COMUNICAÇÃO COORDENADA | TÍTULO | AUTORIA | LOCAL | DATA |
---|---|---|---|---|
25/09 (quinta-feira) | ||||
CC 01: Estudos Discursivos na Linguística Aplicada e as pesquisas bakhtinianas sobre a Vida Vivida Coordenação: Rita de Cássia Souto Maior (UFAL) André Cordeiro dos Santos (IFAL) |
1. Análise dialógica do discurso oficial do ministro da educação 2019/2020 e seus efeitos midiáticos no Twitter (X) | Maria Aparecida da Silva Izidio | Sala PPGLL | 25/09 8:20 – 10:00 |
2. Amorosidade na pesquisa e na vida: um olhar bakhtiniano acerca da alteridade | Maria da Glória Corrêa di Fanti | |||
3. Do docente-inventor ao leitor responsivo-tático: (re)visitando a formação de leitores no ensino e aprendizagem da literatura | Fransuelly Raimundo Rêgo | |||
CC 04: Linguística Aplicada e propostas atuais para o ensino de línguas e formação de professores Coordenação: Sara Guiliana Gonzales Belaonia (UFG) Heliandro Rosa de Jesus (UFVJM/Posling-CEFET-MG) |
Práticas Avaliativas sob um olhar etnográfico: representações de práticas avaliativas de uma professora belenense de Línguas Adicionais no Ensino Médio | Makoy Santos da Silva | Miniauditório 2 | 25/09 8:20 – 10:00 |
Aprender para Pertencer: o papel do ensino de Português como Língua de Acolhimento na integração de mulheres migrantes em Curitiba | Raquel Angeli | |||
Crianças venezuelanas na escola: Língua, cultura e identidade em (re)construção | Raquel Angeli | |||
CLIL na Educação Profissional: reflexões sobre planejamento pedagógico e o desenvolvimento de materiais didáticos no ensino de Inglês | Ádria Kézia Campos Lima, Sandra Mari Kaneko Marques | |||
Autonomia e Contexto: Uma Proposta Pós-Metodológica para o Ensino de Língua Inglesa | Alan Geraldo Ank Vasconcelos Batista | |||
Vozes e silêncios na EJA do sertão baiano: representações sociais e desafios na (des)aprendizagem de Inglês no Ensino Médio | Leda Regina de Jesus Couto, Agnaldo Pedro Santos Filho, Niedja Balbino do Egito | |||
CC 05: Conexões críticas no ensino e aprendizagem de literaturas: os letramentos intermidial e literário Coordenação: Jalmir Jesus de Souza Ribeiro (Promel/UFSJ) |
Azzi in Between: O letramento intermidial e a construção de identidade em contextos diaspóricos | Jalmir Jesus de Souza Ribeiro | Sala PROFLETRAS | 25/09 8:20 – 10:00 |
Literaturas de autoria feminina como reconfiguração do cânone: práticas pedagógicas no chão da escola | Hyalle Jaynne Silva | |||
Um olhar sobre a experiência estética e o letramento poético | Álisson Ellian Reis Magalhães | |||
26/09 (sexta-feira) | ||||
CC 04: Linguística Aplicada e propostas atuais para o ensino de línguas e formação de professores Coordenação: Sara Guiliana Gonzales Belaonia (UFG) Heliandro Rosa de Jesus (UFVJM/Posling-CEFET-MG) |
Linguística Aplicada, pós-método e metodologias ativas na formação crítica de professores de línguas | Heliandro Rosa de Jesus | BSA – Sala 13 | 26/09 8:20 – 10:00 |
Fantasia e linguagem: o uso do RPG como recurso didático no ensino de espanhol aplicado na criação de um guia narrativo | Carlos Daniel Lima dos Santos, Elaine Dias | |||
Análise Linguística no Ensino de Língua Materna: por uma prática reflexiva e significativa | Gleybson Kleber de Barros Luz | |||
Inglês para Fins Específicos na Formação Inicial Um Olhar Crítico sobre Pesquisas no Brasil | Gabriel Da Silva | |||
Aprender a aprender: diário de bordo e consciência crítica como estratégia de reflexão na aprendizagem de línguas estrangeiras | Sara Guiliana Gonzales Belaonia | |||
CC 06: Práticas de linguagem no contexto escolar: os gêneros textuais como unidade de ensino Coordenação: Maria de Fátima Silva dos Santos (UFRPE) Jane Cristina Beltramini Berto (UFRPE |
Letras em chamas: Jogos Vorazes no ensino de língua portuguesa nos anos finais do fundamental | Ana Karoline da Silva Fernandes Duarte | BSA – Sala 14 | 26/09 8:20 – 10:00 |
Desenvolvimento de competências linguísticas por meio do gênero reportagem | Cláudia Inês Sandri Secchi,Leandra Ines Seganfredo Santos | |||
O gênero causo na sala de aula: contribuições para o ensino da leitura e da escrita | Maria Idalina De Holanda Argollo Geda, Fabiana Pincho de Oliveira | |||
As Narrativas de Formação no Ensino de Língua Portuguesa na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio | Lídia Maria da Silva Santos,Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti | |||
Entre o Palco e Sala de Aula: O Teatro como Ferramenta de Aprendizagem | José Adalto Alves da Silva,Juliana Oliveira de Santana Novais | |||
Desenvolvimento de competências linguísticas por meio do gênero reportagem | Cláudia Inês Sandri Secchi, Leandra Ines Seganfredo Santos | |||
O gênero causo na sala de aula: contribuições para o ensino da leitura e da escrita | Maria Idalina de Holanda Argollo Geda, Fabiana Pincho de Oliveira | |||
CC 07: Formação Inicial de professores de língua estrangeira: problematizações, reflexões e ações |
Formação inicial de professores de línguas adicionais: reflexões e ações para promover a autonomia na aprendizagem de espanhol | Aline Silva Gomes | BSA – Sala 15 | 26/09 8:20 – 10:00 |
Descolonizando saberes na língua inglesa: visões sobre cultura, afeto e formação ética em experiências dialógicas. | Ana Clara Franco Nunes | |||
O plano de aula como instrumento de formação de estagiários de língua francesa | Ana Carolina das Graças Veras,Larissa Rodrigues | |||
Literamento: A importância da Literatura na construção do pensamento crítico no processo de formação de professorese de língua inglesa | Marla Silva do Vale Satorno,Rosemary Lapa de Oliveira | |||
CC 02: Instrumento de avaliação de narrativas em línguas de sinais: compreensão e produção Coordenação: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda (UFSCar) |
1. Possibilidades para a formação linguística de professores ouvintes bilíngues com uso do Instrumento de Avaliação da Produção de Narrativas em Língua Brasileira de Sinais | Isabela Paiutto, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda | BSA – Sala 15 | 26/09 16:20 – 18:00 |
2. Instrumento de avaliação narrativa em língua de sinais-NarVal: guia para utilização no contexto educacional de surdos | Thayná Carvalho de Almeida, Cristina Lacerda | |||
3. Avaliação de Narrativas em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para Alunos Surdos no Ensino Fundamental | Jonathas Oliveira Dias, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda | |||
4. Avaliação da compreensão de Língua brasileira de sinais- Libras através do instrumento Nar-VaL-Libras/Comp. | Joice Raquel Lemes de Freitas | |||
5. Aspectos da Narrativa em libras para a formação de TILSPs | Stephanie Caroline Alves Vasconcelos | |||
6. Análise metalinguística por uma professora ouvinte bilíngue: contribuições do Instrumento de Avaliação da Produção de Narrativas em Língua Brasileira de Sinais | Eduarda Megumi Kawase, Isabela Paiutto, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda | |||
CC 03: Formação docente e propostas teórico-metodológicas em língua portuguesa na perspectiva da Educação Linguística Crítica e Decolonial Coordenação: Karina Pacheco dos Santos Vander Broock (UFPR) Caroline Kretzmann (UFPR) |
1. “Os preto é chave, abram os portões!”: o rap nas aulas de língua portuguesa como uma proposta de reflexão sobre os letramentos de reexistência e as estruturas coloniais | Leonardo Kominek Barrentin, Karina Pacheco dos Santos Vander Broock | BSA – Sala 16 | 26/09 16:20 – 18:00 |
2. Língua Portuguesa E Sexualidades Outras: Um Trabalho Decolonial na Educação de Jovens e Adultos | Lucas Santos de Assis, Mozart Tavares | |||
3. Decolonialidade e ensino de língua portuguesa na Guiné-Bissau: um olhar crítico sobre as abordages teórico-metodológicas | Juliano Correia Dju | |||
4. A Interculturalidade no Ensino de Produção de Texto: Uma Análise Crítica à Luz da BNCC | Kathia Maria Barros Leite | |||
CC 04: Linguística Aplicada e propostas atuais para o ensino de línguas e formação de professores Coordenação: Sara Guiliana Gonzales Belaonia (UFG) Heliandro Rosa de Jesus (UFVJM/Posling-CEFET-MG) |
Ensino e aprendizagem de línguas: investigando a inclusão e a diversidade | Flavius Almeida dos Anjos | BSA – Sala 3 | 26/09 16:20 – 18:00 |
A BNCC como instrumento de política linguística na internacionalização do currículo nos anos finais da Educação Básica | Nayane Dias | |||
Ensino de Libras como Primeira Língua para Crianças Surdas: uma pesquisa de abordagem etnográfica numa escola especial | Wesley Klismann Ferreira Valério,Giselli Mara da Silva | |||
Decolonialidade e o enfrentamento às leis machistas de nossa sociedade como prática docente em atividade do PIBID | Sandra Cristina Gomes dos Santos, Yasmin Camille Batista de Lima,Júlia Medeiros de Omena | |||
Aprender a ensinar observando: o papel do PIBID na formação docente em espanhol | Sandra Cristina Gomes dos Santos,Tiago Alves da Silva,Júlia Medeiros de Omena | |||
Produção de conteúdo digital como um processo formativo docente | Elisa Novaski Cordeiro | |||
ASPECTO VERBAL E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: um olhar crítico sobre os manuais didáticos da educação básica | Jefferson Pinheiro,Tereza Cristina Mena Barreto de Azevedo | |||
CC 06: Práticas de linguagem no contexto escolar: os gêneros textuais como unidade de ensino Coordenação: Maria de Fátima Silva dos Santos (UFRPE) Jane Cristina Beltramini Berto (UFRPE) |
Texto, ensino e cultura uma proposta didática para o ensino de língua portuguesa | Rodrigo Selmo da Silva, Vanessa Pereira dos Santos,Amanda Gabriele Da Costa Lima | BSA – Sala 4 | 26/09 16:20 – 18:00 |
Os gêneros textuais e as contribuições no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa: Um relato de experiência | Eunicia Almeida de Souza,Cristiane Alves Ferreira | |||
A Oficialização Do Ensino De Gêneros No Brasil: Dos Parâmetros Curriculares Nacionais à Base Nacional Comum Curricular | Camila Santos Ferreira,Gustavo Henrique da Silva Lima | |||
O texto dramático na sala de aula: uma abordagem sobre o Cangaço, teatro e cultura | Rodrigo Selmo da Silva,Ana Patrícia Da Silva,Emily Emanuely Alves De Melo | |||
Timidez na escola: Contribuição da criação poética no desenvolvimento da comunicação dos estudantes tímidos | Maria Cassiele Dos Santos Borges,Janara Laiza de Almeida Soares | |||
Letras em chamas: Jogos Vorazes no ensino de língua portuguesa nos anos finais do fundamental | Ana Karoline da Silva Fernandes Duarte | |||
Além da redação para o Enem: a escrita do gênero dissertativo-argumentativo para a formação crítica de estudantes do ensino médio | Vitória Araújo de Jesus,Janara Laiza de Almeida Soares | |||
CC 07: Formação Inicial de professores de língua estrangeira: problematizações, reflexões e ações Coordenação: Daniela Mascarenhas Benedini (UNEB) Letícia Telles da Cruz (UNEB) |
A autoestima baixa de estudantes de língua inglesa no ensino médio: Uma proposta de discussão e intervenção do PIBID em Letras inglês | Virna Maria Alves Soares,Kezia Araújo Lins, Caique Souza Alves | BSA – Sala 5 | 26/09 16:20 – 18:00 |
Dinâmicas Motivacionais e Construção Identitária na Formação de Professores de Inglês: Uma Perspectiva Longitudinal | Carolina Vianini,Jusabe Martins Alves Pereira Silverio | |||
Aprender a ensinar inglês para pessoas com deficiência: desafios e possibilidades | Elaine Cristina Medeiros Frossard | |||
Letramento crítico e racismo estrutural: uma proposta de sequência didática em Língua Inglesa no Pibid | Luigi Vasconcelos da Silva, Caique Sousa Alves, Cátia Veneziano Pitombeira | |||
Letterboxd como instrumento de multiletramentos na escrita em língua estrangeira: um relato de experiência sobre a escrita de resenhas fílmicas na formação de docentes de língua inglesa | Jardel Lucas Alves Lopes,Francisco Cauê do Horizonte Brasileiro de Sousa,Ítalo Alves Pinto de Assis | |||
CC 08: Educação linguística crítica: transgressão, INdisciplina e representatividade de corpos e sexualidades divergentes no contexto escolar Coordenação: Wemerson Damasio (UFPR) Mariana Cristine Gonçalles (UFPR) |
Narrar o trauma, denunciar o discurso: a moral religiosa e os corpos punidos na ficção | Victor Alexandre da Silva Dutra,Givanildo Lucas Santos Da Rocha,Ana Maria Sá Martins | BSA – Sala 6 | 26/09 16:20 – 18:00 |
(Re)significando o ensino de inglês: diversidade, silenciamentos e resistências nos livros didáticos | Agnaldo Pedro Santos Filho,Leda Regina de Jesus Couto,Niedja Balbino Do Egito | |||
Raça, surdidade e migração: O que podemos aprender sobre práticas da educação de surdos em educação linguística a partir de negras mãos surdas migrantes? | Sérgio Ferreira |