Silva |
23/09 09:40 – 12:00 |
2. Uso de IA para construção de Redes Enunciativas com a Formação Nominal Fake | Maria Aline Da Silva Melo, Claudiene Diniz da Silva |
||
3. Ludic by Design: Integração de jogos digitais no currículo de inglês como língua adicional | Carlos Henrique Rodrigues Valadares | ||
24/09 (quarta-feira) | |||
ST 02: Pluralidade linguística das línguas de sinais e o ensino de português e educação bilíngue de Surdos | 1. Um plano de ensino de português escrito, enquanto segunda língua, para surdos usuários da libras à luz da Semiótica Social | Tayana Dias de Menezes | 24/09 16:20 – 17:50 |
2. Desafios e possibilidades para o ensino de língua portuguesa escrita para discentes surdos. | Márcia Monteiro Carvalho, Floriete Assunção Ribeiro, Giovana Cristina de Campos Bezerra |
||
3. Intersecções entre Atendimento Educacional Especializado para surdos e ensino de línguas à luz da Linguística Aplicada | Nathália Scalabrine Rocha, Letícia de Sousa Leite, Eliamar Godoí |
||
4. Comunidade de fala e mudança linguística: a questão do sinal “autista” pela comunidade surda | Emanuelle Reisurreição Dantas, Jacson Silva |
||
5. Quando Ensinar é Traduzir Sentidos: Práticas Colaborativas para o Ensino de L2 a Estudantes Surdos | Adriana Fernandes Barroso | ||
6. A importância da prática docente na formação de professores: O ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos sob a perspectiva de estudantes do curso de licenciatura em Letras Língua Portuguesa | Melissa Maynara dos Passos Leal, Floriete Assunção Ribeiro |
||
ST 05: Ensino e formação de professores de língua materna: reflexões suleadas sob o escopo da LA |
1. A função desveladora da pesquisa-ação educacional em Linguística Aplicada Decolonial | Francisco Rogiellyson da Silva Andrade | 24/09 16:20 – 17:50 |
2. Bettyverso: uma análise discursiva a partir da dimensão cronotópica | Alisson Gomes de Araújo, Rogiellyson Andrade, Joaquim Castro |
||
3. Concepções de leitura que emergem de itens avaliativos de provas de Língua Portuguesa | Deorge Lucas Lopes Martins, Dannytza Serra Gomes |
||
4. Oralidade e docência: concepções de futuros professores sobre práticas acadêmicas e pedagógicas | Joaquim Castro | ||
ST 06: Leitura e escrita nos primeiros anos de escolarização |
1. Heterogeneidade constitutiva da escrita em inserções ortográficas na escrita infantil | Maria Eduarda Gomes Vitti, Lourenço Chacon Jurado Filho |
24/09 16:20 – 17:50 |
2. Codas fonológica e morfológica em final de palavras: omissões ortográficas nos anos inicial e final do Ensino Fundamental I | Marciel Antonio Alves da Silva, Lourenço Chacon Jurado Filho |
||
3. Uma contribuição da abordagem linguístico-discursiva para a análise e o ensino da escrita | Lúcia Regiane Lopes-Damasio | ||
4. Práticas-experiências de leitura de estudantes guineense da UNILAB e seu impacto na constituição da cultura de leitura | Martiniza José Camparam | ||
5. A presença de rasuras na segmentação não convencional de palavras na escrita infantil | Larissa Ramos | ||
ST 07: Educação Bilíngue de Surdos, Ensino de Libras e Escrita de Sinais |
1. Topônimos em Libras: sinais geográficos de Macapá registrados em SignWriting | William Jônatas Vidal Coutinho, Erica Fonseca De Oliveira, Felipe Venâncio Barbosa |
24/09 16:20 – 18:00 |
2. Aprendizagem do português escrito por crianças surdas: análise de escritas coletas no PIBID Educação Bilíngue de Surdos | Jânio Nunes dos Santos, Érica Raiane de Santana Galvão |
||
3. Como os surdos nomeiam as escolas municipais em Feira de Santana, Bahia | Emanuelle Reisurreição Dantas, Thaiane Macambira, Liliane Lemos Santana Barreiros |
||
4. Interfaces toponímicas em Libras: espaços de fé e funcionalidade urbana em Feira de Santana – BA | Thaiane Souza Macambira, Caroline da Silva Pereira Santos, Liliane Lemos Santana Barreiros |
||
Corpos surdos, políticas linguísticas e internacionalização do ensino superior: um diálogo necessário | Lucas Natan Alves dos Santos, Pablo de Santana Lopes |
||
ST 09: Produção textual e ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa: abordagens teórico-metodológicas da atividade Coordenação: Mauri Célio Alves Santana (UFAL) Rosiene Omena Bispo (Seduc/AL) |
1. A escrita colaborativa na escola e a escrita solitária no Enem: uma alternativa para o combate aos textos formulaicos | Olden Hugo Silva Farias | 24/09 16:20 – 17:50 |
2. A antecipação em contexto de escrita colaborativa no ensino fundamental | Dayane Rocha de Oliveira, Cristina Felipeto |
||
3. A verbalização de termos (meta)linguísticos em processos de escrita colaborativa: um estudo comparativo entre brasil e portugal | Maria Auxiliadora Silva, Cristina Felipeto |
||
4. Práticas didáticas e intervenções docentes: uma análise das falas de um professor alfabetizador durante propostas de produção textual com alunos não alfabetizados | Kelly Idalino, Eduardo Calil, Kall Anne Sheyla Amorim Braga |
||
ST 12: Educação Literária: produção, seleção e experiências com obras na escola pública Coordenação: Clecio dos Santos Bunzen Júnior (UFPE) Eliana Kefalás Oliveira (UFAL) |
1. “Literalmente o livro ‘da minha janela’”: o livro ilustrado e as vozes ecoadas por estudantes do 8º ano em uma escola pública | Elisabeth Maria de Melo, Kellyson Wesley da Silva | 24/09 16:20 – 17:50 |
2. A arte da palavra: Escola de Samba Acadêmicos de São Cristóvão | Larissa Carvalho Gomes | ||
3. Diálogos entre a Crítica Textual, Humanidades Digitais e a Educação Básica: edição digital dos poemas de Eulálio Motta | Carla Cristina Santos Neri, Patrício Nunes Barreiros | ||
4. Vivências no coletivo de leitura e de escrita Carahyba | Jaiane Beatriz Cavalcante dos Santos | ||
5. Oficinas Literárias em Diamantina, Minas Gerais: uma experiência de ensino de literatura em espanhol na Educação Básica | Profa. Dra. Antonia Javiera CAbrera Munoz | ||
6. A poesia do “Menino do mato” em sala de aula: uma proposta para (in)utilizar o texto literário | Anderson da Silva Pereira, Eliana Kefalás Oliveira | ||
ST 15: Literatura, outras artes e sociedade no Brasil contemporâneo (pós-1960) Coordenação: Gabriel Provinzano (UFG) João Vitor Rodrigues Alencar (IFPA) |
1. Nossa voz precisa ser ouvida: os indígenas na cena literária | Joel Vieira da Silva Filho | 24/09 16:20 – 17:50 |
2. As construções identitárias da personagem no romance contemporâneo e a condição do sujeito da modernidade na obra O verão tardio de Luiz Ruffato | Emylly Tharcyanny Pereira, Renildo Ribeiro-de-Siqueira | ||
3. A presença da música em Leão de chácara, de João Antônio | Gabriel Provinzano | ||
4. Alteridade e resistência em “Gota d’água”, de Chico Buarque: apontamentos sobre as leituras de Luiz Tatit | João Vitor Rodrigues Alencar | ||
ST 18: Estudos textuais e discursivos, persuasão e memória Coordenação: Maria Francisca Oliveira Santos (UFAL) Zoroastro Neto (IFAL) |
1. Discurso publicitário e sentidos: uma análise sobre a imagem e o tempo na sociedade contemporânea | Ahiranie Sales dos Santos Manzoni, Lisiane Alcaria de Oliveira | 24/09 16:20 – 17:50 |
2. Discurso, Canção e Mídias Sociais: Novas práticas que transformam a arte musical | Ahiranie Sales dos Santos Manzoni, Evillyn Kauanny Morais dos Santos | ||
3. uma análise textual-argumentativa do gênero canção | Maria Francisca Oliveira Santos, Daniel Barbosa Ferreira | ||
4. Análise dos aspectos textuais e argumentativos no gênero discursivo debate regrado | Ana Cláudia Oliveira Espíndola | ||
ST 07: Educação Bilíngue de Surdos, Ensino de Libras e Escrita de Sinais Coordenação: Alexandre Melo de Sousa (UFAL) Jânio Nunes dos Santos (UFAL) |
1. Estudo toponímico bilíngue das praias da Costa dos Coqueiros na Bahia | Lidineia Alves Cerqueira Barreiros, Liliane Lemos Santana Barreiros | 24/09 16:20 – 17:50 |
2. A toponímia em libras como recurso interdisciplinar na educação bilíngue de surdos | Evely de Souza Mendonça Silva, José Affonso Tavares Silva |
||
3. A implementação do ensino de libras no brasil: desafios para a educação básica e a consciência da sociedade brasileira | Magno Prado Gama Prates, Rafaela Ferreira De Santana |
||
4. Toponímia em Libras aplicada ao ensino: uma proposta de jogo didático bilíngue por meio do Genially | José Affonso Tavares Silva, Alexandre Melo de Sousa |
||
ST 32: Linguagem, educação linguística e práticas identitárias em disputa na América Latina Coordenação: Danillo da Conceição Pereira Silva (IFAL) Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti (IFAL) |
1. “O diabo na rua, no meio do redemunho…”: o Queer/Cu-ir em “Grande Sertão: Veredas” | João Pedro Fradique De Lima, Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti | 24/09 16:20 – 17:50 |
2. Justiça de Deus: discursos circulantes a partir de dogmas religiosos na construção do estereótipo sobre HIV/Aids | Gustavo Matheus Moreira de Gonzaga, Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti | ||
3. Retratos das juventudes: autobiografias educativas de estudantes da Educação Profissional e Tecnológica | Lídia Maria da Silva Santos, Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti | ||
4. Homoerotismo em banheiros masculinos: uma análise linguístico-enunciativa queer/cu-ir de grafitos em contexto escolar | Caio Vinicius Calheiros Farias | ||
5. Assimetrias de gênero em práticas profissionais de estágio curricular em cursos de nível médio integrado ao técnico na Rede Federal de ensino | Bruno Rafael da Silva Batista Porfirio | ||
25/09 (quinta-feira) | |||
ST 13: Linguística Textual e Ensino de Língua Portuguesa: teoria e prática em contextos multimodais Coordenação: Isabel Muniz-Lima (Fale/UFAL/Protexto/Getel) Fábio André Cardoso Coelho (UFF/Thelpo/Gepelt) |
1. Língua materna e produção textual: desafios e perspectivas no ensino de redação para o Enem | Davi Franklino Guedes, Suelene Silva Oliveira | 25/09 10:20 – 12:00 |
2. IA generativa e desinformação: um estudo sobre a produção de notícias falsas com modelos de linguagem em larga escala | Evandro de Melo Catelão | ||
3. Texto e interação digital no ensino de leitura: experimentação com IA e geração de imagens como estratégia pedagógica | Isabel Muniz Lima | ||
4. Em dois gêneros e em dois tempos: um olhar pedagógico e multimodal das obras “O garoto da camisa vermelha” e “A última crônica” | Juliana Behrends de Souza Cerqueira, Fábio André Cardoso Coelho | ||
5. A viralização de músicas antigas nas mídias digitais: recategorizações, pontos de vista e ensino de Língua Portuguesa | Juliane Taleires, Higor Barbosa Rodrigues | ||
6. Por uma “nova” fase da Linguística Textual: Entre teorias e práticas em Retextualização Intersemiótica | Dennys Dikson | ||
ST 21: Linguística Aplicada e Análise Dialógica do Discurso: os tecnodiscursos e(em) redes sociais |
1. Divulgação científica e tecnodiscursividade em rede social: uma análise dialógica de discurso digital no Instagram | Urbano Cavalcante Filho | 25/09 10:20 – 12:00 |
2. Análise dialógico-digital de tecnografismos: o negacionismo científico estampado na capa da revista | Emerson Tadeu Cotrim Assunção, Urbano Cavalcante Filho |
||
3. “Calma, Caramelo”: humor, ironia e subjetividade em tira de Alexandre Beck | Maria Aparecida da Silva Izidio | ||
4. Experiências e Expectativas de Autores de Fanfiction em Tempos de Convergência | Maria Jarina Barbosa, Tatiana Lourenço de Carvalho | ||
ST 25: Letramentos e multiletramentos na educação básica: perspectivas de ensino, práticas pedagógicas e formação docente Coordenação: Nayara da Silva Queiroz (COTUCA/UNICAMP) Rosivaldo Gomes (DEPLA/UNIFAP) Sirlei Adriani dos Santos Baima Elisiário (SEDUC-AM/UNICAMP) |
1. Ensino de escrita no Currículo Paulista e na Plataforma Redação Paulista: algumas aproximações | Jéssica Rosário, Nayara Queiroz, Márcia Mendonça | 25/09 10:20 – 12:00 |
2. A produção de resumos na escola básica: percepções docentes e proposta de estrutura retórica | Marília de Carvalho Caetano Oliveira | ||
3. Ensino de Língua Inglesa em contexto periférico: Formação e prática docentes de uma professora principiante | Anna Clara Guerra Barros | ||
4. Letramento crítico nas aulas de Língua Inglesa: abordando equidade de gênero a partir da adaptação de material de didático | Camila Cardoso Barros | ||
5. Letramento visual crítico e seu potencial para formação de alunos/as leitores/as na educação de jovens e adultos | Rosivaldo Santos, Rosivaldo Gomes | ||
6. Multiletramentos interculturais na atuação docente: um olhar culturalmente sensível sobre as práticas de linguagem | José Nilton Santos da Cruz Junior | ||
ST 26: Inteligência Artificial e Formação de Professores: desafios e oportunidades no contexto das tecnologias digitais Coordenação: Lilia Aparecida Costa Gonçalves (UNIGRANRIO) Natália Xavier Pereira da Costa (UNIGRANRIO) |
1. Inteligência Artificial e Educação Pós-Metodológica: Repensando o Planejamento Didático | Jusabe Martins Alves Pereira Silverio, Alan Geraldo Ank Vasconcelos Batista | 25/09 10:20 – 12:00 |
2. Uso da IA por Alunos e Professores da Educação Básica: Um Estudo na Rede Estadual de Minas Gerais | Otávia Vieira Machado Lima, Juliana Alves Assis | ||
3. Quando o Tutor é uma Máquina: Harmonia ou Ruptura no Discurso Educacional Virtual | Heloanny de Freitas Brandão, Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto | ||
4. IA-Generativa na Correção e Produção de Texto | Alba Valéria de Sant´Anna de Freitas Loiola, Andreia dos Santos Sachete, Raquel Salcedo Gomes | ||
5. Competências docentes para o século XXI: O papel da Inteligência Artificial na formação do professor | Patricia Leal Correa, Lilia Aparecida Costa Gonçalves | ||
6. Estratégias de estudo usando o ChatGPT: desenvolvendo letramento em Inteligência Artificial na educação básica | Thamiris Araujo | ||
ST 28:Interfaces entre Multiletramentos, Multimodalidade e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: implicações para o ensino de línguas na contemporaneidade Coordenação: Cristiano Lessa de Oliveira (IFAL) Marcos Antônio de Araújo Dias (IFAL) |
1. Produção multimodal de sentidos no contexto escolar: desenvolvendo meaning makers. | Adriana Paula da Silva Amorim | 25/09 10:20 – 12:00 |
2. Experiências do ensinar e do aprender espanhol, francês, grego, italiano e mandarim em tempos inéditos e pós-pandêmicos no COLTEC-UFMG: discursividades docentes e discentes | Fernanda Peçanha Carvalho | ||
3. Multiletramentos, multimodalidade e gêneros textuais multissemióticos: pontuações teórico-reflexivas e implicações para o ensino de Língua Portuguesa | Cristiano Lessa de Oliveira, Fábio Antônio Ferreira dos Santos | ||
4. Swipe, like, teach: práticas multimodais no ensino de língua inglesa por professores nativos no Instagram | José Igor de Lima Pinto, Aline Ribeiro Pessoa | ||
5. Agência de alunos: um relato de experiência em letras-inglês | Daniela Nobrega | ||
6. Multiletramentos e ensino de língua inglesa: reflexões teórico-metodológicas para a formação continuada docente | Igara Silva Oliveira | ||
7. Multimodalidade e informatividade na interação digital: uma análise comparativa entre fact-checkings da agência lupa e da agência aos fatos | Zacarias Oliveira Neri, Raíssa Martins |
||
ST 20: Leitura retórica e multiletramentos: texto, argumentação e ensino | 1. Estranhamentos interculturais e “gêneros impuros” em práticas de educação linguística | Erinaldo da Silva Santos | 25/09 10:20 – 12:00 |
2. Do quadro-negro às (múltiplas) telas: ressonâncias da elaboração de um protótipo didático de ensino | Gabriel Barbosa Mendes | ||
3. impactos das meias-verdades na democracia brasileira: fake news e política em debate | Romildo Barros da Silva, Eduardo Lourenço Figueiredo, Alerrandro Alexandre Feitoza Barros | ||
4. Os aspectos não verbais na constituição de sentidos no discurso político | Janyellen Martins Santos, Romildo Barros da Silva | ||
5. Discurso, multiletramentos e ensino: uma proposta de análise da argumentação visual em textos midiáticos | Ivandilson Costa | ||
ST 31: Convergências acadêmicas: inovação e práticas letradas por meio de gêneros textuais/discursivos na Educação Básica e Superior Coordenação: John Hélio Porangaba de Oliveira (UESPI/Capes) José Ribamar Lopes Batista Júnior (UFPI/LPT/CNPq) |
1. Introdução de vídeo-registro em Libras | Matheus dos Santos de Mendonça | 25/09 10:20 – 12:00 |
2. Práticas de leitura e escrita enquanto ações entre gêneros e letramentos acadêmico-científicos | John Hélio Porangaba de Oliveira | ||
3. O gênero TCC na área da Tecnologia da Informação nos cursos do IFSertãoPE: uma análise da estrutura composicional | Kelvya Freitas Abreu, Francisco Nailton Bezerra Matias |
||
4. Entre o “tu” e “você”: um estudo sociolinguístico das cartas amorosas no sertão pernambucano (1950, 1970 e 1990) | Maxuel neves de Sobral, Fernando Augusto de Lima Oliveira |
||
ST 32: Linguagem, educação linguística e práticas identitárias em disputa na América Latina Coordenação: Danillo da Conceição Pereira Silva (IFAL) Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti (IFAL) |
1. Perfis políticos e repertórios discursivos em Projetos de Lei anti-LGBTQIAPN+ na Câmara Federal brasileira. | Beatriz Firmino da Silva, Danillo da Conceição Pereira Silva |
25/09 10:20 – 12:00 |
2. “Uma língua é adquirida, é aprendida, não é inventada”: investidas neoconservadoras nas políticas curriculares da Educação Básica brasileira | Carlos Eduardo Santos Lima, Danillo da Conceição Pereira Silva |
||
3. Entre silêncios e resistências: a educação das relações étnico-raciais no currículo de língua portuguesa em alagoas | Ester Sousa Santos, Anthony Gabriel Santos Silva |
||
4. Manuais de linguagem inclusiva de gênero no Brasil: entre prescrições e pedagogias linguísticas alternativas | José Carlos da Silva, Danillo da Conceição Pereira Silva |
||
5. Práticas relacionais dissidentes e seus enquadramentos: a não-monogamia como ameaça discursiva à ordem afetiva veiculada pela mídia | Daniele Santana De Freitas, Danillo da Conceição Pereira Silva |
||
ST 33: Para ensaiar futuros: sertão/Nordeste/semiárido (e outros espaços) em estudos de uma Geografia Discursiva (sob os pressupostos de uma Linguística Aplicada Cuir para cortar) Coordenação: Ismar Inácio dos Santos Filho (UFAL-Campus do Sertão; PPGLL-FALE) Hugo Pedro da Silva Santos (PPGEL-UFRN; UFAL-Campus do Sertão) |
1. Trilhas cortantes na LA para fundamentações didático-literárias territoriais: produção literária infantil (sobre sertão) como lócus de (re)imaginação | Maria Letícia De lima Martins | 25/09 10:20 – 12:00 |
2. Cores e dores do sertão (?): entre o verde da chuva e o marrom da seca [alegrias e tristezas do sertão nas produções enunciativo-discursivas de um capítulo de livro didático de Língua Portuguesa] | Maria Nadine Batalha Dantas | ||
3. Texto e território: diálogos entre literatura e ecologia (na formação de crianças) na modernidade recente para “adiar o fim do mundo” | Edneide Maria de Lima | ||
4. Sentidos de Sertão, nordeste e do feminino em enunciados aderentes: um estudo em linguística aplicada cuir “para cortar” | Maria Erivalda de Oliveira Silva | ||
ST 34: Questões de gênero e(m) discurso: representações, identidades e (re)existências em uma perspectiva crítica |
1. Por uma skin que me representa: análise crítica dos embates discursivos sobre a representação das mulheres no universo dos games | Vanessa Borges de Melo, Lorena Araújo de Oliveira Borges |
25/09 10:20 – 12:00 |
2. A voz das mulheres na literatura contemporânea: um estudo comparado da região América Latina entre Selva Almada e Conceição Evaristo | Andressa Camilo Guimara | ||
3. Falta a minha cor de base: uma análise crítica dos discursos sobre raça no lançamento da marca da beleza Mascavo | Beatriz Rodrigues Guimarães Barros, Silene de Sá Almeida |
||
4. Pagode baiano e funk carioca: o que é validado pela elite brasileira no que concerne a esses ritmos musicais? | Aderjan Albert da Silva Argolo, Débora Massmann | ||
5. Machismo estrutural na língua portuguesa: uma análise do preconceito linguístico e do poder sexista na formação da identidade | Kiminay De Oliveira, Rictor de Oliveira Dantas, Lucimar Araujo Braga | ||
ST 35: A política dos corpos interditados: raça, gênero, sexualidade, identidade e discurso de resistência Coordenação: Humberto Soares da Silva Lima (IFAL) Ana Luiza Azevedo Fireman (IFAL) |
1. Entre Likes e Rejeições: Masculinidades Reguladas nos Discursos Digitais do Grindr | Rodrigo Agra de Oliveira, Aderjan Albert da Silva Argolo, Débora Massmann |
25/09 10:20 – 12:00 |
2. “Menino veste azul, menina veste rosa” (?): um estudo sobre o uso das cores em chás revelação | Ícaro de Carvalho Bismarck Lopes | ||
3. Paisagens LGBT no centro da cidade: considerações sobre a mobilidade queer em Salvador/BA | Danniel Carvalho | ||
4. Reapropriação de insultos LGBTQIAPN+: língua, poder e identidade | Danniel Carvalho, Ícaro de Carvalho Bismarck Lopes | ||
ST 36: Políticas Linguísticas em Línguas de Sinais: impactos na vida das pessoas Surdas Coordenação: Janine Soares de Oliveira do Carmo (UFSC) Bianca Sena Gomes (UFV) |
1. Políticas linguísticas e o (re)nascimento das línguas | William Jônatas Vidal Coutinho, Maria João Marçalo, Cristiano Figueiró |
25/09 10:20 – 12:00 |
2. Avanços no estado do Amapá para educação de surdos com a Lei 14. 191/21 | Bruna Zamara Ferreira de Lima, William Jônatas Vidal Coutinho |
||
3. Proposta Bilíngue (inglês e Libras) como estratégia de inclusão de pessoas Surdas | Bianca Sena Gomes, Hilda Simone Henriques Coelho | ||
4. Comunidades imaginadas de aprendizes ouvintes de Libras: o que dizem os licenciandas e as licenciandos sobre a Libras na sua futura atuação docente com estudantes surdas e surdos? | Sérgio Ferreira | ||
5. Explorando a compreensão acerca da acessibilidade de pessoas surdas: desafios e soluções inclusivas na instância pública em uma cidade no interior de Minas Gerais | Catarina Zorzal Piazzarollo, Bianca Sena Gomes | ||
ST 77: Linguística de corpus: descrição, análise e ensino de línguas Coordenação: Janailton Silva Luciana Aguiar de Oliveira |
1. A tradução para a língua inglesa de Gabriela, Cravo e Canela: um estudo de base lexical a partir da Linguística de Corpus | Annallena de Souza Guedes, Maria Eduarda Marques Rocha |
25/09 10:20 – 12:00 |
2. Data-driven learning (DDL) para iniciantes: desenvolvendo recursos pedagógicos a partir de corpora de biografias de instrutores | Luciana Aguiar de Oliveira, Carolina Bohórquez Grondona |
||
3. Construindo estilo em artigos científicos: estratégias metadiscursivas interativas |
Janailton Mick Vitor da Silva | ||
4. Linguística de Corpus e o Ensino da Escrita Acadêmica: Uma Análise de atributos-chave | Carolina Bohórquez Grondona, Luciana Aguiar de Oliveira | ||
5. Análise de Atributos Chave aplicada ao desenvolvimento das habilidades de redação em inglês de pesquisadores das Ciências Agrárias | Carolina Godoi de Faria Marques | ||
6. Foco no envolvimento ou na informação: análise dos pronomes em um corpus de Ciências Agrárias | Shirlene Bemfica de Oliveira, Deise Prina Dutra, Carolina Godoi de Faria Marques | ||
ST 78: O Letramento Crítico Decolonial na Prática docente: perspectivas outras nos processos de ensino e aprendizagens de línguas Coordenação: Flávia Colen Meniconi Lucas Santos de Assis |
1. Caminhos Decoloniais na (Re)Construção do Saber: Abordagens para a Formação de Educadores em Língua Portuguesa | Natália Luczkiewicz da Silva | 25/09 10:20 – 12:00 |
2. (RE)Pensando o ensino-aprendizagem de língua espanhola: reflexões sobre a colonialidade do ser e seus efeitos na saúde e identidade dos jovens à luz do letramento crítico decolonial | Aleph Danillo da Silva Feitosa | ||
3. Sexualidades Outras no Ensino de Língua Portuguesa: uma pesquisa-ação em uma turma da Educação de Jovens e Adultos | Lucas Santos de Assis | ||
4. Práticas Pedagógicas Decoloniais e Ensino de Língua Espanhola: Uma Análise Crítica de Conteúdos Didáticos | Mozart Luiz Tavares da Silva Gomes | ||
5. O PIBID e o Letramento Crítico Decolonial na Formação de Professores/as de Língua Espanhola | Nara Gleyce Cavalcante da Silva | ||
ST 79: Estágio Supervisionado em Letras: literatura e leitura em tempos de extremismos e políticas neoliberais Coordenação: Andrea Silva Pereira Ana Ximenes Gomes de Oliveira |
1. Práticas de leitura literária nas aulas de língua portuguesa: desafios e possibilidades | Alessandra Ramos dos Santos Miranda | 25/09 10:20 – 12:00 |
2. O lugar da experiência leitora na literatura de autoria feminina: interfaces entre o sujeito e a contemporaneidade | Ana Ximenes Gomes de Oliveira | ||
3. Práticas de mediação de leitura como ponte para a construção do eu-leitor/a | Andréa da Silva Pereira | ||
4. Criatividade docente e diversidade: movimentos decolonizantes | Letícia Romariz | ||
5. Pedagogia transmídia: reflexões sobre uma proposta de leitura literária dentro da cultura de convergência | Luiz Fernando Gomes | ||
ST 81: LINGUAGEM E ARTE E OUTRAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO Coordenação: Nádia Mara da Silveira (IFAL) |
1. A linguagem corporal/gestual para interagir com os alunos e tornar a aula mais afetiva | Nádia Mara da Silveira | 25/09 10:20 – 12:00 |
2. Cosplay: arte, linguagem, expressão | Jana da Silveira Santos, Nádia Mara da Silveira | ||
3. Psicanálise e linguagem: vertentes psíquicas | Stella Maris S. Mota | ||
4. Linguagem jurídica simples como garantia de acesso à justiça | Maria Verônica Correia de Carvalho Souza Araújo | ||
5. Envelhescência: intergeracionalidade, memória e poética da vida | Adriana Paula Q. R. e Silva Oliveira Santos, Áurea Luiza Rapôso, Patrícia Soares Lins |
||
ST 82: Panorama da formação docente em Alagoas: a Educação a Distância em questão Coordenação: Antonio Carlos Santos de Lima Kristianny Brandão Barbosa de Azambuja |
1. Letramento acadêmico e formação docente na EaD: refletindo sobre aspectos linguageiros | Antônio Carlos Santos de Lima | 25/09 10:20 – 12:00 |
2. Desafios e Perspectivas na Tutoria da Licenciatura em Letras-Espanhol Ead da UFAL |
Gabriela Rodrigues Botelho | ||
3. A Inteligência Artificial na Produção Textual em Língua Espanhola: Potencialidades e Desafios no Ensino Superior na modalidade a distância | Kristianny Brandão Barbosa de Azambuja | ||
4. Educação a Distância rompendo barreiras: história, dados e desafios ao longo dos 18 anos da UAB/Ufal | Lílian Kelly de Almeida Figueiredo Voss | ||
5. A mediação dialógica implicada e a construção identitária do professor/a em formação inicial docente na EaD: um estudo interpretativo das práticas linguístico-discursivas do ambiente virtual de aprendizagem | Lilian Soares de Figueiredo Luz | ||
ST 02: Pluralidade linguística das línguas de sinais e o ensino de português e educação bilíngue de Surdos Coordenação: Waldemar dos Santos Cardoso Junior (UFPA) Leila Saraiva Mota (UFPA) |
1. Educação bilíngue de surdos: discussões acerca da formação e trabalho docente | Raquel Elizabeth Saes Quiles Benini, Karine Albuquerque de Negreiros, Sheyla Cristina Araujo Matoso |
25/09 10:20 – 12:00 |
2. Análise do léxico da língua indígena ka’apor de sinais na perspectiva do artefato linguistico e cultural do povo indígena surdo | Leila Saraiva Mota | ||
3. A precariedade da Libras na formação docente: Reflexões críticas e os desafios na inclusão linguística de estudantes surdos no ensino regular | Lucas Silva Morais, Leila Saraiva Mota |
||
4. Estudos sobre metodologias de ensino da língua de sinais brasileira: ensino, aprendizagem e avaliação | Suellen Do Socorro Araújo Dos Santos, Jaqueline Freitas De Miranda |
||
ST 84: Linguística Aplicada e Libras: experiências científicas e práticas sociais no ensino-aprendizagem de pessoas surdas Coordenação: Edineide dos Santos Silva Carlos Alberto Matias de Oliveira |
1. A janela da Libras em videográficos bilíngues: contribuições para produção de material didático inclusivo no ensino-aprendizagem de pessoas surdas e surdas-cegas |
Matheus Victor dos Santos, Edineide dos Santos Silva | 25/09 10:20 – 12:00 |
2. Libras: estudo preliminar em creche inclusiva da rede municipal de Maceió-AL |
Edjane da Costa Silva | ||
3. Recursos multimodais e a expansão vocabular dos sinais: experiências de estágio obrigatório em Libras como L1 | Fernando Alves Barbosa, Michelle dos Santos Silva, Janiete Pilar dos Santos | ||
4. Os fenômenos linguísticos sinalizados por aprendizes universitários durante o período de aquisição da Libras |
Anna Cecília dos Santos Silva, Luiz Eduardo Constantino, Edineide dos Santos Silva | ||
5. Letramento geográfico: estratégias de ensino/aprendizagem de sinais cartográficos por meio de sequências didáticas a alunos surdos de turmas multisseriadas em Maceió – AL |
Edineide dos Santos Silva, Líbia Julimar Monteiro de Araújo | ||
6. Caracterizando os fenômenos de segunda língua quanto aos estágios de desenvolvimento linguísticos de aprendizes ouvintes da Libras | Geisiane Gomes da Silva Santos do Nascimento, Camila Vitória da Silva, Yasmim Costa Feitosa | ||
ST 29:(Multi)letramentos digitais, gêneros textuais/discursivos e formação do professor de língua Coordenação: Úrsula Cunha Anecleto (UEFS) Luciana Oliveira Lago (UEFS/UNEB) |
1. Simpósio de Pedagogia como prática de letramento com estudantes do 1° semestre: o trabalho de produção textual por meio de gêneros discursivos constelados | Mirelle Oliveira da Cruz | 25/09 16:20 – 18:45 |
2. Enfim Chico Bento na faculdade: um convite à leitura crítica sobre gramática padrão, ideologia e relações de poder na língua. | Moacir da Silva Côrtes Junior | ||
3. Net-ativismo e produção textual: promovendo a formação crítica de jovens-estudantes no ensino de Língua Portuguesa | Emanuelli De Oliveira Palmeira, Janaína da Conceição Santos Dias Almeida, Úrsula Cunha Anecleto |
||
4. Análise linguística/semiótica no campo jornalístico-midiático: percursos de letramento crítico | Maria de Lourdes Rossi Remenche, Ana Paula Pinheiro da Silveira | ||
5. Tecnologias Digitais como meios para o desenvolvimento da prática pedagógica do professor da Educação Básica | Ana Luisa Freitas de Jesus Souza, Úrsula Cunha Anecleto |
||
6. Letramentos Digitais no Ensino Superior: desafios e possibilidades dos professores do curso de pedagogia da UEFS | Ingrid Souza Santos | ||
7. Discursos teórico‑práticos e gêneros orais: reflexões sobre a argumentação docente | Marta Pastor da Silva Barreto, Úrsula Cunha Anecleto |
||
ST 05: Ensino e formação de professores de língua materna: reflexões suleadas sob o escopo da LA Coordenação: Dannytza Serra Gomes (UFC) Francisco Rogiellyson da Silva Andrade (UFC/CE) |
1. O gênero Plano de Aula na voz dos licenciandos: uma análise à Luz da Teoria Dialógica do Discurso | Alverbênia Maria Alves de Lima, Pollyanne Bicalho Ribeiro |
25/09 16:20 – 18:45 |
2. Movimentos axiológicos do GERLIT em Linguística Aplicada sobre ensino e formação docente de língua(s) | Pollyanne Bicalho, Francisco Rogiellyson da Silva Andrade |
||
3. Limites e implicações da avaliação da redação em um vestibular de uma universidade pública cearense sob a perspectiva da Linguística Aplicada | Letícia Sousa Silva, Joaquim Castro |
||
4. Desafios para a implementação do ensino produtivo de Língua Portuguesa a partir do cenário normativo brasileiro | Flávia Zanatta | ||
5. Flashes de uma professora em transformação pela educação científica: Proposta de tipologia de atividades sinalizadoras de pesquisa | Elisângela Teixeira Da Silva | ||
ST 06: Leitura e escrita nos primeiros anos de escolarização Coordenação: Elaine Cristina de Oliveira (UFBA) Cristiane Carneiro Capristano (UEM) |
1. A presença de rasuras na segmentação não convencional de palavras na escrita infantil | Larissa Ramos | 25/09 16:20 – 18:45 |
2. Dissonâncias ortográficas na escrita de crianças no contexto de Recomposição de Aprendizagens | Janete Pereira Santos Carvalho, Cristiane Carneiro Capristano |
||
3. Práticas de Leitura em Atividade de Livro Didático do 2º ano do Ensino Fundamental I | Aline Suelen Santos Sabatini | ||
ST 24: Práticas Docentes: caminhos na Formação de Professores Coordenação: Camilla Ferreira (FEUFF) Danuse Pereira Vieira (FEUFF) |
1. O Uso do Aplicativo SPeak nas Escolas Estaduais de São Paulo: Análise das Metodologias e Desafios na Prática | Geovana Chiari Reis | 25/09 16:20 – 18:45 |
2. O estudo do processo de transmissão de textos literários em livros didáticos como pretexto para reflexões sobre a formação de professores de Língua Portuguesa | Josenilce RODRIGUES DE OLIVEIRA BARRETO | ||
3. A configuração do gênero profissional: verbalizações docentes através do olhar para a atividade com o ensino de gêneros textuais no ensino médio | Alana Cerqueira Paranhos Capitó, Rosiane X | ||
4. Atuação docente e a prática formativa no letramento acadêmico: implicações na permanência discente na universidade | Anna Karyna Torres Côrtes | ||
Análise dos questionários sócio-linguísticos: resultados parciais do Projeto Extensionista “Licenciando” | Simone Azevedo Floripi | ||
Educação linguística e letramentos na formação docente: experiências do PROLICEN/UFF na construção de práticas autorais e reflexivas | Danuse Pereira Vieira, Camilla Ferreira | ||
7. Reflexões sobre educação linguística e formação docente no PIBID-UFF | Camilla Ferreira, Danuse Pereira Vieira | ||
ST 09: Produção textual e ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa: abordagens teórico-metodológicas da atividade Coordenação: Mauri Célio Alves Santana (UFAL) Rosiene Omena Bispo (Seduc/AL) |
1. Atividades metalinguísticas verbalizadas em sala de aula: uma análise comparativa entre Brasil e Portugal | Jardel Matias Dos Santos | 25/09 16:20 – 18:45 |
2. Análise comparativa das marcas de pontuação em histórias infantis: influências da prática docente e abordagem didático-curricular no Brasil e na França | Eduardo Calil, Kall Anne Sheyla Amorim Braga, Véronique Paolacci |
||
3. Atividades metalinguísticas sobre a vírgula na escrita colaborativa de contos etiológicos: um estudo com alunos recém-alfabetizados | Rosiene Omena Bispo | ||
4. Pausas escritas e gênese textual: uma análise das incidências de pausas no processo de escrita colaborativa em tempo real de uma díade recém-alfabetizada | Roseane Santana Navarro | ||
5. A atividade metalinguística na escrita colaborativa de alunos portugueses: uma análise de rasuras gramaticais | Mauri Célio Alves Santana | ||
ST 12: Educação Literária: produção, seleção e experiências com obras na escola pública Coordenação: Clecio dos Santos Bunzen Júnior (UFPE) Eliana Kefalás Oliveira (UFAL) |
1. Leitores-cúmplices: um estudo sobre a recepção e a compreensão leitora dos contos de Lygia Fagundes Telles na Educação Básica | Antônio Mitomari Neto | 25/09 16:20 – 18:45 |
2. Entre muitas vozes no Exame Nacional do Ensino Médio: uma reflexão sobre a seleção de textos literários no ENEM | Ana Cristina Pinto Bezerra | ||
3. Práticas de leitura literária no 5º ano do ensino fundamental – anos iniciais: A biblioteca escolar como espaço de formação de leitores. | Angélica Sheila Moreira | ||
4. Experiências estésicas pela obra de Cida Pedrosa e a formação de leitores de poesia no Ensino Médio | Gustavo Henrique Rodrigues da Silva | ||
ST 13: Linguística Textual e Ensino de Língua Portuguesa: teoria e prática em contextos multimodais Coordenação: Isabel Muniz-Lima (Fale/UFAL/Protexto/Getel) Fábio André Cardoso Coelho (UFF/Thelpo/Gepelt) |
1. Critérios textuais para a análise argumentativa de memes verbo-imagéticos: entre a referenciação e as intertextualidades | João Paulo Muniz da Silva | 25/09 16:20 – 18:45 |
2. Textualidade algorítmica: critérios para desprogramar a neutralidade | Júlio Araújo | ||
3. Discurso religioso, negação polifônica e intertextualidade nos textos multimodais do Padre Júlio Lancellotti no Instagram | Washington Elias Paes, Fábio André Cardoso Coelho | ||
4. Multimodalidade e informatividade na interação digital: uma análise comparativa entre fact-checkings da agência lupa e da agência aos fatos | Zacarias Oliveira Neri, Raíssa Martins | ||
5. Intertextualidade, humor e argumentação no enfrentamento da transfobia: uma análise de textos multimodais da Laerte para o ensino de leitura | Denis Fernandes De Oliveira | ||
6. Referente proeminente em rede: uma análise da compreensão textual em charges de @desenhosdonando a partir dos comentários do Instagram | Maria Verônica Monteiro Lima | ||
ST 14: (Re)visões do Nordeste: permanências e rupturas no regionalismo a partir da literatura brasileira contemporânea Coordenação: Alan Brasileiro de Souza (SECBA / UnB) Janara Laiza de Almeida Soares (UNEB – DLLARTES) |
1. Sertão feminino: da captura regionalista à memória inventada de Ronaldo Correia de Brito | Edcarla Melissa De Oliveira Barboza, Cleyton Sidney de Andrade | 25/09 16:20 – 18:45 |
2. Entre a miragem e a sombra: Morte e Vida Severina em quadrinhos | Filipe Rosa Dos Santos Dias | ||
ST 08: Lingua(gem) como ação afirmativa na escola: contribuições da linguística aplicada para o ensino crítico de nossa língua materna, a Língua Portuguesa | 1. Entre crenças e identidades: um olhar sobre discentes de uma escola rural de Alagoas em aulas de língua portuguesa | Maria Farias Matias | 25/09 16:20 – 18:45 |
2. Aspecto verbal em livros didáticos da língua portuguesa do Ensino Fundamental II: uma análise de atividades | Mariana Queiroga Gomes Arabie Bezri Hermont |
||
ST 16: Argumentação e retórica: enfoques teóricos, metodológicos e analíticos Coordenação: Deywid Wagner de Melo (PPGLL/UFAL) Max Silva da Rocha (PPGEL/UFPI) |
1. A construção do ethos no cordel popular nordestino: Uma leitura retórica-discursiva em “O Encontro de Lampião com os Coronéis” | Flávio Passos Santana | 25/09 16:20 – 18:45 |
2. PROTOCOLOS VERBAIS PARA ANÁLISE DA COMPREENSÃO LEITORA EM PRÁTICAS DE LEITURA ARGUMENTATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL II | Taiana Menezes de Jesus | ||
3. Retórica midiatizada: A notícia e os seus meios de persuadir e convencer | Taciana Gacelin Oliveira, Larissa da Motta Xavier | ||
4. A desconstrução do ethos político-presidencial de Jair Messias Bolsonaro | Eduardo Pantaleão de Morais, José Nildo Barbosa de Melo Junior | ||
5. Imagens de violência contra a mulher: representações discursivas de vítima e de agressor em inquéritos policiais | Maria de Fátima Silva dos Santos, Maria do Socorro Oliveira | ||
6. Retóricas do ódio: o etarismo contra mulheres mais velhas nas mídias digitais | Janieliete Lima dos Santos | ||
7. A argumentação da conciliadora em uma audiência no Juizado Especial Criminal | Bruna Carolina De Melo Souza, Leonardo José Santos Teixeira, Amitza Torres Vieira | ||
8. Entre o riso e o sagrado: disputa de sentidos nos esquetes do Porta dos Fundos sob uma perspectiva dialógico-argumentativa | Thyale Coelho De Oliveira | ||
ST 18: Estudos textuais e discursivos, persuasão e memória |
5. Um olhar argumentativo em gêneros discursivos jurídicos | Jackson Ribeiro do Nascimento | 25/09 16:20 – 18:45 |
2. A (des)cortesia como estratégia argumentativa na interação em sala de aula | José Vândesson dos Santos | ||
3. Uma análise das figuras retóricas em O conto da ilha desconhecida. | Juliana Félix dos Santos | ||
4. Estratégias de Repetição no Reconto de Histórias em Aulas de Língua Portuguesa da Educação Básica em Arapiraca/AL | Gabrielle Dos Santos Barbosa | ||
26/09 (sexta-feira) | |||
ST 37: Linguagem on-line e ensino-aprendizagem de línguas: múltiplas identidades e diversidade linguístico-cultural na era da informação |
1. Do desenho à escrita alfabética: reflexos da filogênese e ontogênese nas práticas digitais | Leandro Martins de Sousa, Arabie Bezri Hermont, Mariana Queiroga Gomes |
26/09 10:20 – 12:00 |
3. A Nanoaula no Tik Tok para o ensino de Língua Inglesa como língua estrangeira: uma análise multimodal | Roseli Wanderley de Araújo Serra | ||
4. Afetividade e uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) por professores no ensino da Língua Portuguesa: uma revisão da produção acadêmica da área | Dulcicleia Tavares de Almeida | ||
5. Letramentos em Jogo: A gamificação como caminho para a leitura crítica e multimodal | Jailma do Socorro Uchôa Bulhões Campos | ||
ST 04: Ensino da leitura: aspectos cognitivos e desafios práticos |
1. A leitura de estudo no ensino médio: prescrição ou ensino? | Jardiel José de Melo, Maria Inez Matoso Silveira |
26/09 10:20 – 12:00 |
2. Leitura em voz alta, oficinas pedagógicas e estratégias de ensino na prática do professor de língua portuguesa | Marcos Suel dos Santos | ||
3. A fraseologia no ensino de língua portuguesa – a promoção da compreensão leitora entre alunos da educação básica por meio de provérbios e outras unidades fraseológicas | Helia Pinheiro Morais da Silva | ||
4. Uma análise histórico-comparativa dos fundamentos teóricos nos livros didáticos de alfabetização sob a ótica dos modelos cognitivos de leitura | Maria Silma Lima de Brito | ||
ST 25: Letramentos e multiletramentos na educação básica: perspectivas de ensino, práticas pedagógicas e formação docente Coordenação: Nayara da Silva Queiroz (COTUCA/UNICAMP) Rosivaldo Gomes (DEPLA/UNIFAP) Sirlei Adriani dos Santos Baima Elisiário (SEDUC-AM/UNICAMP) |
1. Multiletramentos na formação inicial: a importância das posturas e representações decoloniais de professores de língua portuguesa | Juliana Cordeiro De Moraes | 26/09 10:20 – 12:00 |
2. Uma análise dos Novos Letramentos e do gênero digital meme na BNCC e no Currículo do Piauí | Felipe Rodrigues Lustosa, juscelino Francisco do Nascimento | ||
3. Práticas de ensino de Língua Portuguesa no currículo de uma escola estadual de São Paulo | Ana Clara Mendonça Urbinatti, Sirlei Adriani dos Santos Baima Elisiário, Márcia Mendonça | ||
4. Decolonialidade na tessitura de um currículo outro para o ensino de língua portuguesa no ensino médio | Sirlei Adriani dos Santos Baima Elisiário, Márcia Mendonça | ||
5. Rindo para não chorar: representações do ser professor em memes e vídeos virais | Julian Sá de Freitas | ||
ST 26: Inteligência Artificial e Formação de Professores: desafios e oportunidades no contexto das tecnologias digitais Coordenação: Lilia Aparecida Costa Gonçalves (UNIGRANRIO) Natália Xavier Pereira da Costa (UNIGRANRIO) |
1. Estudo da variação nas métricas do Nilc-Metrix em redações nota mil do Enem: uma abordagem baseada no processamento de linguagem natural | Jeane Cardoso Costa | 26/09 10:20 – 12:00 |
2. O uso das tecnologias digitais no processo de aprendizagem de língua portuguesa para alunos do ensino médio | Gabriel da Silva Mendonça, Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino | ||
3. Formação de professores de línguas e inteligência artificial: integrando letramentos digitais críticos no ensino com tecnologias emergentes | Christiane Moises | ||
4. Inteligência Artificial: Desafios e Possibilidades no Ensino da Linguagem | Andrea Ad Reginatto, Claudia Stumpf Toldo Oudeste | ||
5. Inovação educacional nos materiais didáticos da formação docente continuada da plataforma Educação Midiática | Ana Irís Alves Santos, Mayara Monick Pereira Gusmão, Márcia Mirelly Silva Melo | ||
ST 28: Interfaces entre Multiletramentos, Multimodalidade e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: implicações para o ensino de línguas na contemporaneidade Coordenação: Cristiano Lessa de Oliveira (IFAL) Marcos Antônio de Araújo Dias (IFAL) |
1. Multimodalidade e constituição de significados em mídia digital: um estudo com estudantes guineenses e moçambicanos | Martiniza José Camparam, Arcedes José Manuel | 26/09 10:20 – 12:00 |
2. Eventos e práticas de (multi)letramento de alunos surdos: um olhar sobre a educação profissional e tecnológica | Fátima Letícia Da Silva Gomes, Juscelino Francisco do Nascimento | ||
3. A integração entre multimodalidade e interatividade em livros didáticos digitais interativos de alemão como língua adicional: uma análise com foco em estratégias de aprendizagem | Rafael Luciano Pinto | ||
4. O uso dos gêneros textuais/discursivos para fins de ensino-aprendizagem da língua portuguesa no ensino médio público recifense | Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva, Jussara de Freitas Magalhães Pimentel | ||
5. Multiletramentos e Tecnologias Digitas da Informação e Comunicação na Educação: diálogos com a BNCC | Jeferson Silva de Souza, Nádson Aráujo Dos Santos | ||
6. O Dialogismo, os Nativos Digitais e o Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras | Jussara de Freitas Magalhaes Pimentel | ||
7. Multimodalidade e informatividade na interação digital: uma análise comparativa entre fact-checkings da agência lupa e da agência aos fatos | Zacarias Oliveira Neri, Raíssa Martins | ||
ST 29:(Multi)letramentos digitais, gêneros textuais/discursivos e formação do professor de língua Coordenação: Úrsula Cunha Anecleto (UEFS) Luciana Oliveira Lago (UEFS/UNEB) |
Letramento digital: diálogos sobre a BNCCe as normas legais que restringem o uso de dispositivos móveis | Geísa Araujo Dias, Janaína da Conceição Santos Dias Almeida |
26/09 10:20 – 12:00 |
Formação docente e multiletramentos: o trabalho com textos imagéticos no curso de Letras: Português/Espanhol da UEFS e sua contribuição para a construção de discursos críticos na escola básica | Denise Pereira da Silva | ||
Práticas verbo-visuais na formação docente: uma análise de Angola Janga sob a perspectiva dos letramentos | Ana Paula Pinheiro da Silveira, Wanderlei de Sousa Lopes |
||
Podcasts como interfaces multiletradas para a produção de conhecimento: interação de estudantes do curso de Pedagogia com episódios educacionais | Will Farias De Souza, Luciana Oliveira Lago, Úrsula Cunha Anecleto |
||
Linguagem e tecnologia: o gênero podcast e suas potencialidades para as práticas de leitura e escrita | Carla Daniele Saraiva Bertuleza | ||
As Culturas Digitais na Formação Inicial de Professores no Norte do Brasil: o que demonstram os estudos? | Roney Alves Medeiros, Nádson Aráujo Dos Santos |
||
O Chat Online whatsapp como recurso didático no ciclo de alfabetização durante o Ensino Remoto Emergencial: reverberações da Pesquisa Nacional alfarede | Nádson Aráujo Dos Santos, Tatiane Castro dos Santos |
||
ST 31: Convergências acadêmicas: inovação e práticas letradas por meio de gêneros textuais/discursivos na Educação Básica e Superior Coordenação: John Hélio Porangaba de Oliveira (UESPI/Capes) José Ribamar Lopes Batista Júnior (UFPI/LPT/CNPq) |
Horizontes de letramentos na educação básica: um levantamento de práticas possíveis da inclusão da ciência no ensino de língua(s) e literatura(s) | John Hélio Porangaba de Oliveira, José Ribamar Lopes Batista Júnior | 26/09 10:20 – 12:00 |
Engajamento com gêneros acadêmicos e o letramento bilíngue de Intérprete de Libras no Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT) do Colégio Técnico de Floriano | Conceição de Maria Ferreira de Macedo | ||
Os gêneros acadêmicos e a constituição da identidade leitora de discentes do curso de Letras Libras da UFPI | Mizaely Batista de Brito Freire | ||
Práticas de letramentos como sistemas complexos: um diálogo entre os Novos Estudos do Letramento e a Teoria do Caos e da Complexidade | Jéssica Catarine Santos Moura, Leila Rachel Barbosa Alexandre | ||
ST 34: Questões de gênero e(m) discurso: representações, identidades e (re)existências em uma perspectiva crítica Coordenação: Lorena Araújo de Oliveira Borges (UFAL) |
1. Discurso de ódio e pânico moral: o fantasma do gênero nas olimpíadas de Paris 2024 | Gabriella Anchieta Silva Barros | 26/09 10:20 – 12:00 |
2. Diversidade, gêneros e sexualidades na Educação de Jovens e Adultos: caminhos para um letramento crítico decolonial | Lucas Santos de Assis | ||
3. Discursos e produção de sentidos sobre a linguagem não-binária: Teoria Queer e não binariedade de gênero | Jomson Teixeira da Silva Valoz | ||
4. A gramática da (re)existência no discurso de Érika Hilton: performatividade, insurgência e representatividade política. | Lillian Franca Rodrigues, Antonio Ozielton de Brito Sousa, Aryanne Caetano Azevedo Ferreira | ||
5. A voz das Mulheres Evangélicas nas Mídias Digitais: Uma análise do Discurso de Empoderamento e Submissão no Instagram | Carolina Valdete Da Silva | ||
ST 35: A política dos corpos interditados: raça, gênero, sexualidade, identidade e discurso de resistência Coordenação: Humberto Soares da Silva Lima (IFAL) Ana Luiza Azevedo Fireman (IFAL) |
1. Gênero e sexualidade em livros ilustrados | Newton Freire Murce Filho | 26/09 10:20 – 12:00 |
2. Diálogo intercultural: práticas de valorização e disseminação das culturas indígena e quilombola | Marina de Sousa Gaspar | ||
3. Na contramão da corponormatividade: perspectivas inclusivas de pessoas com deficiência no ensino médio integrado do alto sertão alagoano. | Maria Virgínia Gomes Da Silva | ||
4. Políticas linguísticas e o (re)nascimento das línguas | William Jônatas Vidal Coutinho, Maria João Marçalo, Cristiano Figueiró | ||
ST 36: Políticas Linguísticas em Línguas de Sinais: impactos na vida das pessoas Surdas Coordenação: Janine Soares de Oliveira do Carmo (UFSC) Bianca Sena Gomes (UFV) |
1. A Língua de sinais como direito linguístico: reflexões sobre a educação de surdos e os estudos linguísticos | Sheyla Cristina Araujo Matoso, Raquel Elizabeth Saes Quiles Benini, Karine Albuquerque de Negreiros | 26/09 10:20 – 12:00 |
2. A influência do capital cultural na educação linguística e cultural de surdos do território amargosense | Simonik Martins | ||
Política linguística e direitos linguísticos das pessoas surdas: a Lei de Libras e seus impactos na educação | Magno Prado Gama Prates | ||
4. Tradução de material didático: efeitos de modalidade no discurso matemático em Libras | Janine Soares de Oliveira do Carmo | ||
5. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) como política linguística e educacional na formação de professores(as) de Libras | Lucas Romário | ||
6. “Como fala hipotenusa em Libras?”: uma análise videotextual das traduções para Libras dos cadernos de Matemática e suas Tecnologias do Enem entre 2018 e 2023 | Ramon Santos de Almeida Linhares, Janine Soares de Oliveira do Carmo | ||
ST 80: CENÁRIOS INOVADORES DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO NO CURSO DE LETRAS/ESPANHOL/UFAL Coordenação: Kristianny Brandão Barbosa de Azambuja, Aline Vieira Bezerra Higino de Oliveira |
1. Multiletramentos literários: decolonializando o ensino de língua espanhola | Patricia Neyra | 26/09 10:20 – 12:00 |
2. Práticas Inovadoras no Ensino-Aprendizagem de Oralidade na Formação Inicial de Professores de Espanhol | Aline Vieira Bezerra Higino de Oliveira | ||
3. Letramento crítico e decolonialidade nos materiais didáticos do pibid/espanhol: por uma educação linguística outra | Flávia Colen Meniconi | ||
4. Práticas reflexivas sobre a formação docente: a produção textual e o ensino/aprendizagem da Língua Espanhola | Kristianny Brandão B. de Azambuja | ||
5. Relações de sentido em construções gramaticais: homonímia, polissemia e sinonímia em tiras da mafalda e em livros didáticos de língua espanhola | Eliane Barbosa da Silva | ||
ST 87: Ensino e Aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: reflexões sobre o ensino de línguas e a formação docente Coordenação: Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin |
1. Formar o professor para o ensino de gêneros orais em sala de aula de língua materna | Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin | 26/09 10:20 – 12:00 |
2. Formação de professores em contexto de produção de textos gerados por ferramentas de Inteligência Artificial: autoria, reflexividade e crítica | Maria Angela Paulino Teixeira Lopes | ||
3. Práticas de oralidade em aulas de português no ensino fundamental: uma pesquisa colaborativa | Silvio Nunes da Silva Júnior | ||
4. Estudos da Linguística Aplicada Implicada em Alagoas: para o letramento complexo e uma vivência da/pela paz |
Rita de Cássia Souto Maior | ||
5. A construção de currículo de língua materna para Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA): experiência de formação de professores em Projeto de Iniciação à Docência na UERJ | Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu | ||
ST 86: Língua Adicional no Brasil: desafios Políticos, Pedagógicos e Sociais Coordenação: Claudia Paulino De Lanis Patricio, Rosinete Vasconcelos Costa |
1. “Espanhol no Espírito Santo: Dilemas Curriculares, Desafios Estruturais e o Cenário Pós-Reforma do Ensino Médio” | Cláudia Paulino de Lanis Patricio | 26/09 10:20 – 12:00 |
2. Ensino-aprendizagem de português/língua adicional para imigrantes hispânicos em contexto interlinguístico em Rondônia: o papel das emoções nas relações vivenciadas na sala de aula | Rosinete Vasconcelos Costa | ||
3. Acolher em línguas: a aula de espanhol como lugar de afeto | Danielle Bruzzi Auad | ||
4. Acolhimento de Imigrantes e Refugiados: Relatos e vivências em uma professora em formação | Luísa Antunes Martins | ||
5. Português/língua de acolhimento: considerações sobre sua aprendizagem por estudantes africanos no Bacharelado em LEA-MSI x a aprendizagem de estudantes brasileiros deste curso com as línguas estrangeiras | Marina de Paula Matheus, Cesário Alvim Pereira Filho |
||
6. Portunhol selvagem: a contribuição da poética da fronteira para o ensino do espanhol como língua adicional |
Nádia Nelziza Lovera de Florentino | ||
ST 33: Para ensaiar futuros: sertão/Nordeste/semiárido (e outros espaços) em estudos de uma Geografia Discursiva (sob os pressupostos de uma Linguística Aplicada Cuir para cortar) Coordenação: Ismar Inácio dos Santos Filho (UFAL-Campus do Sertão; PPGLL-FALE) Hugo Pedro da Silva Santos (PPGEL-UFRN; UFAL-Campus do Sertão) |
1. (Re)construções discursivas sobre o Nordeste: “Nordeste Brasil”, “Nordeste Cuba” em mapas políticos em circulação na contemporaneidade | Juliana Pereira da Silva | 26/09 10:20 – 12:00 |
2. Ensaiando futuro para um letramento escolar televisivo territorial acerca de Sertão/Nordeste/semiárido em cenas de telenovela | Lirane Dos Santos Barbosa | ||
3. A Tecitura Subversiva de Masculinidades em Boi Neon (2015): Provocações Crítico-Metodológicas Em Uma Linguística Aplicada Para Cortar | Eric Araújo Teixeira | ||
4. Aprender/ensinar na cidade: atuação do/a docente (em revista) em práticas de letramento territorial em uma pedagogia urbana | Sônia da Rocha | ||
ST 16: Argumentação e retórica: enfoques teóricos, metodológicos e analíticos |
1. A lógica da perseguição em discursos polêmicos: o caso “Menino veste azul e menina veste rosa” | Clara Cristiana Odilon Pereira | 26/09 16:20 – 18:00 |
2. Atos retóricos na argumentação do Bispo Edir Macedo | Max Silva da Rocha, José Maria de Melo Sousa, João Benvindo de Moura | ||
3. A construção retórica em discursos de ódio na internet | Marcos Vinícius Lúcio Fragoso, Deywid Wagner de Melo | ||
4. A construção da argumentação no discurso midiático do jornal “O Dia” sobre o Sanatório Meduna | Francisco Herbert da Silva | ||
5. Retórica, argumentação e multimodalidade em posts do perfil vítimas da Braskem no Instagram | Maria Darliana Vilela Ferro | ||
6. Os embates discursivos em torno da identidade de gênero nas Olimpíadas de Paris | Bianca Dorothea Batista | ||
7. Artimanhas persuasivas: uma análise das provas retóricas em votações de deputados federais alagoanos durante o processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff em 2016. | Isabella S Medeiros Teixeira, Deywid Wagner de Melo | ||
ST 32: Linguagem, educação linguística e práticas identitárias em disputa na América Latina Coordenação: Danillo da Conceição Pereira Silva (IFAL) Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti (IFAL) |
1. “Eessa sua cabeça europeia, branca, escravagista não te deixa enxergar nada além de você mesmo”: as trajetórias textuais de um caso de racismo reverso na mídia brasileira | Jaiane Karoline Guilherme de Oliveira | 26/09 16:20 – 18:00 |
2. Entre telas e territórios: cinema, educação linguística e decolonialidade | Acassia Dos Anjos Santos Rosa | ||
3. “Ou você vai ser mais um negro que passou a vida em branco?”: faces do racismo na produção multissemiótica do rapper Djonga | Ernande Edson Da Conceicao | ||
4. Educação linguística e norma culta: uma reflexão sobre o valor do falante e de sua variedade linguística | Rictor Dantas, Kiminay De Oliveira, Lucimar Araujo Braga | ||
5. Aquilombamento e Representação Política no Instagram: análise de campanhas eleitorais de 2024 do @bancadanegra | Maria Jussara da Silva, Rita de Cássia Souto Maior | ||
ST 87: Ensino e Aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: reflexões sobre o ensino de línguas e a formação docente Coordenação: Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin |
1. Interacionismo sociodiscursivo e a educação para a cidadania global: diálogos e intersecções | Luciane Sturm | 26/09 16:20 – 18:00 |
2. Implicações da pandemia em curso de Formação de professores de Espanhol Língua Estrangeira no interior paulista | Nildicéia Aparecida Rocha | ||
3. Ensino e Aprendizagem da Leitura na Perspectiva da Linguística Aplicada: Revisão Sistemática de Dissertações e Teses (2009-2024) | Raimunda Gomes de Carvalho Belini | ||
4. Letramento Acadêmico nos Cursos de Pedagogia de universidades públicas do estado do Rio de Janeiro: uma análise curricular | Diego da Silva Vargas | ||
5. Esforços decoloniais na formação inicial com professores/as de Língua Portuguesa: um estágio como um espaço da desaprendizagem | Rosivaldo Gomes | ||
ST 90: O ensino da variedade brasileira da língua portuguesa, da literatura e da cultura brasileira na Universidade de Sófia Sveti Kliment Ohridski, Bulgária Coordenação: Yana Andreeva (Universidade de Sófia Sveti Kliment Ohridski, Bulgária) |
A tradição acadêmica no ensino da literatura e cultura brasileira na Universidade de Sófia Sveti Kliment Ohridski: histórico, enquadramento na Europa Central e de Leste, currículo e programas de estudo, perspetivas e desafios | Yana Andreeva | 26/09 16:20 – 18:00 |
O ensino da literatura e cultura brasileira através da tradução |
Iliyana Chalakova | ||
A presença da variedade brasileira do português no ensino das unidades curriculares de Linguística na Universidade de Sófia Sveti Kliment Ohridski |
Dora Mancheva | ||
O ensino da obra de Graciliano Ramos na unidade curricular de Literatura Brasileira (sécs. XX-XXI) na Universidade de Sófia Sveti Kliment Ohridski |
Soni Bohosyan | ||
Desafios e oportunidades no ensino/ aprendizagem na unidade curricular de Cultura Brasileira na Universidade de Sófia Sveti Kliment Ohridski |
Kremena Kostadinova-Dias |