III Encontro Nacional de Linguística Aplicada

Comunicações Orais Livres On-line

Aviso
Por segurança, os links de acesso às salas do Google Meet só serão disponibilizados 1 dia antes de cada atividade. Enviaremos notificação por e-mail assim que os links estiverem liberados.

EIXO TEMÁTICO TÍTULO AUTORIA DATA
23/09
COL 44 -Estudos de gêneros textuais/discursivos 1. O uso de gêneros textuais no ensino de língua portuguesa: preferências e estratégias docentes MARIA EDUARDA LIRA RODRIGUES,
Messias Soares Da Silva Almeida,
Sanzio Mike Cortez de Medeiros
23/09
9:00 – 11:30
2. Necessidades Linguísticas e Gêneros Acadêmicos em Cursos de Física e Química: Um Estudo em Inglês para Fins Acadêmicos Carolina Tonelotto Lorenzoni,
Ana Paula Carvalho Schmidt
3. Uma análise retórica do gênero discursivo live Paula Roberta Rodrigues Lima,
Maria Francisca Oliveira Santos
4. Processos referenciais no gênero discursivo dissertação na educação básica Laura Vitória Ferreira Lima,
Maria Francisca Oliveira Santos
5. Charges sobre a Uberização: o gênero, seu propósito sociocomunicativo e sentidos construídos sob uma perspectiva crítica multimodal e sistêmico-funcional Maria Madalena Scavassa,
DIEGO RIBEIRO SANTOS,
Maria Eugenia Batista
6. Dialogismo, Metodologias Ativas e Tecnobiografias na Educação do Campo: Saberes, Práticas e Reconfiguração dos Materiais Didáticos na Formação Docente Cláudia Aparecida Fonseca
7. Entre línguas, sentidos e poder: o intérprete de Libras no entretempo do ensinar Claudia De Souza Martins Lima, Karlene Ferreira De Souza
COL 45 -Ensino e aprendizagem de língua materna 1. Aplicação da teoria saussuriana ao ensino de língua portuguesa: contribuições introdutórias a partir dos conceitos de língua e signo Rayane Morais De Melo, Jomson Teixeira da Silva Valoz 23/09
9:00 – 11:30
2. ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O CASO DA TRANSITIVIDADE VERBAL E DOS COMPLEMENTOS VERBAIS DO LIVRO DIDÁTICO DO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Lindaisa dos Santos Brito, Jomson Teixeira da Silva Valoz
3. As fábulas como possibilidade de alfabetização e letramento no 1º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Maceió. Ilton Cesar Mendes da Silva Oliveira
4. Análise de materiais didáticos em Língua Portuguesa utilizados na escola da comunidade quilombola de Helvécia-Ba MAGNO SANTOS BATISTA, GUILHERMINA ELISA BESSA DA COSTA, Ludmila Figueira Oliveira
5. Estudo de neologismos literários como pretexto para a elaboração de atividades didáticas no Ensino Médio: Notícias de pesquisa Liane Santana Santos do Nascimento, Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto
6. A importância do leitor na análise do conto “O Brasil”, de Carolina Maria de Jesus. AMANDA CAMILA TURRA DE GEUS
Evanir Pavloski
7. Reflexões sobre a oferta do curso de Libras Para Pessoas Idosas Veronica Lima da Fonseca Almeida
COL 46 -Ensino e aprendizagem de língua materna 1. Inglês além da “Natividade”: O Impacto do falante nativo mítico nas identidades de estudantes brasileiros. Jadson Lima Jesus da Silva 23/09
9:00 – 11:30
2. Translinguajando e Letralizando no Ensino Básico Karla Danielle Matos Menezes King, Cora Elena Gonzalo Zambrano
3. Letramento crítico no ensino de espanhol: enfrentando o racismo e os discursos coloniais em sala de aula. Jarbas Macena de Oliveira Júnior, Flávia Colen Meniconi, Andrey Ronald Monteiro da Silva
4. Mediação didática do input auditivo em alemão L2: fundamentos linguísticos e propostas pedagógicas Amanda Sousa Barbosa dos Santos, Angélica Santos Ribeiro
5. “A gente sempre quis alçar grandes voos, né?”: crenças sobre “sucesso” e sua relação com a ansiedade na aprendizagem e uso de língua inglesa Julianne Cortez Tavares
6. Práticas de letramento de uma Estudante Surda na Disciplina de Língua Portuguesa: a mediação do intérprete educacional e o acesso à língua escrit Giselli Mara da Silva,
Sônia Romeiro
7. O Uso do Aplicativo SPeak nas Escolas Estaduais de São Paulo: Análise das Metodologias e Desafios na Prática Geovana Chiari Reis
COL 47 – Estudos culturais
1. CULTURA SURDA E REPRESENTAÇÃO NA SÉRIE CRISÁLIDA Marcia Ferreira 23/09
9:00 – 11:30
2. Narrativas de imigração: interculturalidade e repertórios linguísticos em construção Aline Gomes
3. Das páginas para as telas: a construção da tensão em Ainda estou aqui Lucas Ryan Silva de Moura
4. Uma reflexão sobre bilinguismo e interculturalidade a partir de anedotas bilingues de imigrantes franceses em Belém do Pará Joanna Troufflard, Lana Kaline Pessoa Saldanha
5. As plataformas digitais para o ensino de línguas e o Português como Língua Estrangeira: reflexões iniciais sobre desafios e potencialidades Amanda Brito de Sá Teles, Edleise Mendes
6. Proposta de material didático para estudantes migrantes e refugiados do Ensino Fundamental II Samuel Martins Alves, Leandro Rodrigues Alves Diniz
7. Entre o real e o insólito: narrativas do terror cotidiano em El buen mal, de Samanta Schweblin Dalva Desiree Climent
COL 48 – Estudos da tradução 1. Representações de graduandos de Letras sobre o processo de tradução Flávia Cristina Martins de Oliveira, Shirlei Tiara de Souza Moreira 23/09
9:00 – 11:30
2. A tradução audiovisual da Expressividade Negativa no filme SING- Quem Canta Seus Males Espanta (2016): Multimodalidade e Análise Pragmática em Dublagem. Deborah Calixto Vieira de Oliveira
3. A tradução de arcaísmos em “The Raven”, de Edgar Allan Poe Andréa Cesco, João Marcelo Naedzold de Souza
4. Da fábula clássica à imagem: tradução intersemiótica em “Zeus e o Cavalo” de Lessing Anna Karina Felipe de Souza
5. Tradução intersemiótica na elaboração de texto auditivo: reinterpretação criativa e engajamento do ouvinte. Joaquim Doitschinoff Neves
6. Horizontes de Jaime Covarsí Carbonero na tradução de El Roman de Flamenca ao espanhol Iago Espíndula
7. Traduzindo o trans-pluri-linguismo: uma análise da tradução do plurilinguismo em L’espace d’un cillement, de Jacques-Stephen Alexis Dieumettre Jean
COL 49 – Estudos de gêneros textuais/discursivos
1. Para uma abordagem da heterogeneidade da escrita produzida em contexto do P. E. J. A. Felipe Guerreiro de Souza, Lúcia Regiane Lopes-Damasio 23/09
9:00 – 11:30
2. AUTORIA TERCEIRIZADA: ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DE TRABALHOS ACADÊMICOS NAS PÁGINAS DE INSTAGRAM DE VENDAS DE TCC Antenor Henrique Da Silva Carvalho, Laura Silveira Botelho
3. Gênero Redação do ENEM: análise da mobilização de repertórios socioculturais em redações nota 1000 do ENEM 2023 Larisa Silva de Souza, Juliana Moreira Dos Santos
4. O agir linguageiro do policial agente de trânsito: obedecer por medo ou pelo convencimento da abordagem oral? Jandson Santos, Carlos Héric Silva Oliveira
5. Sintagma nominal solto nas tiras de Mafalda: focalização e atributo simbólico Leiliane De Amorim Rodrigues Lira, Renata Ferreira Rios
6. Modalização nas vozes sobre a obra da “engorda” na Praia de Ponta Negra Luciana de França Lopes
7. A instabilidade da confiabilidade médica: uma análise discursiva de enunciados jornalísticos acerca do Programa Mais Médicos João Paulo Santos Batista
COL 50 – Estudos literários
1. “So Horribly Dirty”: O Nojo Como Elemento Psicológico Que Conecta O Preconceito Linguístico E O Sexismo Em Pigmalião, De Bernard Shaw Thales Vianna Coutinho 23/09
9:00 – 11:30
2. Infância e Memória como Estratégias Poéticas em Fernando Pessoa e Manoel de Barros Sara Sommer
3. O outro Horacio Quiroga: ficção científica, folhetim e indústria cultural Amalia Cardona Leites
4. Zooliteratura na Poética de Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mendes Heloísa Maluf Nantes de Lima
5. Escritas dissidentes na América Latina: identidade e transgressão na obra de Lemebel e Piva Magno da Guarda Almeida
6. Desafiando homens e deuses: paralelos performáticos de Antígona e a comunidade Lgbtqiapn+ Magno da Guarda Almeida, Ícaro de Carvalho Bismarck Lopes
7. O USO DE PARATEXTOS E EPITEXTOS COMO ESTRATÉGIA DE INCENTIVO À

LEITURA E AO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: UMA PROPOSTA A PARTIR DA OBRA

DE MARÍA ORUÑA
Ana Margarita Barandela Garcia,  Kristianny Brandão Barbosa de Azambuja
COL 51 – Estudos sobre mudança e variação linguística
1. A variação fonológica na variedade dialetal falada no Quilombo Acaraqui em Abaetetuba- PA Ariel Silva dos Santos, Brayna Conceição dos Santos Cardoso 23/09
9:00 – 11:30
2. Padrões de ordenação pronominal em complexos verbais na modalidade oral: um olhar comparativo entre as variedades moçambicana, europeia e brasileira do português Bento Orlando Mutoba
3. O uso variável do artigo definido diante de antropônimos: uma análise variacionista no falar popular fortalezense Dayane Bezerra de Souza, Leticia Freitas Alves, Aluiza Alves de Araujo
4. Variações linguísticas na língua brasileira de sinais – Libras Simone Aparecida Migon
5. Variação e mudança da Língua Brasileira de Sinais- Um Estudo Bibliográfico Marcia Ferreira, Daniele Barroso da Silva
6. A variação semântico-lexical do português maranhense e o ensino: proposta de sequências didáticas para o trabalho com a diversidade linguística em sala de aula Daniel Cordeiro Dos Santos, GEOGIANA MARCIA OLIVEIRA SANTOS
7. Concepções de Linguística Textual em Manuais e sua Influência na Formação de Professores de Letras Lucas Matheus Marcelino Alves Paulino, Glória Camyle, Maria Clara Medeiros de Lima
24/09
COL 52 – Ensino e aprendizagem de língua materna
1. Desenvolvimento de um jogo de tabuleiro como ferramenta pedagógica para o ensino de Literatura Brasileira no Ensino Médio: Notícias de Pesquisa Derek Martins Balbino, Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto 24/09
8:20 – 10:00
2. O diagnóstico de Língua Portuguesa da Seduc/CE como instrumento de planejamento da ação docente em uma turma de 1ª série do Ensino Médio Integral em uma escola pública estadual do interior do Ceará ROBERTO CLÁUDIO BENTO DA SILVA
3. PROFESSORES EM FORMAÇÃO E SUAS CRENÇAS SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS Jany Éric Queirós Ferreira Ferreira, Claudinha Carvalho Pessoa
4. A contribuição das tecnologias digitais no ensino da língua Alícia Beatriz Cavalcante dos Santos, João Pedro Marinho Guedes, Juliete Bastos Macêdo
COL 53 – Ensino e aprendizagem de língua materna
1. O GÊNERO MEME E O ENSINO DO LÉXICO Samuel Lucas de Jesus Silva 24/09
8:20 – 10:00
2. A ORALIDADE E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL: INVESTIGANDO OS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA Marcos Helam Alves da Silva, Dryelle Patricia Silva e Silva
3. Viagem pela Língua Portuguesa: O jogo pedagógico como prática de ensino-aprendizagem da variação diacrônica na educação básica Adriane Gabriele Souza Santos
4. Produção textual de estudantes surdos em uma escola pública de Belém coesão e coerência na escrita em Língua Portuguesa Cláudia Catarina Oliveira da Paz, Daniel Dias
5. A Abordagem do Texto Literário no Ensino de Língua Portuguesa: Uma Análise de Planos de Aula e Livros Didáticos Raquel Oliveira da Silva
COL 54 – Ensino e aprendizagem de línguas adicionais


1. Línguas e laços: as relações sino-brasileiras e a expansão do ensino de chinês no Brasil Ana Balestro 24/09
8:00 – 10:00
2. O ensino de checo aos falantes de língua portuguesa com o exemplo do modo condicional Radka Návarová
3. Proposta de formação intercultural e dialógica de professores de Português como Língua de Acolhimento em um projeto de extensão universitária Ana Paula De Araujo Lopez, Marcos Hernan Castellano Martinez
4. Correlacionando WTC e ansiedade na fala nas salas de aula de inglês como língua adicional Saryne Rhayane Aquino da Cruz
5. Desenvolvimento de Competências em Língua Inglesa para Inclusão Educacional e Profissional: um estudo na Escola Estadual Deraldo Campos Joseane Paulo Souza
6. O amor em sala de aula: o uso de canções nas aulas de PLA Kétina Allen da Silva TImboni
COL 55 –  Ensino e aprendizagem de línguas adicionais 1. A História da Oralidade no Ensino de Inglês no Brasil: Da Colonização à BNCC CARLOS ALEXANDRE NASCIMENTO 24/09
8:00 – 10:00
2. A construção da oralidade em inglês através de atividades reflexivas com potencial exploratório Helena Porto Nascimento
3. Produção de material didático como ponte entre o aprendiz de francês e a diversidade do mundo francófono: professores em formação inicial entre o livro didático e o contexto local Alice Áurea de Oliveira Amorim, Cíntia Voos Kaspary
4. Internacionalização da educação básica na Bahia: reflexões docentes Cristhiane Nunes Bittencourt Bastos, Maria Eugênia de Figueiredo Caribé Araújo, Maiana Rose Fonseca da Silva
5. Ensino de Línguas Adicionais e letramento: contribuições do NULIC Arapiraca na formação dos estudantes de Letras Ronalte dos Santos, Maria José dos Santos Simplício, Lucy Márcia Dos Santos Simplicio
6. Descolonizando saberes na língua inglesa: visões sobre cultura, afeto e formação ética em experiências dialógicas Ana Clara Franco Nunes
7. Tradução audiovisual no ensino de inglês como língua franca: o uso da dublagem no desenvolvimento da produção oral em língua inglesa Francisca Alyne Alves Da Silva, SARA DE PAULA LIMA
COL 56 – Estudos da tradução 1. Dez dificuldades de compreensão e/ou tradução em “O Intersigno” (1883), conto de Villiers de l’Isle-Adam Laís Marx Umpierre, Robert Ponge 24/09
8:00 – 10:00
2. Reflexões acerca de “creuser”, “le grand menu” “travertin” e “villa”, quatro dificuldades de compreensão e/ou tradução encontradas em romance de Corinne Hoex, autora belga francófona Gabriela Porto Alegre, Robert Ponge
3. Um estudo tipológico das dificuldades de compreensão e/ou tradução nos parágrafos iniciais de “L’Affaire du Grand 7”, novela de Léon Hennique Taise Nascimento, Robert Ponge
4. Traduções brasileiras de um clássico argentino: o caso do Martín Fierro de José Hernández Sara Iriarte
5. Ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos: o uso didático de legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE) Mariana Costa Araujo
6. Tradução de elementos culturais de uma obra literária: Confrontação entre O Quinze, de Rachel de Queiroz, com suas traduções para a língua francesa Lucas Ryan Silva de Moura, MARIA CAROLINA DE BRITO ALVES
COL 57 – Estudos literários 1. A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA EM TENDA DOS MILAGRES, DE JORGE AMADO ANTHONY GABRIEL SANTOS SILVA, JOSÉ WILLAMES DA SILVA 24/09
8:00 – 10:00
2. DANIEL E A (IM)POSSIBILIDADE HERÓI PROBLEMÁTICO: UM CONTO DE BRENO ACCIOLY MIRELLY DE MELO SANTOS
3. Identidade, vulnerabilidade e resistência: o retrato da marginalização de corpos travestis em Las Malas, de Camila Sosa Villada. Laura Capoani Amaro
5. O corpo que escapa: gênero, ironia e crise insólita do patriarcado no conto ”Ginecomastos”, de Amara Moira Caio vitor Marques Miranda
6. Infância e Memória como Estratégias Poéticas em Fernando Pessoa e Manoel de Barros Sara Sommer
7. A dimensão da corporeidade no romance A náusea, de Jean-Paul Sartre Felipe Cirino Henrique Souza Cirino
COL 58 – Estudos sobre mudança e variação linguística 1. Futebolês: um estudo descritivo da linguagem utilizada pela torcida de de futebol na capital paraense. Lorena Nazaré Castro da Silva, Rosana Siqueira de Carvalho do Vale 24/09
8:00 – 10:00
2. Raymond Queneau e a ruptura ortográfica: reflexões sobre norma, prestígio e variação Vivianne Anselmo Nascimento
3. As implicações dos movimentos migratórios e intercruzamentos dialetais no processo de avaliação e percepção atitudinal do piranhense em relação ao seu próprio falar Daiane Aparecida Cavalcante
4. Jovens piranhenses e sua fala: As implicações do fator escolaridade para o processo de avaliação atitudinal e percepção subjetiva dialetal Daiane Aparecida Cavalcante
5. A Influência das variações linguísticas nos livros didáticos de língua inglesa take action (2020) e face2Face (2012) Raynara Kamila Targino da Silva
6. Variação fonético-fonológica: caracterização de desvios oriundos da interferência da fala na escrita Marlúcia Maria Alves
7. A tutoria como prática de letramento acadêmico: reflexões interacionistas sociodiscursivas sobre ensino, mediação e inserção no ambiente universitário Andressa Letícia Villagra Silva, Eliane Gouvea Lousada
25/09
COL 59 -Ensino e aprendizagem de língua materna
1. Avaliação da aprendizagem da escrita em um livro didático de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental Jamily Da Conceição Silva, Silvio Nunes da Silva Junior 25/09
8:00 – 10:00
2. O ensino da partícula ‘se’ no aprendizado do português enquanto língua materna Letícia Lucinda Meirelles, Rebeca Fabri Rodrigues Freitas
3. ASPECTO VERBAL E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: um olhar crítico sobre os manuais didáticos da educação básica Jefferson Pinheiro, TEREZA CRISTINA MENA BARRETO DE AZEVEDO
4. Currículo em perspectiva decolonial: valorização de saberes locais da comunidade ribeirinha do Igarapé da Fortaleza nas aulas de língua portuguesa Eloiny Ptra Brasil Lazamé da Nóbrega
5. Variação fonético-fonológica: caracterização de desvios oriundos da interferência da fala na escrita Jadson Lima Jesus da Silva
6. Por uma pedagogia outr@: Pensar o letramento feminista no ensino de língua espanhola a partir da leitura, análise e discussão do poema Silencio de Esther Pineda G. Lucileide da Costa Lima Soares, Gabriela Rodrigues Botelho
7. A escrita como prática libertadora: experiências de vida no ensino de produção textual com base na Pedagogia Freiriana Lucas Matheus Marcelino Alves Paulino, Ana Letícia de Oliveira Camelo, Kamila Miranda Alves de Lima
COL 60 -Ensino e aprendizagem de línguas adicionais 1. A experiência de ensino do português (LE) a partir do leitorado brasileiro na Université Cheikh Anta Diop (UCAD) Heide Matos Duarte 25/09
8:00 – 10:00
2. Do Estágio à Identidade: Primeiras Vivências como Professora de Francês Vivianne Anselmo Nascimento
3. Portunhol: a presença do espanhol na alfabetização de alunos imigrantes nas escolas públicas de Foz do Iguaçu Ana Cláudia Zimmer Reisdorfer, Jorgelina Ivana Tallei
4. A gamificação e o desenvolvimento da oralidade em inglês no sexto ano do Ensino Fundamental VALERIA BRUM VIEIRA LEAL, Vitoria Maria De Moura Mello, Maria Eugênia Alcantara da Fonseca
5. A A AULA (ansiedade na aprendizagem e uso de línguas adicionais) no contexto de formação de professores de língua inglesa Maria Eugênia Alcantara da Fonseca
6. Promovendo a Teoria da Mente (ToM) de segunda ordem em aulas de EFL/ESL: Vantagens do bilinguismo e atividades de sala de aula para crianças em idade escolar Bruno dos Santos Konkewicz, ALINE FAY DE AZEVEDO
7. As tendências das práticas educacionais para surdos em instituições bilíngues no âmbito internacional Edna Misseno Pires, Ronice Muller de Quadros
COL 61- Estudos de gêneros textuais/discursivos 1. Discurso persuasivo no gênero multimodal anúncio publicitário: estruturas desgarradas como atributos simbólicos Ana Clara Nunes de Oliveira,
Renata Ferreira Rios
25/09
8:00 – 10:00
2. Ancoragem, relay e polissemia: análise da estrutura composicional das tiras do Armandinho em aula de Língua Portuguesa no ensino médio Caio Rodrigues Rosendo,
Renata Ferreira Rios
3. A COMPREENSÃO E A INTERPRETAÇÃO DE DISCURSOS ARGUMENTATIVOS POR MEIO DA LEITURA RETÓRICA: UM ESTUDO DE REPORTAGENS DO JORNAL EXTRA (VERSÃO DIGITAL Leandro VIEIRA DOS SANTOS
4. Testagem de leitura em língua inglesa: análise comparativa em dois contextos institucionais Bruno Souza Buzetto,
Nathieli Cipolat Cervo,
William Dubois Oliveira
5. A misoginia no longa-metragem de animação Kanashimi no Belladonna Rafael Alexandrino Malafaia,
Fátima Cristina da Costa Pessoa
6. O uso das tecnologias digitais no processo de aprendizagem de língua portuguesa para alunos do ensino médio Gabriel da Silva Mendonça, Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino
6. Práticas-experiências de leitura de estudantes guineense da UNILAB e seu impacto na constituição da cultura de leitura Martiniza José Camparam
1. Organização retórica e propósitos comunicativos do gênero artigo de opinião: uma análise na perspectiva sociorretórica7 Fátima Letícia Da Silva Gomes, Lílian de Sousa Sena
  COL 62 – Estudos textuais e discursivos 1. O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA BRASILEIRA: uma análise crítica da influência da BNCC nos currículos escolares do 6º ano do Ensino Fundamental VITORIA NETO SARTIN 25/09
8:00 – 10:00
2. Mulher morta, mulher punida: avaliações sociais e(m) discurso jornalístico Rafaela Oppermann Miranda, Patricia da Silva Valério
3. Entre muros e telas: o graffiti latino-americano no Instagram JOSÉ EDSON DA SILVA, Caroline Bezerra do Nascimento
4. Práticas jurídicas e de poder no julgamento e crucificação de Jesus Cristo sob uma perspectiva foucaultiana: uma análise arquegenealógica Stephany Rodrigues Alonso Dias
5. Rapport como uma estratégia de impacto no ensino e aprendizagem de língua inglesa Ana Paula Queiroz Freitas, Laura B. Domingues Burgatti, Renan William Silva de Deus
6. Prática de escrita docente: um estudo sobre as representações sociais do professor em relatórios avaliativos José Vilmar Firmino
7. Inteligência artificial, interculturalidade e pós-método: uma reflexão empírica à luz da pedagogia crítica Mariana Ferreira Schulz
COL 63 – Formação docente
1. Estágio Supervisionado em Letras: práticas pedagógicas e produção de materiais didáticos Lucas Gois Santos, Adriana Dalla Vecchia 25/09
8:00 – 10:00
2. A BNCC de língua inglesa: conhecimentos e práticas de professores em formação Flávia Cristina Martins de Oliveira
3. Linguística e literatura em diálogo: a sala de aula como espaço de integração e produção Lucas Reis
4. Abordagem e Avaliação da Análise Linguística na Educação Básica Marceli Hugo Pacheco, Larissa Lisboa Luz
COL 64 –  Formação docente
1. O ensino de Língua Portuguesa e de Literatura para alunos surdos e ouvintes da EJAI: impactos na formação docente reflexiva Marceli Hugo Pacheco 25/09
8:00 – 10:00
2. Biomes Project: uma experiência de formação e prática docente no ensino de Língua Inglesa Joseane Paulo Souza
3.  Uma breve reflexão sobre a importância da criação do curso de Licenciatura em Inglês – EaD da UFRGS Kétina Allen da Silva TImboni, Gabriel Bruno Oliveira Fernandes
4. As relações entre teoria e prática no contexto de estágio de um curso de Letras Valéria Griebler
5. Era uma vez as velhas vozes das negras mulheres: trabalhando o letramento literário através de contos orais de mulheres idosas quilombolas na EJA Quezia Souza Carneiro
COL 65 – Linguagem e práticas identitárias
1. Toponímia em Libras: análise da motivação do sinal para Tanque D’arca (AL) Antonio Rocha De Almeida Barros Filho 25/09
8:00 – 10:00
2. Intervenções terapêuticas no desenvolvimento auditivo e da linguagem na Trissomia do Cromossomo 21: uma revisão teórica Jhenifer Vieira da Silva, Carla Salati Almeida Ghirello-Pires
3. Letramentos Acadêmicos: uma análise do uso de bibliotecas digitais por graduandos sob a perspectiva da Teoria da Complexidade Angélica Cristina Mesquita dos Santos
4. Narrar o trauma, denunciar o discurso: a moral religiosa e os corpos punidos na ficção Victor Alexandre da Silva Dutra, Givanildo Lucas Santos Da Rocha, Ana Maria Sá Martins
5. Palavras que elegem: uma análise crítica do discurso político nas eleições municipais da capital maranhense Givanildo Lucas Santos Da Rocha,Ana Maria Sá Martins
6. Projeto didático Baile do Menino Deus: Contribuições da leitura expressiva do gênero textual teatral para o desenvolvimento da leitura e da oralidade Judite Cesario Mota
7.  A produção de materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira sob a perspectiva da interdisciplinaridade Patricia Minelly da Paz Melo, MARIANA SILVA, Alyssandra Viana Fonseca
COL 66 -Ensino e aprendizagem de línguas adicionais
1. Explorando personalidades famosas por meio do gênero biografia: elaboração de uma unidade didática Angela Denardi 25/09
18:00 – 20:00
2. Interculturalidade e Descolonialidade no Ensino de Inglês: Descobrindo vozes Plurais em uma Escola Pública Amapaense EVELEN BRASIL LAZAME
3. Inglês e música para a educação inclusiva: rotas transdisciplinares Otto Ferreira, Mário Rui Domingues Ferreira da Cruz
4. Hallyu (한류): As motivações de aprendizes brasileiros de coreano como Língua Adicional sob influência da popularização da cultura sul-coreana Giovana Canez Valerão
5. Uso de tecnologias nas aulas de Língua Portuguesa e de Literaturas RENATA DA SILVA DE BARCELLOS
6. A construção da poética e da denúncia sócio-político-cultural na poesia brasileira periférica Maria Eduarda Costa Rios
7. A língua portuguesa escrita para surdos no ensino bilíngue no DF: um olhar através da pedagogia narrativa Clayre Stéphanne Neves Gama, Veronica Lima da Fonseca Almeida, Luanna Albuquerque de Freita costa
8. O ensino da língua espanhola para surdos na educação bilíngue no DF: um olhar através da pedagogia narrativa Luanna Albuquerque de Freita costa, Veronica Lima da Fonseca Almeida, Clayre Stéphanne Neves Gama
COL 67 – Estudos textuais e discursivos
1. Surdo e . . . ? Não-surdo ou ouvinte: da produção de sentidos acerca da nomeação da comunidade usuária de língua oral em textos que circulam socialmente Renan Lima de Carvalho, Maraisa Lopes 25/09
18:00 – 20:00
2. Um sinal vale mais que mil palavras Carla Côre Maette
3. Diversidade textual na Divulgação Científica: uma análise documental nos textos do processo seletivo de mediadores para Casa da Descoberta Carla Côre Maette, Juan Lucas Nachez
4. Um estudo comparativo da junção e(m) textos das Tradições discursivas narrativa e prescritiva: um olhar para a escrita inicial em contexto do PEJA. MANUELLA FERNANDA MENDONÇA GAVA
5. A composição da tradição discursiva narrativa em aquisição: uma análise linguístico-discursiva da junção temporal Bruna de Paula Silva
6. Palavras que elegem: uma análise crítica do discurso político nas eleições municipais da capital maranhense Heliandro Rosa de Jesus
7. “É o ciano, confia”: O uso de gameplay de Among us como transposição didática para o ensino de análise linguística Josefa Arruda Silva Neta, Iúlia Milena Bélens Camilo de Melo, Taynah de Lima Vidal
COL 68 – Letramentos, multiletramentos e alfabetização 1. Construindo Pontes: notas de um curso de Língua Inglesa em uma universidade plurilíngue Ana Paula Domingos Baladeli 25/09
18:00 – 20:00
2. Letramentos e Multiletramentos na Educação Básica: Reflexões sobre a (Re)configuração do Currículo no Processo de Ensino-Aprendizagem Renata Myllena Lima Oliveira
3. Pedagogia dos Multiletramentos no ensino de Língua Portuguesa: uma possibilidade de emancipação estudantil por meio da performance Rodolfo Rossi
4. A evolução da aprendizagem dos alunos da EJA Campo na área de Linguagens: Das dificuldades em ler e escrever à formação de bons leitores e escritores Maria da Piedade Santos Nascimento
5. As contribuições da Inferência no Processo da Compreensão de Textos no 5º ano do Ensino Fundamental Marta Maria Minervino dos Santos, Janderson Ramon da Silva
6. Epistemologia dos letramentos e multiletramentos em práticas pedagógicas gamificadas. Victória Gabriela da Costa França,
Jailma do Socorro Uchôa Bulhões Campos
7. Figurinhas inspiradoras: biografias de mulheres negras para cultivar uma infância antirracista e feminista na escola Bárbara Franco Justi
COL 69 –  Linguagem e práticas identitárias
1. Conversas em Conflito: Análise de ameaça à face e impolidez em tretas do Big Brother Brasil (BBB) João Antônio Lopes Da Silva, Ana Vitória Brito Assis 25/09
18:00 – 20:00
2. Vozes e valores na sala de aula: o discurso ideológico nos gêneros midiáticos contemporâneos Larisa Silva de Souza, Juliana Moreira Dos Santos
3. Interações Midiáticas na Adolescência: Mapeando o Uso de Tecnologias e Mídias por Estudantes do Ensino Médio MARISTELLA GABARDO
4. Efeitos sociais de apropriações léxico-ideológicas: sub-representação do discurso feminista e do gênero feminino na publicidade Denise Bordin da Silva Antonio
5. Racialização como fato de linguagem: estudos em linguística da enunciação e em educação linguística Kizy dos Santos Dutra
6. Eu te vejo, você me vê? Um estudo sobre a tensão estudar-trabalhar na Faculdade de Letras/ UFRJ Beatriz Pereira Hirtz Guerra
COL 70 – Linguagem e questões de gênero social e sexualidade
1. As vozes da (in)determinação: práticas dissidentes na contramão dos saberes fonéticos Pedro Alves Conceição 25/09
18:00 – 20:00
2. A emergência de um terceiro gênero: neopronomes e inovações do valor de gênero gramatical no português brasileiro Elaine Rodrigues de Souza Silva, Danniel Carvalho
3. A implementação de um terceiro valor de gênero: um estudo comparativo entre o português brasileiro e o espanhol portenho Elaine Rodrigues de Souza Silva, Danniel Carvalho
4. Pesquisas LGBTQIAPN+ na pós-graduação em Letras e áreas afins em Minas Gerais João Vítor Sampaio de Moura
COL 71 – Linguagem e questões étnico-raciais 1. Linguística Aplicada, Decolonialidade e Alteridade docente Maria Djany De Carvalho Araújo, ROZANIA MARIA ALVES DE MORAES 25/09
18:00 – 20:00
2. Eurocentrismo, Crítica e (De)Colonialidade: Repensando Praxiologias Críticas de Ensino de Línguas a partir de Abya Yala Luís Frederico Dornelas Conti
3. Saussure e Fanon: a importância da linguagem para a mulher preta imigrante Mirlene Jeanlys
4. Eurofonização, globalização e linguicídio: a (re)existência das línguas africanas na geolingüística do poder contemporânea Wilson Miguel Turé, REGINALDO UMATEB SANTIAGO NETO, Marcelino Issa da Cunha
5. A conceptualização da mulher negra em uma propaganda de cerveja: uma análise sob a ótica da linguística cognitiva Andréia Maria França Costa de Oliveira
COL 72 – Tecnologias digitais e aprendizagem de línguas
1. Inteligência artificial generativa no ensino de inglês como língua adicional: avanços, desafios e perspectivas Joyce Chaves Queiroz, Carlos Henrique Rodrigues Valadares, HILDA SIMONE HENRIQUES COELHO 25/09
18:00 – 20:00
2. Entre postagens e interações: o ensino de inglês no Instagram sob uma perspectiva autoetnográfica Clara Maria Correa Pereira Andrade
3. Kahoot e suas affordances: uma análise da aplicação do jogo no ensino de Inglês como LE no contexto brasileiro Maria Clara Marinho de Luna Freire Medeiros, Jailine Mayara Sousa de Farias
4. Knowing New Languages: Criação e Produção de um Jogo Eletrônico no Gênero Visual Novel Como Recurso Computacional para a Aprendizagem da Língua Inglesa Ritaciro Cavalcante da Silva, Ana Clara Barbosa de Lima Silva, Ivanilson Santos de Farias Alves
5. Do conceito à prática: potencialidades pedagógicas de um protótipo digital no ensino de inglês à luz do letramento digital Aliny Vieira Carneiro, Helen Castelo Branco Guedes, Jailine Mayara Sousa De Farias
6. Os benefícios da leitura compartilhada de livros para o desenvolvimento linguístico-cognitivo de crianças com TEA DIELE MARTINS SILVEIRA, Aline Elisabete Pereira
7. Letramentos Críticos e a Habilidade Oral na aula de Língua Inglesa no Ensino Médio: As TDICs como Ferramentas de Apoio Pedagógico Isabelle Dilascio Resende, Erika amancio caetano
26/09
COL 73                                2 1. CULTURA SURDA E REPRESENTAÇÃO NA SÉRIE CRISÁLIDA Marcia Ferreira 26/09
8:00 – 10:00
2. Narrativas de imigração: interculturalidade e repertórios linguísticos em construção Aline Gomes
3. A sala de aula invertida para o ensino de gramática na aula de francês língua estrangeira Lucas Ryan Silva de Moura
4. Uma reflexão sobre bilinguismo e interculturalidade a partir de anedotas bilingues de imigrantes franceses em Belém do Pará Joanna Troufflard, Lana Kaline Pessoa Saldanha
5. “Piece of Cake”: O ensino de Inglês como segunda língua integrado à abordagem STEAM Milla Barbosa Rios, Jaime Jose de vasconcelos Neto, Lídia Amelia Cardoso
6. O conectivo ‘ou’ na interface entre a linguagem natural e a linguagem matemática: análise semântico-lógica e aplicações Flavio Romulo Alexandre do Rego Barros, Ricardo Flavio Ribeiro Coutinho Berardo Carneiro da Cunha
7. As Intercorrências no Ensino da Língua Portuguesa para Alunos Surdos: Desafios e Possibilidades na Prática Pedagógica Inclusiva Allyne Souza, Ester Leite, Patricia Roberta da Silva
COL 74 – Estudos textuais e discursivos 1. “Meu pai é rico, o teu também…”: a disputa de poder nos cantos de torcidas universitárias sob a ótica da Análise Crítica do Discurso Anna Beatriz Gomes de Oliveira, Flávia Ferreira da Silva Rocha 26/09
8:00 – 10:00
2. Pulsão de morte e a representação da guerra nas animações do Studio Ghibli Ketley Roberta Teixeira
3. Relação entre ritmo e linguagem no autismo SALETE LOPES DA CUNHA CIOMPI
4. Discursos modeladores sobre a profissão docente no X (Twitter) Amanda Porto Da Silva, Silvio Nunes da Silva Junior
5. Representações de estudantes universitários no contexto do neoliberalismo Alessandra Müller da Silva Freitas
6. Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo(HTPC): efeitos de sentido no discurso de docentes de Língua Portuguesa em uma escola pública da rede estadual de ensino de Alagoas Silvia Silva
7. Um passarinho me contou: estudo de neologismos na literatura para as infâncias à luz das Categorias Neolúdicas Solange Maria Moreira de Campos
COL 75 – Estudos textuais e discursivos
1. Estudo da oralidade em aulas de Língua Portuguesa na Educação básica em Arapiraca-AL Daniel Barbosa Ferreira, Maria Francisca Oliveira Santos 26/09
8:00 – 10:00
2. Entre vozes e traços: marcas de tradições discursivas orais na escrita inicial no contexto do P. E. J. A. Giovanna Coelho de Oliveira
3. OS SUJEITOS DO SERTÃO/NORDESTE EM SUPERFÍCIES FIXAS: SENTIDOS ATRELADOS AOS MODOS DE SER E DE VIVER EM ENUNCIADOS ADERENTES NO SERTÃO ALAGOANO JOSÉ ALDO GOMES DE SOUZA JUNIOR
4. A Representação Discursiva de Selos Editoriais na Imprensa Potiguar: O Caso do Sol Negro em Natal/RN. Lucas Matheus Marcelino Alves Paulino, Rachel Alves De Oliveira E Silva
5. Representações estigmatizadas da fala nordestina em novelas brasileiras Iara Karolyne Menezes Da Costa, Maria de Fátima Silva dos Santos
6. Narrar o trauma, denunciar o discurso: a moral religiosa e os corpos punidos na ficção LEDA REGINA DE JESUS COUTO, Agnaldo Pedro Santos Filho, Niedja Balbino Do Egito
7. Construções frasais na escrita de pessoas com síndrome de Down Maristela Amaral Ribeiro, Carla Salati Ghirello-Pires, Jhenifer Vieira da Silva
COL 76 – Formação docente 1. Ações colaborativas na formação de professores de línguas em comunidades de prática Ana Paula Seixas Vial 26/09
8:00 – 10:00
2. A formação de professores decoloniais e o ensino de língua portuguesa em Angola: existe falar corretamente o português? Wazeyi Eduardo Tove Tando
3. Diálogos entre a Linguística Aplicada e a Biblioteconomia: contribuições do Letramento Racial Crítico no contexto escolar Marissol Ferreira Batista Cavalcanti
4. O debate de valores na atividade docente: as relações interpessoais no cotidiano escolar Fátima Cristina da Costa Pessoa, Ana Luiza
5. Educação plurilíngue em universidades federais da bahia: currículo, políticas linguísticas e articulações translíngues Marlos Gabriel de Castro Silva
6. A importância da temática da medicalização da educação para formação de professores Isabel Karolliny Felix Lira, CLEONIDES SILVA DIAS GUSMÃO
7. Conectando a escola pública e a universidade: o desenvolvimento de material didático por professores de inglês da educação básica Rodaika Laís Ely Redel, Maísa Helena Brum, Bruna Costa dos Santos
COL 77 – Letramentos, multiletramentos e alfabetização 1. Letramento Crítico Decolonial e Letramento Feminista: Perspectivas Outras no PIBID/Espanhol Nara Gleyce Cavalcante da Silva, Lucileide da Costa Lima Soares, Júlia Monteiro Marinho 26/09
8:00 – 10:00
2. Letramento Científico e Pensamento Crítico no Ensino Médio: Um Caminho para a Formação de Leitores Ativos e Reflexivos Poliane De Paulo Souza Ferreira De Lima
3. Multiletramentos no ensino e aprendizagem de língua inglesa com crianças em uma proposta de unidade didática reelaborada Angela Denardi
4. Afeto e construção de rapport no primeiro ciclo do ensino fundamental: um estudo de caso jessica fernandes braga
5. Ato de fala diretivo em português e em espanhol no entorno profissional digital: o caso da recomendação no Linkedin José Edson da Silva
6. IA-Generativa na Correção e Produção de Texto Alba Valéria de Sant´Anna de Freitas Loiola, Andreia dos Santos Sachete, Raquel Salcedo Gomes
7. Entre vozes e saberes: a elaboração de um protótipo didático com o gênero podcast e o trabalho com letramento digital na educação básica Larisa Silva de Souza, Juliana Moreira Dos Santos, Jailine Mayara Sousa De Farias
COL 78 – Linguagem e questões de gênero social e sexualidade 1. Silêncios e presenças: a comunidade LGBTQIAPN+ nos documentos da educação básica brasileira João Vítor Sampaio de Moura 26/09
8:00 – 10:00
2. Violência contra a mulher: gênero, performatividade e Lei Maria da Penha Francielly Causthens Domingos Guimaraes, Márcio Evaristo Beltrão
3. Performatividade, discurso e subversão: contribuições da Análise Crítica do Discurso e da Teoria Queer para a compreensão da identidade Drag Matheus Machado, Márcio Evaristo Beltrão
4. Mulheridade(s) no currículo de espanhol de Sergipe: entre silenciamentos e r(e)existências Jonathan Nascimento Fonseca, Acassia Dos Anjos Santos Rosa
COL 79 – Políticas linguísticas
1. A BNCC como instrumento de política linguística na internacionalização do currículo nos anos finais da Educação Básica Nayane Dias 26/09
8:00 – 10:00
2. Política linguística como instrumento de promoção da internacionalização do ensino superior Gislene de Jesus Costa Batista
3. Decolonialidade e Direitos Humanos Linguísticos: Uma análise histórica latino-americana da língua como direito fundamental Anna Luiza Pereira Moura
4. Políticas linguísticas desenvolvidas na Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe REGINALDO UMATEB SANTIAGO NETO, Wilson Miguel Turé, Marcelino Issa da Cunha
COL 80 – Tecnologias digitais e aprendizagem de línguas
1. IA-Generativa na Correção e Produção de Texto Alba Valéria de Sant´Anna de Freitas Loiola, Andreia dos Santos Sachete, Raquel Salcedo Gomes 26/09
8:00 – 10:00
2. Uma proposta de letramento literário por meio da gamificação do Role-Playing Game (RPG) livro-jogo Tailson Rodrigues de Lima, Jailma do Socorro Uchôa Bulhões Campos
3. Inteligência Artificial: Desafios e Possibilidades no Ensino da Linguagem Andrea Ad Reginatto, Claudia Stumpf Toldo Oudeste
4. Uso da IA por Alunos e Professores da Educação Básica: Um Estudo na Rede Estadual de Minas Gerais Otávia Vieira Machado Lima, Juliana Alves Assis
5. Textos Nativos Digitais InFoRmaNdo: uma abordagem ecológica e dialógica de enunciados extensionistas do IFRN – Campus São Paulo do Potengi Otávia Vieira Machado Lima, Juliana Alves Assis
6. Do quadro-negro às (múltiplas) telas: ressonâncias da elaboração de um protótipo didático de ensino Gabriel Barbosa Mendes
COL 81 – Ensino e aprendizagem de línguas adicionais 1. “A estagiária de Português é trans, gente!”: letramentos corpolítico e de gêneros na formação docente Hélvio Frank de Oliveira 26/09
8:00 – 10:00
2. Carolina Maria de Jesus no ensino de italiano: leitura bilíngue, tradução e justiça social em sala de aula Suélen Najara de Mello
3. Linguística Aplicada e as tecnologias: diálogo entre currículos, TDIC e o Ensino de Língua Portuguesa Maria Angélica dos Santos Araújo
4. Rapport como uma estratégia de impacto no ensino e aprendizagem de língua inglesa Ana Paula Queiroz Freitas,
Laura B. Domingues Burgatti,
Renan William Silva de Deus
6. “Oi, eu queria uma coisa pra dores”: a produção de materiais didáticos de Português como Língua de Acolhimento com interações de uma farmácia à luz da Análise da Conversa João Vitor Piccoli, Mineia Frezza
7. Desafios na implementação de tarefas avaliativas no ensino de línguas Ana Lúcia Ferreira de Morais