III Encontro Nacional de Linguística Aplicada

Minicursos presenciais

MINICURSO LOCAL
23/09 (terça-feira) – 13:00 – 17:00
1. Translanguaging  como método de ensino de língua estrangeira
Kanavillil Rajagopalan
Auditório da Reitoria
2. A teoria sociocultural de Vygotsky e o ensino-aprendizagem de línguas
Francisco Quaresma de Figueiredo
Auditório do CEPEL
3. Uma introdução à escrita não criativa: produção, circulação e ensinoFelipe Benicio (UFAL) Letras-Libras – Sala 01
4. Educação linguística intercultural: estratégias didáticas para o ensino da língua espanholaIsabella Silva dos Santos
Jakelliny Almeida Santos
Letras-Libras – Sala 02
5. Lingua(gem) e justiça social: promovendo práticas emancipatórias dentro e fora da sala de aula de línguas
Mauricio J. Souza Neto
Tranferido para o On-line
6. Aquenda, mona! O Pajubá como voz da resistência, identidade e decolonialidade
Jonas Dos Santos Monteiro
Wanderson Nascimento Moraes
Letras-Libras – Sala 04
7. Elaboração de atividades comunicativas para o ensino de línguas utilizando as metodologias ativas
Heliandro Rosa de Jesus
Renato de Oliveira Dering
Letras-Libras – Sala 05
8. Introdução aos Estudos da Performance:  as culturas populares nos cinemas da América LatinaNatacha Muriel López Gallucci
Lucas de Camargo Magalhães
Sala do PROFLETRAS
9. A linguagem quadrinizada dos quadrinhos em sala de aula
Romario Pires de Novaes
Sala do PPGLL
10. Escrevendo a dois na sala de aula: relações entre rasuras, comentários espontâneos e atividades metalinguísticasEduardo Calil (UFAL) Miniauditório 02
11. Fonética e fonologia no ensino fundamentalElmo Dias do Nascimento BSA – Sala 16
12. Neurociência e leitura: Implicações para a formação docenteMaria Silma Lima de Brito
Maria Inez Matoso Silveira
BSA – Sala 15
13. Oficinas do brincar como possibilidade de aquisição de linguagem de crianças surdasEduarda Megumi Kawase BSA – Sala 14
24/09 (terça-feira) MANHÃ – 08:00 – 12:00
14. Uma abordagem instrumental do ensino da linguagem escrita baseada sobre a concepção de Vygotskij da construção de sistemas psíquicos
Bernard Schneuwly (Universidade de Genebra)
Auditório da Reitoria
15. Na prática a teoria é outra: materiais didáticos e propostas
decoloniais e afrocentradas para a sala de aula de línguasKelly Barros (UFRB)
Letras-Libras – Sala 01
16.  Memorial da Evolução da Linguística AplicadaJosé Carlos Paes de Almeida Filho Auditório Heliônia Ceres
17. Você conhece a perspectiva da Linguística Aplicada Transviada? Diálogos sobre gênero, sexualidade, raça e classe sob uma ótica interseccional, descolonial e transdisciplinarFábio Alexandre Silva Bezerra Letras-Libras – Sala 03
18. Conversa sobre Linguística Aplicada
Luiz Paulo da Moita Lopes
Auditório da ESENFAR
19. Quadrívios Interculturais: possibilidades de ensino e aprendizagem da cultura brasileira em aulas de Português Língua de Acolhimento (Plac) para imigrantes e refugiados no BrasilMaria Luand Bezerra Campelo
Thayna Marques De Lima
Letras-Libras – Sala 04
20. Imprensa feminina oitocentista e a construção das identidades da femininasLuciana de Santana Fernandes Letras-Libras – Sala 05
21. Análise Interpretativa de textos Poéticos Metafóricos em Língua Portuguesa x Língua Brasileira de Sinais
Leila Saraiva Mota
Sala do PROFLETRAS
22. Transformando a educação com inteligência artificial generativa: panorama tecnológico, metodologias de ensino e futuras direções acadêmicas
Evandro de Melo Catelão
Isabel Muniz-Lima
Sala do PPGLL
23.  Onomástica em Libras
Alexandre Melo de Sousa
Liliane Lemos Santana Barreiros
Miniauditório 02
24.  Modal Verbs e Grafite: Expressão Poética e Letramento Crítico no Ensino de Inglês
Gabrielle Gilio
Auditório do CEPEL
25. Escrita Colaborativa e Verbalização de Termos Linguísticos no Ensino Fundamental
Sonia Cristina Simões Felipeto
Maria Auxiliadora Da Silva
BSA – Sala 16
26. IA, leitura e escrita: o que os professores de Português precisam saber?
Daiane Da Costa Barbosa
BSA – Sala 15
24/09 (quarta-feira)  e 25/09 (quinta-feira) NOITE – 19:00 – 21:00
27. Os projetos educativos como abordagem colaborativa no TeletandemSara Guiliana Gonzales Belaonia
Fabiana Perpétua Ferreira Fernandes
Letras-Libras – Sala 01
28. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC): questões de avaliação e escritaMaria Teresa Tedesco Vilardo Abreu
Denilson Pereira de Matos
Letras-LIbras – Sala 02
29. Judith Butler e a Linguística Aplicada
Iran Ferreira de Melo
Letras-Libras – Sala 03
30. Escrita da criança: relações possíveis entre ortografia e fonologia
Elaine Cristina de Oliveira
Cristiane Carneiro Capristano
Letras-Libras – Sala 04
31. Os Multiletramentos e o Ensino de Literatura
Sandra Araujo Lima Cavalcante
Adriana Nunes de Souza
Letras-Libras – Sala 05
33. Tecnologias Digitais e Materiais Didáticos de Baixo Custo para o Ensino de Línguas Estrangeiras
María Cristina Maldonado Torres
Sala do PPGLL
34. STEAMação: Ensino Interdisciplinar de Língua Estrangeira Por Meio da Abordagem STEAM
Mariana Silva
Miniauditório 02
35. A linguística cognitiva e uma nova abordagem sobre os mecanismos de construção da língua, linguagem e da significação humana
Bruno de Jesus Espírito Santo
Auditório do CEPEL
36. Paisagem Linguística em cotejo dialógico e confroencontro: entre enunciados concretos, cenas públicas e a produção de espaçosHugo Pedro da Silva Santos Auditório Heliônia Ceres
37. Quem tem medo do queer? Linguística, pedagogia e currículo queer: problematizando conceitos no chão da escola
Jomson Teixeira da Silva Valoz
BSA – Sala 16