COMUNICAÇÃO COORDENADA | TÍTULO | AUTORIA | DATA |
---|---|---|---|
26/09 (sexta-feira) | |||
CC09 – Aprender a ensinar com e sobre as tecnologias: relatos de experiências e práticas crítico-reflexivas de formação de professores de línguas adicionais para e com o uso de tecnologias Camila de Lima Gervaz (USP) Luhema Santos Ueti (USP) |
Entre a autonomia e a vigilância: utopias e distopias de ferramentas digitais em aulas de língua inglesa | Laís Vieira Cunha Bernardes | 26/09 10:20 – 12:00 |
Ensino de espanhol para e com crianças: autoragem no ciberespaço sob horizontes decoloniais | Rodrigo da Silva Campos,Gabriel Rodrigues Martins,João Victor Dos Santos Pereira Martins | ||
O uso de inteligência artificial como ferramenta de apoio para o ensino e aprendizagem de línguas | Maria Clara Medeiros Silva,Tatiana Lourenço de Carvalho | ||
A IA sozinha, ela não se sustenta: A construção identitária de professores de inglês na era da inteligência artificial | Ana Carolina Paulino | ||
Realidade aumentada e virtual no ensino de inglês: práticas formativas em língua adicional na Residência Pedagógica | Anthony Sátiro de Araújo | ||
Da tela ao livro: o impacto dos influenciadores digitais na leitura das jovens | LAURA CRISTINA LEAL E SILVA,thayla conceição Abreu Queiroz | ||
CC10 – A produção escrita no contexto da Educação Básica Coordenação: Mônica de Souza Serafim (UFC) Maria das Doris Moreira de Araújo (UVA) |
Inteligência artificial e produção textual: desafios de autoria, argumentação e letramento digital no ensino médio | Nelson dos Santos Rosa Silva Júnior | 26/09 10:20 – 12:00 |
O RPG como ferramenta pedagógica inovadora: o ensino de leitura e escrita nas aulas de língua portuguesa e literatura | Márcia Mirelly Silva Melo,Ana Irís Alves Santos,Mayara Monick Pereira Gusmão | ||
Inteligência artificial e produção textual: desafios de autoria, argumentação e letramento digital no ensino médio | Nelson dos Santos Rosa Silva Júnior | ||
CC11 – Rap, Samba de enredo e Slam nos discursos cotidianos: resistência, ancestralidade e educação antirracista Coordenação: Tatiana Aparecida Moreira (IFES – campus Vitória) |
Análise da instância de circulação do álbum AmarElo, de Emicida | Anna Clara de Souza Dias,Tatiana Aparecida Moreira | 26/09 10:20 – 12:00 |
A instância de recepção dos discursos presentes em AmarElo, de Emicida | Nathalia Andrade | ||
Análise da instância de produção dos discursos do álbum AmarElo, de Emicida | Tatiana Aparecida Moreira,Nícolas Brauer Teubner | ||
O Samba de Enredo e as Relações Étnico-Raciais no Ensino de Língua Portuguesa | Thaís Dutra Silva Francisco Dias | ||
O Hip-Hop no ensino básico: abordagem discursiva em batalhas de rimas e suas potencialidades para a promoção do letramento crítico nas escolas públicas. | Damonile Arrabaça Mermejo | ||
Racismo Linguístico e seus impactos nas manifestações socioculturais: o carnaval 2025 | Giuliane Aparecida Petronilho | ||
Slam e Escrevivência: Diálogos entre a Tradição Oral Africana e o Ensino de Língua Portuguesa | Cláudia Patrocínio,Tatiana Aparecida Moreira | ||
CC12 –Transição do Ensino Remoto Emergencial ao uso de Inteligência Artificial no Ensino Superior em Portugal: Desafios, Oportunidades e Perspectivas. Coordenação: Paulo Ricardo Ferreira Pereira (UFCG) Aline Martins Costa (Universidade do Porto) |
Desafios e estratégias de recomposição em LP nos Anos Finais do Ensino Fundamental: uma análise do SAEPE 2024 em Pernambuco | Luciana de Santana Fernandes | 26/09 10:20 – 12:00 |
Mapeando a ontoepistemogênese docente na pandemia: uma autopesquisa por meio da cartografia complexa e da tecnobiografia | Nicolas Alessandro Silva de Souza | ||
Ensino de Língua Portuguesa: prática docente e (pós) pandemia | Claudemira Maria Rocha Silva | ||
Linguagens em Acesso: Desafios e Estratégias Avaliativas para Alunos com Neurodivergência | Yndhira Oliveira de Sousa | ||
Por uma política de formação permanente na Terra do Sol: um (re)design a partir das culturas digitais, epistemologias críticas e experiências rizomáticas | Maria Jeane Souza de Jesus Silva | ||
Representações sociais sobre professores luso-brasileiros de língua portuguesa atuantes no ensino remoto subjacentes em textos midiáticos on-line | Paulo Ricardo Ferreira Pereira | ||
Uso da Inteligência Artificial no Ensino Superior: Um Panorama Europeu | Aline Martins Costa | ||
Ensino de Língua Portuguesa: prática docente e (pós) pandemia | Claudemira Maria Rocha Silva |