MINICURSO | LOCAL |
---|---|
23/09 (terça-feira) – 13:00 – 17:00 | |
1. Translanguaging como método de ensino de língua estrangeira Kanavillil Rajagopalan |
Auditório da Reitoria |
2. A teoria sociocultural de Vygotsky e o ensino-aprendizagem de línguas Francisco Quaresma de Figueiredo |
Auditório do CEPEL |
3. Uma introdução à escrita não criativa: produção, circulação e ensinoFelipe Benicio (UFAL) | Letras-Libras – Sala 01 |
4. Educação linguística intercultural: estratégias didáticas para o ensino da língua espanholaIsabella Silva dos Santos Jakelliny Almeida Santos |
Letras-Libras – Sala 02 |
5. Lingua(gem) e justiça social: promovendo práticas emancipatórias dentro e fora da sala de aula de línguas Mauricio J. Souza Neto |
Tranferido para o On-line |
6. Aquenda, mona! O Pajubá como voz da resistência, identidade e decolonialidade Jonas Dos Santos Monteiro Wanderson Nascimento Moraes |
Letras-Libras – Sala 04 |
7. Elaboração de atividades comunicativas para o ensino de línguas utilizando as metodologias ativas Heliandro Rosa de Jesus Renato de Oliveira Dering |
Letras-Libras – Sala 05 |
8. Introdução aos Estudos da Performance: as culturas populares nos cinemas da América LatinaNatacha Muriel López Gallucci Lucas de Camargo Magalhães |
Sala do PROFLETRAS |
9. A linguagem quadrinizada dos quadrinhos em sala de aula Romario Pires de Novaes |
Sala do PPGLL |
10. Escrevendo a dois na sala de aula: relações entre rasuras, comentários espontâneos e atividades metalinguísticasEduardo Calil (UFAL) | Miniauditório 02 |
11. Fonética e fonologia no ensino fundamentalElmo Dias do Nascimento | BSA – Sala 16 |
12. Neurociência e leitura: Implicações para a formação docenteMaria Silma Lima de Brito Maria Inez Matoso Silveira |
BSA – Sala 15 |
13. Oficinas do brincar como possibilidade de aquisição de linguagem de crianças surdasEduarda Megumi Kawase | BSA – Sala 14 |
24/09 (terça-feira) MANHÃ – 08:00 – 12:00 | |
14. Uma abordagem instrumental do ensino da linguagem escrita baseada sobre a concepção de Vygotskij da construção de sistemas psíquicos Bernard Schneuwly (Universidade de Genebra) |
Auditório da Reitoria |
15. Na prática a teoria é outra: materiais didáticos e propostas decoloniais e afrocentradas para a sala de aula de línguasKelly Barros (UFRB) |
Letras-Libras – Sala 01 |
16. Memorial da Evolução da Linguística AplicadaJosé Carlos Paes de Almeida Filho | Auditório Heliônia Ceres |
17. Você conhece a perspectiva da Linguística Aplicada Transviada? Diálogos sobre gênero, sexualidade, raça e classe sob uma ótica interseccional, descolonial e transdisciplinarFábio Alexandre Silva Bezerra | Letras-Libras – Sala 03 |
18. Conversa sobre Linguística Aplicada Luiz Paulo da Moita Lopes |
Auditório da ESENFAR |
19. Quadrívios Interculturais: possibilidades de ensino e aprendizagem da cultura brasileira em aulas de Português Língua de Acolhimento (Plac) para imigrantes e refugiados no BrasilMaria Luand Bezerra Campelo Thayna Marques De Lima |
Letras-Libras – Sala 04 |
20. Imprensa feminina oitocentista e a construção das identidades da femininasLuciana de Santana Fernandes | Letras-Libras – Sala 05 |
21. Análise Interpretativa de textos Poéticos Metafóricos em Língua Portuguesa x Língua Brasileira de Sinais Leila Saraiva Mota |
Sala do PROFLETRAS |
22. Transformando a educação com inteligência artificial generativa: panorama tecnológico, metodologias de ensino e futuras direções acadêmicas Evandro de Melo Catelão Isabel Muniz-Lima |
Sala do PPGLL |
23. Onomástica em Libras Alexandre Melo de Sousa Liliane Lemos Santana Barreiros |
Miniauditório 02 |
24. Modal Verbs e Grafite: Expressão Poética e Letramento Crítico no Ensino de Inglês Gabrielle Gilio |
Auditório do CEPEL |
25. Escrita Colaborativa e Verbalização de Termos Linguísticos no Ensino Fundamental Sonia Cristina Simões Felipeto Maria Auxiliadora Da Silva |
BSA – Sala 16 |
26. IA, leitura e escrita: o que os professores de Português precisam saber? Daiane Da Costa Barbosa |
BSA – Sala 15 |
24/09 (quarta-feira) e 25/09 (quinta-feira) NOITE – 19:00 – 21:00 | |
27. Os projetos educativos como abordagem colaborativa no TeletandemSara Guiliana Gonzales Belaonia Fabiana Perpétua Ferreira Fernandes |
Letras-Libras – Sala 01 |
28. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC): questões de avaliação e escritaMaria Teresa Tedesco Vilardo Abreu Denilson Pereira de Matos |
Letras-LIbras – Sala 02 |
29. Judith Butler e a Linguística Aplicada Iran Ferreira de Melo |
Letras-Libras – Sala 03 |
30. Escrita da criança: relações possíveis entre ortografia e fonologia Elaine Cristina de Oliveira Cristiane Carneiro Capristano |
Letras-Libras – Sala 04 |
31. Os Multiletramentos e o Ensino de Literatura Sandra Araujo Lima Cavalcante Adriana Nunes de Souza |
Letras-Libras – Sala 05 |
33. Tecnologias Digitais e Materiais Didáticos de Baixo Custo para o Ensino de Línguas Estrangeiras María Cristina Maldonado Torres |
Sala do PPGLL |
34. STEAMação: Ensino Interdisciplinar de Língua Estrangeira Por Meio da Abordagem STEAM Mariana Silva |
Miniauditório 02 |
35. A linguística cognitiva e uma nova abordagem sobre os mecanismos de construção da língua, linguagem e da significação humana Bruno de Jesus Espírito Santo |
Auditório do CEPEL |
36. Paisagem Linguística em cotejo dialógico e confroencontro: entre enunciados concretos, cenas públicas e a produção de espaçosHugo Pedro da Silva Santos | Auditório Heliônia Ceres |
37. Quem tem medo do queer? Linguística, pedagogia e currículo queer: problematizando conceitos no chão da escola Jomson Teixeira da Silva Valoz |
BSA – Sala 16 |