III Encontro Nacional de Linguística Aplicada

Simpósios Temáticos presenciais

SIMPÓSIO  TEMÁTICO TÍTULO AUTORIA DATA
23/09 (terça-feira)
ST 03: Práticas de ensino da Libras (como língua natural, materna e adicional) e da Língua Portuguesa (como língua adicional) para surdos/as

Coordenação:

Joseane dos Santos do Espírito Santo (UFRR)
1.  Desafios e possibilidades no ensino da língua portuguesa por uma professora surda: uma experiência inclusiva no IFPA – Campus Bragança Floriete Assunção Ribeiro,
Giovana Cristina de Campos Bezerra
23/09
09:40 – 12:00
2.  Práticas de letramento de uma Estudante Surda na Disciplina de Língua Portuguesa: a mediação do intérprete educacional e o acesso à língua escrita Giselli Mara da Silva,
Sônia Romeiro
3.  Multiletramentos e formação do leitor surdo: estratégias de leitura com gênero multimodal Lóris Marta Matozo Soares Xavier,
Gisele Benck de Moraes
4.  Discursos envolventes e a formação de loops discursivos no ensino e aprendizagem da libras no ensino superior Denise Melo
5.  Entre Línguas e Fronteiras: experiências no ensino de português escrito para surdos venezuelanos Felipe Aleixo,
Thaysa Oliveira Barbosa
6.  Acesso de estudantes surdos ao ensino superior em Roraima: histórico e perspectivas futuras Flore Kédochim,
Thaysa Barbosa de Oliveira
7.  “Produção de HQs por estudantes surdos: proposta de atividade para o ensino de Língua portuguesa como L2”. Maria Eduarda Lopes Bezerra,
Samyra Pimentel Dos Santos,
Denise Melo
ST 85: Formação docente, prática pedagógica e políticas educacionais: reflexões em modalidades e

Coordenação:
Manoel Santos da Silva
Antonio Carlos Santos de Lima

1. Racismo e gênero na escola: uma abordagem dialógica Aurineide Profírio Barros Correia, Rita de Cássia Souto Maior, Antônio Carlos Santos de Lima 23/09
09:40 – 12:00
2. Identidades docentes no curso de licenciatura em letras-português a distância do IFAL: reflexões sobre aspectos e processos identitários Cleide Calheiros da Silva
3. A Educação para as Relações Étnico-Raciais no contexto Educação Profissional e Tecnológica: reflexões em prol de igualdade e justiça social Luís Antônio Costa Silva
4. Perspectivas na formação técnica profissional nas vozes dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos Manoel Santos da Silva
5. Permanência escolar na Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional Maria de Fátima Feitosa Amorim Gomes
6. Traços irônicos no discurso anticrise do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia da covid-19 Poliana Pimental Silva
7. A Formação de Professores de Língua Portuguesa e a Literatura Negra: Desafios e Perspectivas para uma Educação Antirracista Rebeca Lins de Melo
ST 15:  Literatura, outras artes e sociedade no Brasil contemporâneo (pós-1960)

Coordenação:
Gabriel Provinzano (UFG)
João Vitor Rodrigues Alencar (IFPA)

1. A autonomia feminina e o inconsciente na obra Torto Arado: uma análise arquetípica e comparativa de Bibiana e Belonísia Eduarda Ferreira dos Passos,
Geam Karlo-Gomes
23/09
09:40 – 12:00
2. Deisiane Barbosa e Cristiano Moreira: a arte e a ética de fazer livros Rubens da Cunha
3. Glossário particular: uma leitura do conto Boca do povo, de Jarid Arraes Rafaela Áurea Monteiro,
Jaiane Beatriz Cavalcante dos Santos
4. O fantástico e a memória no conto “A chave na porta”, de Lygia Fagundes Telles Pedro Moura Araujo
5. A configuração híbrida do romance em Mulheres Empilhadas (2019), de Patrícia Melo. Helen Maika Brasil Bezerra
ST 10: A Proposta Multirrede-Discursiva no ensino-aprendizagem de línguas: subsídios para o trabalho docente

Coordenação:

Yamilka Rabasa (UnB)
1.  Identidade cultural latino-americana: uma proposta Multirrede-Discursiva (MR-D) para o ensino de Língua Espanhola em turmas de Ensino Médio Maria Eduarda De Andrade Coutinho 23/09
09:40 – 12:00
2.  Padrões de beleza: uma proposta de aula particular de língua inglesa na perspectiva multirrede-discursiva Alisson Torreao de Freitas
3.  A Proposta Multirrede-Discursiva (MR-D) nas aulas de lingua inglesa no 9° ano do ensino fundamental (anos finais). Beatriz Mota do Nascimento
4.  Choosing a career: pedagogia crítica de projeto na perspectiva multirrede discursiva (MR-D) Clécia Alves de Souza
5.  O tratamento da variação linguística na proposta Multirrede-Discursiva (MR-D) no ensino de espanhol Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva,
Moisés Llopis i Alarcón
ST 11: Ensino de literatura e linguística aplicada: interseções

Coordenação:

Adriana Nunes de Souza (IFAL)

Rosangela Nunes de Lima (IFAL)
1.  As obras de Clóvis Amorim nas aulas de Língua Portuguesa: uma proposta de letramento literário Manoel Oliveira de Jesus 23/09
09:40 – 12:00
2.  O caso dos contos – A literatura como um instrumento para iniciação jurídica de alunos calouros do curso de Direito em uma Instituição de Ensino Superior de Manaus-AM Rafael Seixas De Amoedo
3.  Os estudos do letramento literário no âmbito da linguística aplicada: diálogos que se entrelaçam Wanessa Bento
Maria Alice Pereira Da Silva
4.  O ensino de língua portuguesa e o letramento literário como práxis da interculturalidade e decolonialidade no currículo escolar Carlos Alexandre Nascimento Aragão
Doris Cristina Vicente da Silva Matos
5.  Possibilidades de interdisciplinaridade no ensino de Língua Portuguesa e Artes: um olhar para a BNCC. Matheus Ferreira dos Santos
6.  Um passarinho me contou: estudo de neologismos na literatura para as infâncias à luz das Categorias Neolúdicas Solange Maria Moreira de Campos
7.  Laboratório de literatura aplicada: um relato de experiência Lígia de Pádua Xavier
ST 17: Racialização como fato de linguagem: estudos em linguística da enunciação e em educação linguística

Coordenação:

Kizy dos Santos Dutra (UNISINOS)

Silvana Silva (UFRGS)
1. A violência policial em trajetórias textuais midiáticas: reflexividade racial acerca do caso de Cláudia Ferreira Jaíne Patrícia Lopes dos Santos 23/09
09:40 – 12:00
2.  A voz que habita o quilombo: afeto, língua e resistência Beatriz Rodrigues Lima
3. Como nos percebemos na educação antirracista? uma experiência de formação com professoras/es de línguas Talitha Kumi
ST 19: Perspectivas Discursivas de Educação Linguística na Escola e na Universidade

Coordenação:

Luciana Maria Almeida de Freitas (UFF)

Jéssica do Nascimento Rodrigues (UFF)
1.  Representação da mulher negra nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio Sione Pereira Alves 23/09
09:40 – 12:00
2.  Relato do GEPLEA/ LabLA-UFF sobre estudos em orientação acadêmica de gêneros discursivos Jéssica do Nascimento Rodrigues
3. Inteligência artificial generativa: panorama da produção científica na pós-graduação brasileira Fernanda Morosini dos Santos Lemos
Jéssica do Nascimento Rodrigues
4.  Representação negra e educação linguística: uma análise de livros didáticos de espanhol e de inglês para o Ensino Douglas Coelho
5. Linguagem, escola, racismo, antirracismo e a violência letal contra a juventude negra Lucilaine Maria da Silva Reis
6. Gênero do discurso como eixo da educação linguística: reflexões sobre a elaboração de livros didáticos de línguas adicionais Luciana Maria Almeida de Freitas
7. Relações dialógicas entre os documentos “Educação Já” e “Educação: Uma agenda Urgente”, do Todos Pela Educação Caio Barros Sepúlveda
ST 22: Linguística aplicada localizada para além das teorizações e modelos

Coordenação:
Paulo Rogério Stella (UFAL – FALE – PPGLL)
Fábio Rodrigues dos Santos (UFAL – FALE)
1.  Narrativas digitais e performatividades identitárias: jogos eletrônicos como práticas discursivas na Linguística Aplicada Wendel Santos Bulandeira 23/09
09:40 – 12:00
2.  ESP, IA, AU, BSI, LA: o projeto AI-DA entre tantas siglas Jonas Jandson Alves Oliveira
3. Para além da palavra: o apoderamento como ato de resistência a partir dos termos surdo e deficiente Carlos Alberto Matias de Oliveira
4.  O corpo com hiv/aids: a circulação na mídia Alisson França Santos, Paulo Rogério Stella
5. O ensino de línguas adicionais como forma de acesso a uma educação omnilateral na EPT Luciana Costa De Oliveira Teixeira,
Wellington Ferreira Dos Santos
6. Construções discursivas e educação bilíngue de Surdos: sentidos de língua no processo de ensino de português escrito para crianças surdas no PIBID (2024-2026) Fábio Rodrigues dos Santos
7. Aspectos Variacionais nas Terminologias da Meliponicultura Maria Betânia de Araújo Rodrigues
ST 16: Argumentação e retórica: enfoques teóricos, metodológicos e analíticos

Coordenação:
Deywid Wagner de Melo (PPGLL/UFAL)
Max Silva da Rocha (PPGEL/UFPI)
1. O impacto do youtube na opinião pública sobre a criminalização da homofobia e transfobia pelo STF Sara Figuerêdo de Cerqueira, Lucas Nascimento 23/09
09:40 – 12:00
2. Argumentação, retórica e emoções no discurso religioso neopentecostal da Igreja Santa de Jesus Cristo Max Silva da Rocha
3. Discursos antifeministas de influenciadoras cristãs no Instagram: uma análise argumentativa Clara Cristiana Odilon Pereira
4. A Ecolinguística e o Modelo Dialogal da Argumentação: conexões, caminhos e perspectivas. Erick Samuel Silva Thomas, Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto
5. A justificação legislativa do projeto de lei da anistia: uma análise argumentativa Patrícia Rodrigues Tomaz, Max Silva da Rocha
6. Construindo a argumentação acadêmica de estudantes universitários: a perspectiva integrada de Toulmin Silvana Silva
7. Figuras de retórica e referenciação: as múltiplas formas de referir no discurso crítico-opinativo de Josias de Souza Marília Barbosa de Melo, Maria Inez Matoso Silveira
8. Persuasão e discurso político: uma análise retórico-argumentativa em pronunciamentos da deputada federal Erika Hilton no Congresso Nacional Fábio Antônio Ferreira dos Santos, Deywid Wagner de Melo
ST 23:  Estudos discursivos à luz do Círculo de Bakhtin

Coordenação:

Samuel de Carvalho Lima (IFRN)

Rafael Lira Gomes Bastos (UECE)
1.  Construção de Ethos e Práticas Discursivas Neoliberais: Uma Análise Dialógica do Discurso de Pablo Marçal Renata Valéria De Araujo Lima 23/09
09:40 – 12:00
2.  Diálogos interculturais no ensino de português brasileiro como língua estrangeira: reflexões sobre o livro tirando de letra: português brasileiro para estrangeiros Emanuel Mateus da Silva
3. “Rasgada até o talo”: análise dialógica da violência obstétrica contra uma mulher negra na Bahia Natália Luczkiewicz da Silva, Aleph Danillo da Silva Feitosa
4.  Heterogeneidade enunciativa e presumidos sociais na escrita de estudantes no início da graduação Mônica Cristina Metz
5. Construção de sentidos em propaganda de imprensa moçambicana Arcedes José Manuel
6. Polifonia e carnavalização nas toadas dos bois-bumbás de Parintins Jackeline Mendes Brandão
7. A mulher indígena como signo ideológico de resistência: uma abordagem dialógica Maria da Glória Corrêa di Fanti, Cristhiane Ferreguett, Adriana Barbosa Pesca
8. Tecnocentrismo na educação básica: uma análise dialógica do discurso ministerial sobre a Lei nº 15.100/2025 Samuel de Carvalho Lima, Rafael Lira Gomes Bastos  
ST 27: As relações entre formação docente, metodologias ativas e materiais didáticos na contemporaneidade

Coordenação:

Renato Caixeta da Silva (CEFET-MG)

Heliandro Rosa de Jesus (UFVJM/Posling-CEFET-MG)
1. A produção de materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira sob a perspectiva da interdisciplinaridade Patricia Minelly da Paz Melo, Mariana Silva, Alyssandra Viana Fonseca 23/09
09:40 – 12:00
2.  Da Licenciatura à Sala de Aula: O Impacto do PIBID na Formação do Professor de Língua Inglesa Alan Geraldo Ank Vasconcelos Batista
3. Produção de materiais didáticos de língua estrangeira como tema na formação docente: foco numa experiência relatada. Renato Caixeta da Silva
4.  Contribuições das metodologias ativas para a formação de professores de espanhol Heliandro Rosa de Jesus
5. Dialogismo, Metodologias Ativas e Tecnobiografias na Educação do Campo: Saberes, Práticas e Reconfiguração dos Materiais Didáticos na Formação Docente Cláudia Aparecida Fonseca
6. Entre jogos e saberes: a gamificação como inovação nos livros didáticos de línguas Mayara Monick Pereira Gusmão, Márcia Mirelly Silva Melo, Ana Irís Alves Santos
ST 30: Letramentos com foco em atividades de trabalho: algumas discussões sobre práticas e eventos de letramento desenvolvidos no âmbito do cotidiano escolar e em outros contextos profissionais

Coordenação:

Ana Maria de Oliveira Paz (FELCS/UFRN)

Jardiene Leandro Ferreira (IF/Sertão/PE)
1.  Projeto “50+ Modernos” em Manaus-AM – Análise discursiva dos relatos dos participantes Rafael Seixas De Amoedo 23/09
09:40 – 12:00
2.  Letramentos, comunidades de práticas e mundo do trabalho na Educação Básica Kelvya Freitas Abreu
3. Oficinas de letramentos e a formação docente: um estudo em contextos não formais de ensino Márcia Regina Mendes Santos, Patrícia Vilela da Silva
4.  Prática de escrita docente: um estudo sobre as representações sociais do professor em relatórios avaliativos José Vilmar Firmino
5. Métier do professor EBTT: um estudo de caso sobre práticas letradas de docentes do IFSertãoPE Jardiene Leandro Ferreira
6. Oficinas de Letramento Crítico mediadas pela caderneta de saúde: práticas sociais com foco no bem-estar da pessoa idosa Ana Maria de Oliveira Paz
ST 24: Práticas Docentes: caminhos na Formação de Professores

Coordenação:
Camilla Ferreira (FEUFF)
Danuse Pereira Vieira (FEUFF)

1. Monotongação e ditongação: variação linguística fala e escrita no sexto ano do ensino fundamental Elmo Dias do Nascimento 23/09
09:40 – 12:00
2. Gêneros textuais/discursivos : práticas de leitura, escrita e oralidade nos projetos de Estágio Supervisionado Patrícia Vilela da Silva, Márcia Regina Mendes Santos
3. Formação inicial e letramento acadêmico: caminhos para ‘escrever-se’ professor no curso de Letras da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) Élen Correia Novais, Fabíola Silva de Oliveira Vilas Boas
4. FORTALECENDO RAÍZES: a produção de texto na formação superior de professores indígenas. Rossine De Souza
5. Análise Linguística e Formação Docente: experiências em cursos de extensão para o ensino de Língua Portuguesa Camila Alves Gusmão
6. Aula como arte: experiências criativas em aulas de Literatura e de Língua Portuguesa na Educação Básica Jaiane Beatriz Cavalcante dos Santos
7. Reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa frente aos descritores do Saeb Rafaela Áurea Monteiro
ST 38:  Inteligência Artificial no ensino de línguas: impactos pedagógicos, personalização da aprendizagem,

Coordenação:

Gonzalo Abio (UFAL)

Tatiana Lourenço de Carvalho (UERN)
1. Ensino de espanhol com foco na inclusão a partir da convergência entre inteligência artificial e desenho universal para a aprendizagem Tatiana Lourenço de Carvalho 23/09
09:40 – 12:00
2.  Intertextualidade e argumentação no uso de inteligência artificial: entre as redações do enem e as redações geradas pelo ChatGPT Zacarias Oliveira Neri,
Maria Angélica Freire de Carvalho
4.  Inteligência Artificial generativa na preparação de materiais didáticos.  Experiências nos cursos de espanhol do projeto Casa de Cultura no Campus da UFAL Gonzalo Abio Virsida
5.  Educação à moda GPT: o debate sobre o uso das IAGs na produção de aulas digitais para a rede pública de São Paulo e sua respectiva forma-sujeito Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva,
Jussara de Freitas Magalhães Pimentel,
Mirella Silva Barbosa
ST 39:  Tecnologias disruptivas e o ensino de línguas: como a Inteligência Artificial e a Realidade Aumentada podem contribuir para outros caminhos

Coordenação:

Tâmara Milhomem (IFPI)

Claudiene Diniz da Silva (UEMA)
1. Uso de IA e de Redes Sociais para a construção de redes enunciativas com a Formação Nominal “Empoderamento” Valéria de Almeida Vieira,
Claudiene Diniz da Silva
23/09
09:40 – 12:00
2. Uso de IA para construção de Redes Enunciativas com a Formação Nominal Fake Maria Aline Da Silva Melo,
Claudiene Diniz da Silva
3. Ludic by Design: Integração de jogos digitais no currículo de inglês como língua adicional Carlos Henrique Rodrigues Valadares
24/09 (quarta-feira)
ST 02: Pluralidade linguística das línguas de sinais e o ensino de português e educação bilíngue de Surdos 1. Um plano de ensino de português escrito, enquanto segunda língua, para surdos usuários da libras à luz da Semiótica Social Tayana Dias de Menezes 24/09
16:20 – 17:50
2.  Desafios e possibilidades para o ensino de língua portuguesa escrita para discentes surdos. Márcia Monteiro Carvalho,
Floriete Assunção Ribeiro,
Giovana Cristina de Campos Bezerra
3.  Intersecções entre Atendimento Educacional Especializado para surdos e ensino de línguas à luz da Linguística Aplicada Nathália Scalabrine Rocha,
Letícia de Sousa Leite,
Eliamar Godoí
4.  Comunidade de fala e mudança linguística: a questão do sinal “autista” pela comunidade surda Emanuelle Reisurreição Dantas,
Jacson Silva
5.  Quando Ensinar é Traduzir Sentidos: Práticas Colaborativas para o Ensino de L2 a Estudantes Surdos Adriana Fernandes Barroso
6.  A importância da prática docente na formação de professores: O ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos sob a perspectiva de estudantes do curso de licenciatura em Letras Língua Portuguesa Melissa Maynara dos Passos Leal,
Floriete Assunção Ribeiro
ST 05: Ensino e formação de professores de língua materna: reflexões suleadas sob o escopo da LA


1.  A função desveladora da pesquisa-ação educacional em Linguística Aplicada Decolonial Francisco Rogiellyson da Silva Andrade 24/09
16:20 – 17:50
2.  Bettyverso: uma análise discursiva a partir da dimensão cronotópica Alisson Gomes de Araújo,
Rogiellyson Andrade,
Joaquim Castro
3.  Concepções de leitura que emergem de itens avaliativos de provas de Língua Portuguesa Deorge Lucas Lopes Martins,
Dannytza Serra Gomes
4.  Oralidade e docência: concepções de futuros professores sobre práticas acadêmicas e pedagógicas Joaquim Castro
ST 06: Leitura e escrita nos primeiros anos de escolarização


1. Heterogeneidade constitutiva da escrita em inserções ortográficas na escrita infantil Maria Eduarda Gomes Vitti,
Lourenço Chacon Jurado Filho
24/09
16:20 – 17:50
2.  Codas fonológica e morfológica em final de palavras: omissões ortográficas nos anos inicial e final do Ensino Fundamental I Marciel Antonio Alves da Silva,
Lourenço Chacon Jurado Filho
3.  Uma contribuição da abordagem linguístico-discursiva para a análise e o ensino da escrita Lúcia Regiane Lopes-Damasio
4.  Práticas-experiências de leitura de estudantes guineense da UNILAB e seu impacto na constituição da cultura de leitura Martiniza José Camparam
5.  A presença de rasuras na segmentação não convencional de palavras na escrita infantil Larissa Ramos
ST 07: Educação Bilíngue de Surdos, Ensino de Libras e Escrita de Sinais
1.  Topônimos em Libras: sinais geográficos de Macapá registrados em SignWriting William Jônatas Vidal Coutinho,
Erica Fonseca De Oliveira,
Felipe Venâncio Barbosa
24/09
16:20 – 18:00
2.  Aprendizagem do português escrito por crianças surdas: análise de escritas coletas no PIBID Educação Bilíngue de Surdos Jânio Nunes dos Santos,
Érica Raiane de Santana Galvão
3.  Como os surdos nomeiam as escolas municipais em Feira de Santana, Bahia Emanuelle Reisurreição Dantas,
Thaiane Macambira,
Liliane Lemos Santana Barreiros
4.  Interfaces toponímicas em Libras: espaços de fé e funcionalidade urbana em Feira de Santana – BA Thaiane Souza Macambira,
Caroline da Silva Pereira Santos,
Liliane Lemos Santana Barreiros
Corpos surdos, políticas linguísticas e internacionalização do ensino superior: um diálogo necessário Lucas Natan Alves dos Santos,
Pablo de Santana Lopes
ST 09: Produção textual e ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa: abordagens teórico-metodológicas da atividade

Coordenação:
Mauri Célio Alves Santana (UFAL)
Rosiene Omena Bispo (Seduc/AL)
1.  A escrita colaborativa na escola e a escrita solitária no Enem: uma alternativa para o combate aos textos formulaicos Olden Hugo Silva Farias 24/09
16:20 – 17:50
2.  A antecipação em contexto de escrita colaborativa no ensino fundamental Dayane Rocha de Oliveira,
Cristina Felipeto
3.  A verbalização de termos (meta)linguísticos em processos de escrita colaborativa: um estudo comparativo entre brasil e portugal Maria Auxiliadora Silva,
Cristina Felipeto
4.  Práticas didáticas e intervenções docentes: uma análise das falas de um professor alfabetizador durante propostas de produção textual com alunos não alfabetizados Kelly Idalino,
Eduardo Calil,
Kall Anne Sheyla Amorim Braga
ST 12: Educação Literária: produção, seleção e experiências com obras na escola pública

Coordenação:
Clecio dos Santos Bunzen Júnior (UFPE)
Eliana Kefalás Oliveira (UFAL)
1. “Literalmente o livro ‘da minha janela’”: o livro ilustrado e as vozes ecoadas por estudantes do 8º ano em uma escola pública Elisabeth Maria de Melo, Kellyson Wesley da Silva 24/09
16:20 – 17:50
2.  A arte da palavra: Escola de Samba Acadêmicos de São Cristóvão Larissa Carvalho Gomes
3.  Diálogos entre a Crítica Textual, Humanidades Digitais e a Educação Básica: edição digital dos poemas de Eulálio Motta Carla Cristina Santos Neri, Patrício Nunes Barreiros
4.  Vivências no coletivo de leitura e de escrita Carahyba Jaiane Beatriz Cavalcante dos Santos
5.  Oficinas Literárias em Diamantina, Minas Gerais: uma experiência de ensino de literatura em espanhol na Educação Básica Profa.  Dra.  Antonia Javiera CAbrera Munoz
6.  A poesia do “Menino do mato” em sala de aula: uma proposta para (in)utilizar o texto literário Anderson da Silva Pereira, Eliana Kefalás Oliveira
ST 15:  Literatura, outras artes e sociedade no Brasil contemporâneo (pós-1960)

Coordenação:
Gabriel Provinzano (UFG)
João Vitor Rodrigues Alencar (IFPA)

1. Nossa voz precisa ser ouvida: os indígenas na cena literária Joel Vieira da Silva Filho 24/09
16:20 – 17:50
2. As construções identitárias da personagem no romance contemporâneo e a condição do sujeito da modernidade na obra O verão tardio de Luiz Ruffato Emylly Tharcyanny Pereira, Renildo Ribeiro-de-Siqueira
3. A presença da música em Leão de chácara, de João Antônio Gabriel Provinzano
4. Alteridade e resistência em “Gota d’água”, de Chico Buarque: apontamentos sobre as leituras de Luiz Tatit João Vitor Rodrigues Alencar
ST 18: Estudos textuais e discursivos, persuasão e memória

Coordenação:
Maria Francisca Oliveira Santos (UFAL)
Zoroastro Neto (IFAL)

1.  Discurso publicitário e sentidos: uma análise sobre a imagem e o tempo na sociedade contemporânea Ahiranie Sales dos Santos Manzoni, Lisiane Alcaria de Oliveira 24/09
16:20 – 17:50
2.  Discurso, Canção e Mídias Sociais: Novas práticas que transformam a arte musical Ahiranie Sales dos Santos Manzoni, Evillyn Kauanny Morais dos Santos
3. uma análise textual-argumentativa do gênero canção Maria Francisca Oliveira Santos, Daniel Barbosa Ferreira
4.  Análise dos aspectos textuais e argumentativos no gênero discursivo debate regrado Ana Cláudia Oliveira Espíndola
ST 07: Educação Bilíngue de Surdos, Ensino de Libras e Escrita de Sinais

Coordenação:  
Alexandre Melo de Sousa (UFAL)
  Jânio Nunes dos Santos (UFAL)
1.  Estudo toponímico bilíngue das praias da Costa dos Coqueiros na Bahia Lidineia Alves Cerqueira Barreiros, Liliane Lemos Santana Barreiros 24/09
16:20 – 17:50
2.  A toponímia em libras como recurso interdisciplinar na educação bilíngue de surdos Evely de Souza Mendonça Silva,
José Affonso Tavares Silva
3.  A implementação do ensino de libras no brasil: desafios para a educação básica e a consciência da sociedade brasileira Magno Prado Gama Prates,
Rafaela Ferreira De Santana
4.  Toponímia em Libras aplicada ao ensino: uma proposta de jogo didático bilíngue por meio do Genially José Affonso Tavares Silva,
Alexandre Melo de Sousa
ST 32:  Linguagem, educação linguística e práticas identitárias em disputa na América Latina

Coordenação:
Danillo da Conceição Pereira Silva (IFAL)
Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti (IFAL)

1.  “O diabo na rua, no meio do redemunho…”: o Queer/Cu-ir em “Grande Sertão: Veredas” João Pedro Fradique De Lima, Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti 24/09
16:20 – 17:50
2.  Justiça de Deus: discursos circulantes a partir de dogmas religiosos na construção do estereótipo sobre HIV/Aids Gustavo Matheus Moreira de Gonzaga, Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti
3. Retratos das juventudes: autobiografias educativas de estudantes da Educação Profissional e Tecnológica Lídia Maria da Silva Santos, Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti
4.  Homoerotismo em banheiros masculinos: uma análise linguístico-enunciativa queer/cu-ir de grafitos em contexto escolar Caio Vinicius Calheiros Farias
5.  Assimetrias de gênero em práticas profissionais de estágio curricular em cursos de nível médio integrado ao técnico na Rede Federal de ensino Bruno Rafael da Silva Batista Porfirio
25/09 (quinta-feira)
ST 13: Linguística Textual e Ensino de Língua Portuguesa: teoria e prática em contextos multimodais

Coordenação:
Isabel Muniz-Lima (Fale/UFAL/Protexto/Getel)
Fábio André Cardoso Coelho (UFF/Thelpo/Gepelt)
1. Língua materna e produção textual: desafios e perspectivas no ensino de redação para o Enem Davi Franklino Guedes, Suelene Silva Oliveira 25/09
10:20 – 12:00
2. IA generativa e desinformação: um estudo sobre a produção de notícias falsas com modelos de linguagem em larga escala Evandro de Melo Catelão
3.  Texto e interação digital no ensino de leitura: experimentação com IA e geração de imagens como estratégia pedagógica Isabel Muniz Lima
4. Em dois gêneros e em dois tempos: um olhar pedagógico e multimodal das obras “O garoto da camisa vermelha” e “A última crônica” Juliana Behrends de Souza Cerqueira, Fábio André Cardoso Coelho
5. A viralização de músicas antigas nas mídias digitais: recategorizações, pontos de vista e ensino de Língua Portuguesa Juliane Taleires, Higor Barbosa Rodrigues
6. Por uma “nova” fase da Linguística Textual: Entre teorias e práticas em Retextualização Intersemiótica Dennys Dikson
ST 21:  Linguística Aplicada e Análise Dialógica do Discurso: os tecnodiscursos e(em) redes sociais

1.  Divulgação científica e tecnodiscursividade em rede social: uma análise dialógica de discurso digital no Instagram Urbano Cavalcante Filho 25/09
10:20 – 12:00
2.  Análise dialógico-digital de tecnografismos: o negacionismo científico estampado na capa da revista Emerson Tadeu Cotrim Assunção,
Urbano Cavalcante Filho
3. “Calma, Caramelo”: humor, ironia e subjetividade em tira de Alexandre Beck Maria Aparecida da Silva Izidio
4.  Experiências e Expectativas de Autores de Fanfiction em Tempos de Convergência Maria Jarina Barbosa, Tatiana Lourenço de Carvalho
ST 25: Letramentos e multiletramentos na educação básica: perspectivas de ensino, práticas pedagógicas e formação docente

Coordenação:
Nayara da Silva Queiroz (COTUCA/UNICAMP)
Rosivaldo Gomes (DEPLA/UNIFAP)
Sirlei Adriani dos Santos Baima Elisiário (SEDUC-AM/UNICAMP)



1. Ensino de escrita no Currículo Paulista e na Plataforma Redação Paulista: algumas aproximações Jéssica Rosário, Nayara Queiroz, Márcia Mendonça 25/09
10:20 – 12:00
2. A produção de resumos na escola básica: percepções docentes e proposta de estrutura retórica Marília de Carvalho Caetano Oliveira
3. Ensino de Língua Inglesa em contexto periférico: Formação e prática docentes de uma professora principiante Anna Clara Guerra Barros
4. Letramento crítico nas aulas de Língua Inglesa: abordando equidade de gênero a partir da adaptação de material de didático Camila Cardoso Barros
5. Letramento visual crítico e seu potencial para formação de alunos/as leitores/as na educação de jovens e adultos Rosivaldo Santos, Rosivaldo Gomes
6. Multiletramentos interculturais na atuação docente: um olhar culturalmente sensível sobre as práticas de linguagem José Nilton Santos da Cruz Junior
ST 26: Inteligência Artificial e Formação de Professores: desafios e oportunidades no contexto das tecnologias digitais

Coordenação:
Lilia Aparecida Costa Gonçalves (UNIGRANRIO)
Natália Xavier Pereira da Costa (UNIGRANRIO)
1. Inteligência Artificial e Educação Pós-Metodológica: Repensando o Planejamento Didático Jusabe Martins Alves Pereira Silverio, Alan Geraldo Ank Vasconcelos Batista 25/09
10:20 – 12:00
2. Uso da IA por Alunos e Professores da Educação Básica: Um Estudo na Rede Estadual de Minas Gerais Otávia Vieira Machado Lima, Juliana Alves Assis
3. Quando o Tutor é uma Máquina: Harmonia ou Ruptura no Discurso Educacional Virtual Heloanny de Freitas Brandão, Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto
4. IA-Generativa na Correção e Produção de Texto Alba Valéria de Sant´Anna de Freitas Loiola, Andreia dos Santos Sachete, Raquel Salcedo Gomes
5. Competências docentes para o século XXI: O papel da Inteligência Artificial na formação do professor Patricia Leal Correa, Lilia Aparecida Costa Gonçalves
6. Estratégias de estudo usando o ChatGPT: desenvolvendo letramento em Inteligência Artificial na educação básica Thamiris Araujo
ST 28:Interfaces entre Multiletramentos, Multimodalidade e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: implicações para o ensino de línguas na contemporaneidade

Coordenação:
Cristiano Lessa de Oliveira (IFAL)
Marcos Antônio de Araújo Dias (IFAL)
1. Produção multimodal de sentidos no contexto escolar: desenvolvendo meaning makers. Adriana Paula da Silva Amorim 25/09
10:20 – 12:00
2. Experiências do ensinar e do aprender espanhol, francês, grego, italiano e mandarim em tempos inéditos e pós-pandêmicos no COLTEC-UFMG: discursividades docentes e discentes Fernanda Peçanha Carvalho
3. Multiletramentos, multimodalidade e gêneros textuais multissemióticos: pontuações teórico-reflexivas e implicações para o ensino de Língua Portuguesa Cristiano Lessa de Oliveira, Fábio Antônio Ferreira dos Santos
4. Swipe, like, teach: práticas multimodais no ensino de língua inglesa por professores nativos no Instagram José Igor de Lima Pinto, Aline Ribeiro Pessoa
5. Agência de alunos: um relato de experiência em letras-inglês Daniela Nobrega
6. Multiletramentos e ensino de língua inglesa: reflexões teórico-metodológicas para a formação continuada docente Igara Silva Oliveira
7. Multimodalidade e informatividade na interação digital: uma análise comparativa entre fact-checkings da agência lupa e da agência aos fatos Zacarias Oliveira Neri,
Raíssa Martins
ST 20: Leitura retórica e multiletramentos: texto, argumentação e ensino 1. Estranhamentos interculturais e “gêneros impuros” em práticas de educação linguística Erinaldo da Silva Santos 25/09
10:20 – 12:00
2. Do quadro-negro às (múltiplas) telas: ressonâncias da elaboração de um protótipo didático de ensino Gabriel Barbosa Mendes
3. impactos das meias-verdades na democracia brasileira: fake news e política em debate Romildo Barros da Silva, Eduardo Lourenço Figueiredo, Alerrandro Alexandre Feitoza Barros
4. Os aspectos não verbais na constituição de sentidos no discurso político Janyellen Martins Santos, Romildo Barros da Silva
5. Discurso, multiletramentos e ensino: uma proposta de análise da argumentação visual em textos midiáticos Ivandilson Costa
ST 31: Convergências acadêmicas: inovação e práticas letradas por meio de gêneros textuais/discursivos na Educação Básica e Superior

Coordenação:
John Hélio Porangaba de Oliveira (UESPI/Capes)
José Ribamar Lopes Batista Júnior (UFPI/LPT/CNPq)
1. Introdução de vídeo-registro em Libras Matheus dos Santos de Mendonça 25/09
10:20 – 12:00
2. Práticas de leitura e escrita enquanto ações entre gêneros e letramentos acadêmico-científicos John Hélio Porangaba de Oliveira
3. O gênero TCC na área da Tecnologia da Informação nos cursos do IFSertãoPE: uma análise da estrutura composicional Kelvya Freitas Abreu,
Francisco Nailton Bezerra Matias
4. Entre o “tu” e “você”: um estudo sociolinguístico das cartas amorosas no sertão pernambucano (1950, 1970 e 1990) Maxuel neves de Sobral,
Fernando Augusto de Lima Oliveira
ST 32:  Linguagem, educação linguística e práticas identitárias em disputa na América Latina

Coordenação:
Danillo da Conceição Pereira Silva (IFAL)
Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti (IFAL)
1. Perfis políticos e repertórios discursivos em Projetos de Lei anti-LGBTQIAPN+ na Câmara Federal brasileira. Beatriz Firmino da Silva,
Danillo da Conceição Pereira Silva
25/09
10:20 – 12:00
2. “Uma língua é adquirida, é aprendida, não é inventada”: investidas neoconservadoras nas políticas curriculares da Educação Básica brasileira Carlos Eduardo Santos Lima,
Danillo da Conceição Pereira Silva
3. Entre silêncios e resistências: a educação das relações étnico-raciais no currículo de língua portuguesa em alagoas Ester Sousa Santos,
Anthony Gabriel Santos Silva
4. Manuais de linguagem inclusiva de gênero no Brasil: entre prescrições e pedagogias linguísticas alternativas José Carlos da Silva,
Danillo da Conceição Pereira Silva
5. Práticas relacionais dissidentes e seus enquadramentos: a não-monogamia como ameaça discursiva à ordem afetiva veiculada pela mídia Daniele Santana De Freitas,
Danillo da Conceição Pereira Silva
ST 33: Para ensaiar futuros: sertão/Nordeste/semiárido (e outros espaços) em estudos de uma Geografia Discursiva (sob os pressupostos de uma Linguística Aplicada Cuir para cortar)

Coordenação:
Ismar Inácio dos Santos Filho (UFAL-Campus do Sertão; PPGLL-FALE)
Hugo Pedro da Silva Santos (PPGEL-UFRN; UFAL-Campus do Sertão)

1. Trilhas cortantes na LA para fundamentações didático-literárias territoriais: produção literária infantil (sobre sertão) como lócus de (re)imaginação Maria Letícia De lima Martins 25/09
10:20 – 12:00
2. Cores e dores do sertão (?): entre o verde da chuva e o marrom da seca [alegrias e tristezas do sertão nas produções enunciativo-discursivas de um capítulo de livro didático de Língua Portuguesa] Maria Nadine Batalha Dantas
3. Texto e território: diálogos entre literatura e ecologia (na formação de crianças) na modernidade recente para “adiar o fim do mundo” Edneide Maria de Lima
4. Sentidos de Sertão, nordeste e do feminino em enunciados aderentes: um estudo em linguística aplicada cuir “para cortar” Maria Erivalda de Oliveira Silva
ST 34: Questões de gênero e(m) discurso: representações, identidades e (re)existências em uma perspectiva crítica


1. Por uma skin que me representa: análise crítica dos embates discursivos sobre a representação das mulheres no universo dos games Vanessa Borges de Melo,
Lorena Araújo de Oliveira Borges
25/09
10:20 – 12:00
2. A voz das mulheres na literatura contemporânea: um estudo comparado da região América Latina entre Selva Almada e Conceição Evaristo Andressa Camilo Guimara
3. Falta a minha cor de base: uma análise crítica dos discursos sobre raça no lançamento da marca da beleza Mascavo Beatriz Rodrigues Guimarães Barros,
Silene de Sá Almeida
4. Pagode baiano e funk carioca: o que é validado pela elite brasileira no que concerne a esses ritmos musicais? Aderjan Albert da Silva Argolo, Débora Massmann
5. Machismo estrutural na língua portuguesa: uma análise do preconceito linguístico e do poder sexista na formação da identidade Kiminay De Oliveira, Rictor de Oliveira Dantas, Lucimar Araujo Braga
ST 35: A política dos corpos interditados: raça, gênero, sexualidade, identidade e discurso de resistência

Coordenação:
Humberto Soares da Silva Lima (IFAL)
Ana Luiza Azevedo Fireman (IFAL)
1. Entre Likes e Rejeições: Masculinidades Reguladas nos Discursos Digitais do Grindr Rodrigo Agra de Oliveira,
Aderjan Albert da Silva Argolo,
Débora Massmann
25/09
10:20 – 12:00
2. “Menino veste azul, menina veste rosa” (?): um estudo sobre o uso das cores em chás revelação Ícaro de Carvalho Bismarck Lopes
3. Paisagens LGBT no centro da cidade: considerações sobre a mobilidade queer em Salvador/BA Danniel Carvalho
4. Reapropriação de insultos LGBTQIAPN+: língua, poder e identidade Danniel Carvalho, Ícaro de Carvalho Bismarck Lopes
ST 36: Políticas Linguísticas em Línguas de Sinais: impactos na vida das pessoas Surdas

Coordenação:
Janine Soares de Oliveira do Carmo (UFSC)
Bianca Sena Gomes (UFV)



1. Políticas linguísticas e o (re)nascimento das línguas William Jônatas Vidal Coutinho,
Maria João Marçalo,
Cristiano Figueiró
25/09
10:20 – 12:00
2. Avanços no estado do Amapá para educação de surdos com a Lei 14. 191/21 Bruna Zamara Ferreira de Lima,
William Jônatas Vidal Coutinho
3. Proposta Bilíngue (inglês e Libras) como estratégia de inclusão de pessoas Surdas Bianca Sena Gomes, Hilda Simone Henriques Coelho
4. Comunidades imaginadas de aprendizes ouvintes de Libras: o que dizem os licenciandas e as licenciandos sobre a Libras na sua futura atuação docente com estudantes surdas e surdos? Sérgio Ferreira
5. Explorando a compreensão acerca da acessibilidade de pessoas surdas: desafios e soluções inclusivas na instância pública em uma cidade no interior de Minas Gerais Catarina Zorzal Piazzarollo, Bianca Sena Gomes
ST 77: Linguística de corpus: descrição, análise e ensino de línguas

Coordenação:
Janailton Silva
Luciana Aguiar de Oliveira
1. A tradução para a língua inglesa de Gabriela, Cravo e Canela: um estudo de base lexical a partir da Linguística de Corpus Annallena de Souza Guedes, Maria Eduarda Marques Rocha
25/09
10:20 – 12:00
2. Data-driven learning (DDL) para iniciantes: desenvolvendo recursos pedagógicos a partir de corpora de biografias de instrutores Luciana Aguiar de Oliveira, Carolina Bohórquez Grondona
3. Construindo estilo em artigos científicos: estratégias metadiscursivas interativas
Janailton Mick Vitor da Silva
4. Linguística de Corpus e o Ensino da Escrita Acadêmica: Uma Análise de atributos-chave Carolina Bohórquez Grondona, Luciana Aguiar de Oliveira
5. Análise de Atributos Chave aplicada ao desenvolvimento das habilidades de redação em inglês de pesquisadores das Ciências Agrárias Carolina Godoi de Faria Marques
6. Foco no envolvimento ou na informação: análise dos pronomes  em um corpus de Ciências Agrárias Shirlene Bemfica de Oliveira, Deise Prina Dutra, Carolina Godoi de Faria Marques
ST 78: O Letramento Crítico Decolonial na Prática docente: perspectivas outras nos processos de ensino e aprendizagens de línguas

Coordenação:
Flávia Colen Meniconi
  Lucas Santos de Assis
1. Caminhos Decoloniais na (Re)Construção do Saber: Abordagens para a Formação de Educadores em Língua Portuguesa Natália Luczkiewicz da Silva 25/09
10:20 – 12:00
2. (RE)Pensando o ensino-aprendizagem de língua espanhola: reflexões sobre a colonialidade do ser e seus efeitos na saúde e identidade dos jovens à luz do letramento crítico decolonial Aleph Danillo da Silva Feitosa
3. Sexualidades Outras no Ensino de Língua Portuguesa: uma pesquisa-ação em uma turma da Educação de Jovens e Adultos Lucas Santos de Assis
4. Práticas Pedagógicas Decoloniais e Ensino de Língua Espanhola: Uma Análise Crítica de Conteúdos Didáticos Mozart Luiz Tavares da Silva Gomes
5. O PIBID e o Letramento Crítico Decolonial na Formação de Professores/as de Língua Espanhola Nara Gleyce Cavalcante da Silva
ST 79: Estágio Supervisionado em Letras: literatura e leitura em tempos de extremismos e políticas neoliberais

Coordenação:
Andrea Silva Pereira
Ana Ximenes Gomes de Oliveira

1. Práticas de leitura literária nas aulas de língua portuguesa: desafios e possibilidades Alessandra Ramos dos Santos Miranda 25/09
10:20 – 12:00
2. O lugar da experiência leitora na literatura de autoria feminina: interfaces entre o sujeito e a contemporaneidade Ana Ximenes Gomes de Oliveira
3. Práticas de mediação de leitura como ponte para a construção do eu-leitor/a Andréa da Silva Pereira
4. Criatividade docente e diversidade: movimentos decolonizantes Letícia Romariz
5. Pedagogia transmídia: reflexões sobre uma proposta de leitura literária dentro da cultura de convergência Luiz Fernando Gomes
ST 81: LINGUAGEM E ARTE E OUTRAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO

Coordenação:
Nádia Mara da Silveira (IFAL)

1. A linguagem corporal/gestual para interagir com os alunos e tornar a aula mais afetiva Nádia Mara da Silveira 25/09
10:20 – 12:00
2. Cosplay: arte, linguagem, expressão Jana da Silveira Santos, Nádia Mara da Silveira
3. Psicanálise e linguagem: vertentes psíquicas Stella Maris S. Mota
4. Linguagem jurídica simples como garantia de acesso à justiça Maria Verônica Correia de Carvalho Souza Araújo
5. Envelhescência: intergeracionalidade, memória e poética da vida Adriana Paula Q. R. e Silva Oliveira Santos, Áurea Luiza Rapôso, Patrícia Soares Lins

ST 82: Panorama da formação docente em Alagoas: a Educação a Distância em questão

Coordenação:
Antonio Carlos Santos de Lima
Kristianny Brandão Barbosa de Azambuja

1. Letramento acadêmico e formação docente na EaD: refletindo sobre aspectos linguageiros Antônio Carlos Santos de Lima 25/09
10:20 – 12:00
2. Desafios e Perspectivas na Tutoria da Licenciatura em Letras-Espanhol Ead da UFAL

Gabriela Rodrigues Botelho
3. A Inteligência Artificial na Produção Textual em Língua Espanhola: Potencialidades e Desafios no Ensino Superior na modalidade a distância Kristianny Brandão Barbosa de Azambuja
4. Educação a Distância rompendo barreiras: história, dados e desafios ao longo dos 18 anos da UAB/Ufal Lílian Kelly de Almeida Figueiredo Voss
5. A mediação dialógica implicada e a construção identitária do professor/a em formação inicial docente na EaD: um estudo interpretativo das práticas linguístico-discursivas do ambiente virtual de aprendizagem Lilian Soares de Figueiredo Luz
ST 02: Pluralidade linguística das línguas de sinais e o ensino de português e educação bilíngue de Surdos

Coordenação:  
Waldemar dos Santos Cardoso Junior (UFPA)
Leila Saraiva Mota (UFPA)
1.  Educação bilíngue de surdos: discussões acerca da formação e trabalho docente Raquel Elizabeth Saes Quiles Benini,
Karine Albuquerque de Negreiros,
Sheyla Cristina Araujo Matoso
25/09
10:20 – 12:00
2.  Análise do léxico da língua indígena ka’apor de sinais na perspectiva do artefato linguistico e cultural do povo indígena surdo Leila Saraiva Mota
3.  A precariedade da Libras na formação docente: Reflexões críticas e os desafios na inclusão linguística de estudantes surdos no ensino regular Lucas Silva Morais,
Leila Saraiva Mota
4.  Estudos sobre metodologias de ensino da língua de sinais brasileira: ensino, aprendizagem e avaliação Suellen Do Socorro Araújo Dos Santos,
Jaqueline Freitas De Miranda
ST 84: Linguística Aplicada e Libras: experiências científicas e práticas sociais no ensino-aprendizagem de pessoas surdas

Coordenação:
Edineide dos Santos Silva
Carlos Alberto Matias de Oliveira
1. A janela da Libras em videográficos bilíngues: contribuições para produção de material didático inclusivo no ensino-aprendizagem de pessoas surdas e surdas-cegas

Matheus Victor dos Santos, Edineide dos Santos Silva 25/09
10:20 – 12:00
2. Libras: estudo preliminar em creche inclusiva da rede municipal de Maceió-AL
Edjane da Costa Silva
3. Recursos multimodais e a expansão vocabular dos sinais: experiências de estágio obrigatório em Libras como L1 Fernando Alves Barbosa, Michelle dos Santos Silva, Janiete Pilar dos Santos
4. Os fenômenos linguísticos sinalizados por aprendizes universitários durante o período de aquisição da Libras
Anna Cecília dos Santos Silva, Luiz Eduardo Constantino, Edineide dos Santos Silva
5. Letramento geográfico: estratégias de ensino/aprendizagem de sinais cartográficos por meio de sequências didáticas a alunos surdos de turmas multisseriadas em Maceió – AL
Edineide dos Santos Silva, Líbia Julimar Monteiro de Araújo
6. Caracterizando os fenômenos de segunda língua quanto aos estágios de desenvolvimento linguísticos de aprendizes ouvintes da Libras Geisiane Gomes da Silva Santos do Nascimento, Camila Vitória da Silva, Yasmim Costa Feitosa
ST 29:(Multi)letramentos digitais, gêneros textuais/discursivos e formação do professor de língua

Coordenação:
Úrsula Cunha Anecleto (UEFS)
Luciana Oliveira Lago (UEFS/UNEB)
1. Simpósio de Pedagogia como prática de letramento com estudantes do 1° semestre: o trabalho de produção textual por meio de gêneros discursivos constelados Mirelle Oliveira da Cruz 25/09
16:20 – 18:45
2. Enfim Chico Bento na faculdade: um convite à leitura crítica sobre gramática padrão, ideologia e relações de poder na língua. Moacir da Silva Côrtes Junior
3. Net-ativismo e produção textual: promovendo a formação crítica de jovens-estudantes no ensino de Língua Portuguesa Emanuelli De Oliveira Palmeira,
Janaína da Conceição Santos Dias Almeida,
Úrsula Cunha Anecleto
4. Análise linguística/semiótica no campo jornalístico-midiático: percursos de letramento crítico Maria de Lourdes Rossi Remenche, Ana Paula Pinheiro da Silveira
5. Tecnologias Digitais como meios para o desenvolvimento da prática pedagógica do professor da Educação Básica Ana Luisa Freitas de Jesus Souza,
Úrsula Cunha Anecleto
6. Letramentos Digitais no Ensino Superior: desafios e possibilidades dos professores do curso de pedagogia da UEFS Ingrid Souza Santos
7. Discursos teórico‑práticos e gêneros orais: reflexões sobre a argumentação docente Marta Pastor da Silva Barreto,
Úrsula Cunha Anecleto
ST 05: Ensino e formação de professores de língua materna: reflexões suleadas sob o escopo da LA

Coordenação:  
Dannytza Serra Gomes (UFC)
Francisco Rogiellyson da Silva Andrade (UFC/CE)

1.  O gênero Plano de Aula na voz dos licenciandos: uma análise à Luz da Teoria Dialógica do Discurso Alverbênia Maria Alves de Lima,
Pollyanne Bicalho Ribeiro
25/09
16:20 – 18:45
2.  Movimentos axiológicos do GERLIT em Linguística Aplicada sobre ensino e formação docente de língua(s) Pollyanne Bicalho,
Francisco Rogiellyson da Silva Andrade
3.  Limites e implicações da avaliação da redação em um vestibular de uma universidade pública cearense sob a perspectiva da Linguística Aplicada Letícia Sousa Silva,
Joaquim Castro
4.  Desafios para a implementação do ensino produtivo de Língua Portuguesa a partir do cenário normativo brasileiro Flávia Zanatta
5.  Flashes de uma professora em transformação pela educação científica: Proposta de tipologia de atividades sinalizadoras de pesquisa Elisângela Teixeira Da Silva
ST 06: Leitura e escrita nos primeiros anos de escolarização

Coordenação:
Elaine Cristina de Oliveira (UFBA)
Cristiane Carneiro Capristano (UEM)

1. A presença de rasuras na segmentação não convencional de palavras na escrita infantil Larissa Ramos 25/09
16:20 – 18:45
2.  Dissonâncias ortográficas na escrita de crianças no contexto de Recomposição de Aprendizagens Janete Pereira Santos Carvalho,
Cristiane Carneiro Capristano
3.  Práticas de Leitura em Atividade de Livro Didático do 2º ano do Ensino Fundamental I Aline Suelen Santos Sabatini
ST 24: Práticas Docentes: caminhos na Formação de Professores

Coordenação:
Camilla Ferreira (FEUFF)
Danuse Pereira Vieira (FEUFF)

1. O Uso do Aplicativo SPeak nas Escolas Estaduais de São Paulo: Análise das Metodologias e Desafios na Prática Geovana Chiari Reis 25/09
16:20 – 18:45
2. O estudo do processo de transmissão de textos literários em livros didáticos como pretexto para reflexões sobre a formação de professores de Língua Portuguesa Josenilce RODRIGUES DE OLIVEIRA BARRETO
3. A configuração do gênero profissional: verbalizações docentes através do olhar para a atividade com o ensino de gêneros textuais no ensino médio Alana Cerqueira Paranhos Capitó, Rosiane X
4. Atuação docente e a prática formativa no letramento acadêmico: implicações na permanência discente na universidade Anna Karyna Torres Côrtes
Análise dos questionários sócio-linguísticos: resultados parciais do Projeto Extensionista “Licenciando” Simone Azevedo Floripi
Educação linguística e letramentos na formação docente: experiências do PROLICEN/UFF na construção de práticas autorais e reflexivas Danuse Pereira Vieira, Camilla Ferreira
7. Reflexões sobre educação linguística e formação docente no PIBID-UFF Camilla Ferreira, Danuse Pereira Vieira
ST 09: Produção textual e ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa: abordagens teórico-metodológicas da atividade


Coordenação:
Mauri Célio Alves Santana (UFAL)
Rosiene Omena Bispo (Seduc/AL)


1.  Atividades metalinguísticas verbalizadas em sala de aula: uma análise comparativa entre Brasil e Portugal Jardel Matias Dos Santos 25/09
16:20 – 18:45
2.  Análise comparativa das marcas de pontuação em histórias infantis: influências da prática docente e abordagem didático-curricular no Brasil e na França Eduardo Calil,
Kall Anne Sheyla Amorim Braga,
Véronique Paolacci
3.  Atividades metalinguísticas sobre a vírgula na escrita colaborativa de contos etiológicos: um estudo com alunos recém-alfabetizados Rosiene Omena Bispo
4.  Pausas escritas e gênese textual: uma análise das incidências de pausas no processo de escrita colaborativa em tempo real de uma díade recém-alfabetizada Roseane Santana Navarro
5.  A atividade metalinguística na escrita colaborativa de alunos portugueses: uma análise de rasuras gramaticais Mauri Célio Alves Santana
ST 12: Educação Literária: produção, seleção e experiências com obras na escola pública

Coordenação:
Clecio dos Santos Bunzen Júnior (UFPE)
Eliana Kefalás Oliveira (UFAL)
1.  Leitores-cúmplices: um estudo sobre a recepção e a compreensão leitora dos contos de Lygia Fagundes Telles na Educação Básica Antônio Mitomari Neto 25/09
16:20 – 18:45
2.  Entre muitas vozes no Exame Nacional do Ensino Médio: uma reflexão sobre a seleção de textos literários no ENEM Ana Cristina Pinto Bezerra
3. Práticas de leitura literária no 5º ano do ensino fundamental – anos iniciais: A biblioteca escolar como espaço de formação de leitores. Angélica Sheila Moreira
4.  Experiências estésicas pela obra de Cida Pedrosa e a formação de leitores de poesia no Ensino Médio Gustavo Henrique Rodrigues da Silva
ST 13: Linguística Textual e Ensino de Língua Portuguesa: teoria e prática em contextos multimodais

Coordenação:
Isabel Muniz-Lima (Fale/UFAL/Protexto/Getel)
Fábio André Cardoso Coelho (UFF/Thelpo/Gepelt)
1. Critérios textuais para a análise argumentativa de memes verbo-imagéticos: entre a referenciação e as intertextualidades João Paulo Muniz da Silva 25/09
16:20 – 18:45
2. Textualidade algorítmica: critérios para desprogramar a neutralidade Júlio Araújo
3. Discurso religioso, negação polifônica e intertextualidade nos textos multimodais do Padre Júlio Lancellotti no Instagram Washington Elias Paes, Fábio André Cardoso Coelho
4. Multimodalidade e informatividade na interação digital: uma análise comparativa entre fact-checkings da agência lupa e da agência aos fatos Zacarias Oliveira Neri, Raíssa Martins
5. Intertextualidade, humor e argumentação no enfrentamento da transfobia: uma análise de textos multimodais da Laerte para o ensino de leitura Denis Fernandes De Oliveira
6.  Referente proeminente em rede: uma análise da compreensão textual em charges de @desenhosdonando a partir dos comentários do Instagram Maria Verônica Monteiro Lima
ST 14: (Re)visões do Nordeste: permanências e rupturas no regionalismo a partir da literatura brasileira contemporânea

Coordenação:
Alan Brasileiro de Souza (SECBA / UnB)
Janara Laiza de Almeida Soares (UNEB – DLLARTES)
1. Sertão feminino: da captura regionalista à memória inventada de Ronaldo Correia de Brito Edcarla Melissa De Oliveira Barboza, Cleyton Sidney de Andrade 25/09
16:20 – 18:45
2. Entre a miragem e a sombra: Morte e Vida Severina em quadrinhos Filipe Rosa Dos Santos Dias
ST 08: Lingua(gem) como ação afirmativa na escola: contribuições da linguística aplicada para o ensino crítico de nossa língua materna, a Língua Portuguesa 1.  Entre crenças e identidades: um olhar sobre discentes de uma escola rural de Alagoas em aulas de língua portuguesa Maria Farias Matias 25/09
16:20 – 18:45
2.  Aspecto verbal em livros didáticos da língua portuguesa do Ensino Fundamental II: uma análise de atividades Mariana Queiroga Gomes
Arabie Bezri Hermont
ST 16: Argumentação e retórica: enfoques teóricos, metodológicos e analíticos

Coordenação:
Deywid Wagner de Melo (PPGLL/UFAL)
Max Silva da Rocha (PPGEL/UFPI)
1. A construção do ethos no cordel popular nordestino: Uma leitura retórica-discursiva em “O Encontro de Lampião com os Coronéis” Flávio Passos Santana 25/09
16:20 – 18:45
2. PROTOCOLOS VERBAIS PARA ANÁLISE DA COMPREENSÃO LEITORA EM PRÁTICAS DE LEITURA ARGUMENTATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL II Taiana Menezes de Jesus
3. Retórica midiatizada: A notícia e os seus meios de persuadir e convencer Taciana Gacelin Oliveira, Larissa da Motta Xavier
4. A desconstrução do ethos político-presidencial de Jair Messias Bolsonaro Eduardo Pantaleão de Morais, José Nildo Barbosa de Melo Junior
5. Imagens de violência contra a mulher: representações discursivas de vítima e de agressor em inquéritos policiais Maria de Fátima Silva dos Santos, Maria do Socorro Oliveira
6. Retóricas do ódio: o etarismo contra mulheres mais velhas nas mídias digitais Janieliete Lima dos Santos
7. A argumentação da conciliadora em uma audiência no Juizado Especial Criminal Bruna Carolina De Melo Souza, Leonardo José Santos Teixeira, Amitza Torres Vieira
8. Entre o riso e o sagrado: disputa de sentidos nos esquetes do Porta dos Fundos sob uma perspectiva dialógico-argumentativa Thyale Coelho De Oliveira
ST 18: Estudos textuais e discursivos, persuasão e memória

5. Um olhar argumentativo em gêneros discursivos jurídicos Jackson Ribeiro do Nascimento 25/09
16:20 – 18:45
2. A (des)cortesia como estratégia argumentativa na interação em sala de aula José Vândesson dos Santos
3. Uma análise das figuras retóricas em O conto da ilha desconhecida. Juliana Félix dos Santos
4. Estratégias de Repetição no Reconto de Histórias em Aulas de Língua Portuguesa da Educação Básica em Arapiraca/AL Gabrielle Dos Santos Barbosa
26/09 (sexta-feira)
ST 37: Linguagem on-line e ensino-aprendizagem de línguas: múltiplas identidades e diversidade linguístico-cultural na era da informação

1. Do desenho à escrita alfabética: reflexos da filogênese e ontogênese nas práticas digitais Leandro Martins de Sousa,
Arabie Bezri Hermont,
Mariana Queiroga Gomes
26/09
10:20 – 12:00
3.  A Nanoaula no Tik Tok para o ensino de Língua Inglesa como língua estrangeira: uma análise multimodal Roseli Wanderley de Araújo Serra
4. Afetividade e uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) por professores no ensino da Língua Portuguesa: uma revisão da produção acadêmica da área Dulcicleia Tavares de Almeida
5.  Letramentos em Jogo: A gamificação como caminho para a leitura crítica e multimodal Jailma do Socorro Uchôa Bulhões Campos
ST 04: Ensino da leitura: aspectos cognitivos e desafios práticos


1.  A leitura de estudo no ensino médio: prescrição ou ensino? Jardiel José de Melo,
Maria Inez Matoso Silveira
26/09
10:20 – 12:00
2.  Leitura em voz alta, oficinas pedagógicas e estratégias de ensino na prática do professor de língua portuguesa Marcos Suel dos Santos
3.  A fraseologia no ensino de língua portuguesa – a promoção da compreensão leitora entre alunos da educação básica por meio de provérbios e outras unidades fraseológicas Helia Pinheiro Morais da Silva
4.  Uma análise histórico-comparativa dos fundamentos teóricos nos livros didáticos de alfabetização sob a ótica dos modelos cognitivos de leitura Maria Silma Lima de Brito
ST 25: Letramentos e multiletramentos na educação básica: perspectivas de ensino, práticas pedagógicas e formação docente

Coordenação:
Nayara da Silva Queiroz (COTUCA/UNICAMP)
Rosivaldo Gomes (DEPLA/UNIFAP)
Sirlei Adriani dos Santos Baima Elisiário (SEDUC-AM/UNICAMP)



1. Multiletramentos na formação inicial: a importância das posturas e representações decoloniais de professores de língua portuguesa Juliana Cordeiro De Moraes 26/09
10:20 – 12:00
2. Uma análise dos Novos Letramentos e do gênero digital meme na BNCC e no Currículo do Piauí Felipe Rodrigues Lustosa, juscelino Francisco do Nascimento
3. Práticas de ensino de Língua Portuguesa no currículo de uma escola estadual de São Paulo Ana Clara Mendonça Urbinatti, Sirlei Adriani dos Santos Baima Elisiário, Márcia Mendonça
4. Decolonialidade na tessitura de um currículo outro para o ensino de língua portuguesa no ensino médio Sirlei Adriani dos Santos Baima Elisiário, Márcia Mendonça
5. Rindo para não chorar: representações do ser professor em memes e vídeos virais Julian Sá de Freitas
ST 26: Inteligência Artificial e Formação de Professores: desafios e oportunidades no contexto das tecnologias digitais

Coordenação:
Lilia Aparecida Costa Gonçalves (UNIGRANRIO)
Natália Xavier Pereira da Costa (UNIGRANRIO)
1. Estudo da variação nas métricas do Nilc-Metrix em redações nota mil do Enem: uma abordagem baseada no processamento de linguagem natural Jeane Cardoso Costa 26/09
10:20 – 12:00
2. O uso das tecnologias digitais no processo de aprendizagem de língua portuguesa para alunos do ensino médio Gabriel da Silva Mendonça, Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino
3. Formação de professores de línguas e inteligência artificial: integrando letramentos digitais críticos no ensino com tecnologias emergentes Christiane Moises
4. Inteligência Artificial: Desafios e Possibilidades no Ensino da Linguagem Andrea Ad Reginatto, Claudia Stumpf Toldo Oudeste
5. Inovação educacional nos materiais didáticos da formação docente continuada da plataforma Educação Midiática Ana Irís Alves Santos, Mayara Monick Pereira Gusmão, Márcia Mirelly Silva Melo
ST 28: Interfaces entre Multiletramentos, Multimodalidade e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: implicações para o ensino de línguas na contemporaneidade

Coordenação:
Cristiano Lessa de Oliveira (IFAL)
Marcos Antônio de Araújo Dias (IFAL)
1. Multimodalidade e constituição de significados em mídia digital: um estudo com estudantes guineenses e moçambicanos Martiniza José Camparam, Arcedes José Manuel 26/09
10:20 – 12:00
2. Eventos e práticas de (multi)letramento de alunos surdos: um olhar sobre a educação profissional e tecnológica Fátima Letícia Da Silva Gomes, Juscelino Francisco do Nascimento
3. A integração entre multimodalidade e interatividade em livros didáticos digitais interativos de alemão como língua adicional: uma análise com foco em estratégias de aprendizagem Rafael Luciano Pinto
4. O uso dos gêneros textuais/discursivos para fins de ensino-aprendizagem da língua portuguesa no ensino médio público recifense Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva, Jussara de Freitas Magalhães Pimentel
5. Multiletramentos e Tecnologias Digitas da Informação e Comunicação na Educação: diálogos com a BNCC Jeferson Silva de Souza, Nádson Aráujo Dos Santos
6. O Dialogismo, os Nativos Digitais e o Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras Jussara de Freitas Magalhaes Pimentel
7. Multimodalidade e informatividade na interação digital: uma análise comparativa entre fact-checkings da agência lupa e da agência aos fatos Zacarias Oliveira Neri, Raíssa Martins
ST 29:(Multi)letramentos digitais, gêneros textuais/discursivos e formação do professor de língua

Coordenação:
Úrsula Cunha Anecleto (UEFS)
Luciana Oliveira Lago (UEFS/UNEB)
Letramento digital: diálogos sobre a BNCCe as normas legais que restringem o uso de dispositivos móveis Geísa Araujo Dias,
Janaína da Conceição Santos Dias Almeida
26/09
10:20 – 12:00
Formação docente e multiletramentos: o trabalho com textos imagéticos no curso de Letras: Português/Espanhol da UEFS e sua contribuição para a construção de discursos críticos na escola básica Denise Pereira da Silva
Práticas verbo-visuais na formação docente: uma análise de Angola Janga sob a perspectiva dos letramentos Ana Paula Pinheiro da Silveira,
Wanderlei de Sousa Lopes
Podcasts como interfaces multiletradas para a produção de conhecimento: interação de estudantes do curso de Pedagogia com episódios educacionais Will Farias De Souza,
Luciana Oliveira Lago,
Úrsula Cunha Anecleto
Linguagem e tecnologia: o gênero podcast e suas potencialidades para as práticas de leitura e escrita Carla Daniele Saraiva Bertuleza
As Culturas Digitais na Formação Inicial de Professores no Norte do Brasil: o que demonstram os estudos? Roney Alves Medeiros,
Nádson Aráujo Dos Santos
O Chat Online whatsapp como recurso didático no ciclo de alfabetização durante o Ensino Remoto Emergencial: reverberações da Pesquisa Nacional alfarede Nádson Aráujo Dos Santos,
Tatiane Castro dos Santos
ST 31: Convergências acadêmicas: inovação e práticas letradas por meio de gêneros textuais/discursivos na Educação Básica e Superior

Coordenação:
John Hélio Porangaba de Oliveira (UESPI/Capes)
José Ribamar Lopes Batista Júnior (UFPI/LPT/CNPq)



Horizontes de letramentos na educação básica: um levantamento de práticas possíveis da inclusão da ciência no ensino de língua(s) e literatura(s) John Hélio Porangaba de Oliveira, José Ribamar Lopes Batista Júnior 26/09
10:20 – 12:00
Engajamento com gêneros acadêmicos e o letramento bilíngue de Intérprete de Libras no Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT) do Colégio Técnico de Floriano Conceição de Maria Ferreira de Macedo
Os gêneros acadêmicos e a constituição da identidade leitora de discentes do curso de Letras Libras da UFPI Mizaely Batista de Brito Freire
Práticas de letramentos como sistemas complexos: um diálogo entre os Novos Estudos do Letramento e a Teoria do Caos e da Complexidade Jéssica Catarine Santos Moura, Leila Rachel Barbosa Alexandre
ST 34: Questões de gênero e(m) discurso: representações, identidades e (re)existências em uma perspectiva crítica

Coordenação:
Lorena Araújo de Oliveira Borges (UFAL)



1. Discurso de ódio e pânico moral: o fantasma do gênero nas olimpíadas de Paris 2024 Gabriella Anchieta Silva Barros 26/09
10:20 – 12:00
2. Diversidade, gêneros e sexualidades na Educação de Jovens e Adultos: caminhos para um letramento crítico decolonial Lucas Santos de Assis
3. Discursos e produção de sentidos sobre a linguagem não-binária: Teoria Queer e não binariedade de gênero Jomson Teixeira da Silva Valoz
4. A gramática da (re)existência no discurso de Érika Hilton: performatividade, insurgência e representatividade política. Lillian Franca Rodrigues, Antonio Ozielton de Brito Sousa, Aryanne Caetano Azevedo Ferreira
5. A voz das Mulheres Evangélicas nas Mídias Digitais: Uma análise do Discurso de Empoderamento e Submissão no Instagram Carolina Valdete Da Silva
ST 35: A política dos corpos interditados: raça, gênero, sexualidade, identidade e discurso de resistência

Coordenação:
Humberto Soares da Silva Lima (IFAL)
Ana Luiza Azevedo Fireman (IFAL)



1. Gênero e sexualidade em livros ilustrados Newton Freire Murce Filho 26/09
10:20 – 12:00
2. Diálogo intercultural: práticas de valorização e disseminação das culturas indígena e quilombola Marina de Sousa Gaspar
3. Na contramão da corponormatividade: perspectivas inclusivas de pessoas com deficiência no ensino médio integrado do alto sertão alagoano. Maria Virgínia Gomes Da Silva
4. Políticas linguísticas e o (re)nascimento das línguas William Jônatas Vidal Coutinho, Maria João Marçalo, Cristiano Figueiró
ST 36: Políticas Linguísticas em Línguas de Sinais: impactos na vida das pessoas Surdas

Coordenação:
Janine Soares de Oliveira do Carmo (UFSC)
Bianca Sena Gomes (UFV)

1. A Língua de sinais como direito linguístico: reflexões sobre a educação de surdos e os estudos linguísticos Sheyla Cristina Araujo Matoso, Raquel Elizabeth Saes Quiles Benini, Karine Albuquerque de Negreiros 26/09
10:20 – 12:00
2. A influência do capital cultural na educação linguística e cultural de surdos do território amargosense Simonik Martins
Política linguística e direitos linguísticos das pessoas surdas: a Lei de Libras e seus impactos na educação Magno Prado Gama Prates
4. Tradução de material didático: efeitos de modalidade no discurso matemático em Libras Janine Soares de Oliveira do Carmo
5. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) como política linguística e educacional na formação de professores(as) de Libras Lucas Romário
6. “Como fala hipotenusa em Libras?”: uma análise videotextual das traduções para Libras dos cadernos de Matemática e suas Tecnologias do Enem entre 2018 e 2023 Ramon Santos de Almeida Linhares, Janine Soares de Oliveira do Carmo
ST 80: CENÁRIOS INOVADORES DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO NO CURSO DE LETRAS/ESPANHOL/UFAL

Coordenação:
Kristianny Brandão Barbosa de Azambuja,
Aline Vieira Bezerra Higino de Oliveira

1. Multiletramentos literários: decolonializando o ensino de língua espanhola Patricia Neyra 26/09
10:20 – 12:00
2. Práticas Inovadoras no Ensino-Aprendizagem de Oralidade na Formação Inicial de Professores de Espanhol Aline Vieira Bezerra Higino de Oliveira
3. Letramento crítico e decolonialidade nos materiais didáticos do pibid/espanhol: por uma educação linguística outra Flávia Colen Meniconi
4. Práticas reflexivas sobre a formação docente: a produção textual e o ensino/aprendizagem da Língua Espanhola Kristianny Brandão B. de Azambuja
5. Relações de sentido em construções gramaticais: homonímia, polissemia e sinonímia em tiras da mafalda e em livros didáticos de língua espanhola Eliane Barbosa da Silva
ST 87: Ensino e Aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: reflexões sobre o ensino de línguas e a formação docente

Coordenação:
Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu
Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin
1. Formar o professor para o ensino de gêneros orais em sala de aula de língua materna Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin 26/09
10:20 – 12:00
2. Formação de professores em contexto de produção de textos gerados por ferramentas de Inteligência Artificial: autoria, reflexividade e crítica Maria Angela Paulino Teixeira Lopes
3. Práticas de oralidade em aulas de português no ensino fundamental: uma pesquisa colaborativa Silvio Nunes da Silva Júnior
4. Estudos da Linguística Aplicada Implicada em Alagoas: para o letramento complexo e uma vivência da/pela paz
Rita de Cássia Souto Maior
5. A construção de currículo de língua materna para Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA): experiência de formação de professores em Projeto de Iniciação à Docência na UERJ Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu
ST 86: Língua Adicional no Brasil: desafios Políticos, Pedagógicos e Sociais

Coordenação:
Claudia Paulino De Lanis Patricio,
Rosinete Vasconcelos Costa



1. “Espanhol no Espírito Santo: Dilemas Curriculares, Desafios Estruturais e o Cenário Pós-Reforma do Ensino Médio” Cláudia Paulino de Lanis Patricio 26/09
10:20 – 12:00
2. Ensino-aprendizagem de português/língua adicional para imigrantes hispânicos em contexto interlinguístico em Rondônia: o papel das emoções nas relações vivenciadas na sala de aula Rosinete Vasconcelos Costa
3. Acolher em línguas: a aula de espanhol como lugar de afeto Danielle Bruzzi Auad
4. Acolhimento de Imigrantes e Refugiados: Relatos e vivências em uma professora em formação Luísa Antunes Martins
5. Português/língua de acolhimento: considerações sobre sua aprendizagem por estudantes africanos no Bacharelado em LEA-MSI x a aprendizagem de estudantes brasileiros deste curso com as línguas estrangeiras Marina de Paula Matheus, Cesário Alvim Pereira Filho
6. Portunhol selvagem: a contribuição da poética da fronteira para o ensino do espanhol como língua adicional
Nádia Nelziza Lovera de Florentino
ST 33: Para ensaiar futuros: sertão/Nordeste/semiárido (e outros espaços) em estudos de uma Geografia Discursiva (sob os pressupostos de uma Linguística Aplicada Cuir para cortar)

Coordenação:
Ismar Inácio dos Santos Filho (UFAL-Campus do Sertão; PPGLL-FALE)
Hugo Pedro da Silva Santos (PPGEL-UFRN; UFAL-Campus do Sertão)
1. (Re)construções discursivas sobre o Nordeste: “Nordeste Brasil”, “Nordeste Cuba” em mapas políticos em circulação na contemporaneidade Juliana Pereira da Silva 26/09
10:20 – 12:00
2. Ensaiando futuro para um letramento escolar televisivo territorial acerca de Sertão/Nordeste/semiárido em cenas de telenovela Lirane Dos Santos Barbosa
3. A Tecitura Subversiva de Masculinidades em Boi Neon (2015): Provocações Crítico-Metodológicas Em Uma Linguística Aplicada Para Cortar Eric Araújo Teixeira
4. Aprender/ensinar na cidade: atuação do/a docente (em revista) em práticas de letramento territorial em uma pedagogia urbana Sônia da Rocha
ST 16: Argumentação e retórica: enfoques teóricos, metodológicos e analíticos


1. A lógica da perseguição em discursos polêmicos: o caso “Menino veste azul e menina veste rosa” Clara Cristiana Odilon Pereira 26/09
16:20 – 18:00
2. Atos retóricos na argumentação do Bispo Edir Macedo Max Silva da Rocha, José Maria de Melo Sousa, João Benvindo de Moura
3. A construção retórica em discursos de ódio na internet Marcos Vinícius Lúcio Fragoso, Deywid Wagner de Melo
4. A construção da argumentação no discurso midiático do jornal “O Dia” sobre o Sanatório Meduna Francisco Herbert da Silva
5. Retórica, argumentação e multimodalidade em posts do perfil vítimas da Braskem no Instagram Maria Darliana Vilela Ferro
6. Os embates discursivos em torno da identidade de gênero nas Olimpíadas de Paris Bianca Dorothea Batista
7. Artimanhas persuasivas: uma análise das provas retóricas em votações de deputados federais alagoanos durante o processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff em 2016. Isabella S Medeiros Teixeira, Deywid Wagner de Melo
ST 32:  Linguagem, educação linguística e práticas identitárias em disputa na América Latina

Coordenação:
Danillo da Conceição Pereira Silva (IFAL)
Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti (IFAL)



1. “Eessa sua cabeça europeia, branca, escravagista não te deixa enxergar nada além de você mesmo”: as trajetórias textuais de um caso de racismo reverso na mídia brasileira Jaiane Karoline Guilherme de Oliveira 26/09
16:20 – 18:00
2. Entre telas e territórios: cinema, educação linguística e decolonialidade Acassia Dos Anjos Santos Rosa
3. “Ou você vai ser mais um negro que passou a vida em branco?”: faces do racismo na produção multissemiótica do rapper Djonga Ernande Edson Da Conceicao
4. Educação linguística e norma culta: uma reflexão sobre o valor do falante e de sua variedade linguística Rictor Dantas, Kiminay De Oliveira, Lucimar Araujo Braga
5. Aquilombamento e Representação Política no Instagram: análise de campanhas eleitorais de 2024 do @bancadanegra Maria Jussara da Silva, Rita de Cássia Souto Maior
ST 87: Ensino e Aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: reflexões sobre o ensino de línguas e a formação docente

Coordenação:
Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu
Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin

1. Interacionismo sociodiscursivo e a educação para a cidadania global: diálogos e intersecções Luciane Sturm 26/09
16:20 – 18:00
2. Implicações da pandemia em curso de Formação de professores de Espanhol Língua Estrangeira no interior paulista Nildicéia Aparecida Rocha
3. Ensino e Aprendizagem da Leitura na Perspectiva da Linguística Aplicada: Revisão Sistemática de Dissertações e Teses (2009-2024) Raimunda Gomes de Carvalho Belini
4. Letramento Acadêmico nos Cursos de Pedagogia de universidades públicas do estado do Rio de Janeiro: uma análise curricular Diego da Silva Vargas
5. Esforços decoloniais na formação inicial com professores/as de Língua Portuguesa: um estágio como um espaço da desaprendizagem Rosivaldo Gomes
ST 90: O ensino da variedade brasileira da língua portuguesa,  da literatura e da cultura brasileira na Universidade de Sófia Sveti Kliment Ohridski, Bulgária

Coordenação: Yana Andreeva  (Universidade de Sófia Sveti Kliment Ohridski, Bulgária)
A tradição acadêmica no ensino da literatura e cultura brasileira na Universidade de Sófia Sveti Kliment Ohridski:  histórico, enquadramento na Europa Central e de Leste, currículo e programas de estudo, perspetivas e desafios Yana Andreeva 26/09
16:20 – 18:00
O ensino da literatura e cultura brasileira através da tradução

Iliyana Chalakova
A presença da variedade brasileira do português no ensino das unidades curriculares de Linguística na Universidade de Sófia Sveti Kliment Ohridski



Dora Mancheva
O ensino da obra de Graciliano Ramos na unidade curricular de Literatura Brasileira (sécs. XX-XXI)  na Universidade de Sófia Sveti Kliment Ohridski

Soni Bohosyan
Desafios e oportunidades no ensino/ aprendizagem na  unidade curricular de Cultura Brasileira na Universidade de Sófia Sveti Kliment Ohridski

Kremena Kostadinova-Dias