III Encontro Nacional de Linguística Aplicada

Comunicações Coordenadas On-line

COMUNICAÇÃO COORDENADA TÍTULO AUTORIA DATA
26/09 (sexta-feira)
CC09 – Aprender a ensinar com e sobre as tecnologias: relatos de experiências e práticas crítico-reflexivas de formação de professores de línguas adicionais para e com o uso de tecnologias

Camila de Lima Gervaz (USP)

Luhema Santos Ueti (USP)
Entre a autonomia e a vigilância: utopias e distopias de ferramentas digitais em aulas de língua inglesa Laís Vieira Cunha Bernardes 26/09
10:20 – 12:00
Ensino de espanhol para e com crianças: autoragem no ciberespaço sob horizontes decoloniais Rodrigo da Silva Campos,Gabriel Rodrigues Martins,João Victor Dos Santos Pereira Martins
O uso de inteligência artificial como ferramenta de apoio para o ensino e aprendizagem de línguas Maria Clara Medeiros Silva,Tatiana Lourenço de Carvalho
A IA sozinha, ela não se sustenta: A construção identitária de professores de inglês na era da inteligência artificial Ana Carolina Paulino
Realidade aumentada e virtual no ensino de inglês: práticas formativas em língua adicional na Residência Pedagógica Anthony Sátiro de Araújo
Da tela ao livro: o impacto dos influenciadores digitais na leitura das jovens LAURA CRISTINA LEAL E SILVA,thayla conceição Abreu Queiroz
CC10 – A produção escrita no contexto da Educação Básica

Coordenação:

Mônica de Souza Serafim (UFC)

Maria das Doris Moreira de Araújo (UVA)
Inteligência artificial e produção textual: desafios de autoria, argumentação e letramento digital no ensino médio Nelson dos Santos Rosa Silva Júnior 26/09
10:20 – 12:00
O RPG como ferramenta pedagógica inovadora: o ensino de leitura e escrita nas aulas de língua portuguesa e literatura Márcia Mirelly Silva Melo,Ana Irís Alves Santos,Mayara Monick Pereira Gusmão
Inteligência artificial e produção textual: desafios de autoria, argumentação e letramento digital no ensino médio Nelson dos Santos Rosa Silva Júnior
CC11 – Rap, Samba de enredo e Slam nos discursos cotidianos: resistência, ancestralidade e educação antirracista

Coordenação:

Tatiana Aparecida Moreira (IFES – campus Vitória)
Análise da instância de circulação do álbum AmarElo, de Emicida Anna Clara de Souza Dias,Tatiana Aparecida Moreira 26/09
10:20 – 12:00
A instância de recepção dos discursos presentes em AmarElo, de Emicida Nathalia Andrade
Análise da instância de produção dos discursos do álbum AmarElo, de Emicida Tatiana Aparecida Moreira,Nícolas Brauer Teubner
O Samba de Enredo e as Relações Étnico-Raciais no Ensino de Língua Portuguesa Thaís Dutra Silva Francisco Dias
O Hip-Hop no ensino básico: abordagem discursiva em batalhas de rimas e suas potencialidades para a promoção do letramento crítico nas escolas públicas. Damonile Arrabaça Mermejo
Racismo Linguístico e seus impactos nas manifestações socioculturais: o carnaval 2025 Giuliane Aparecida Petronilho
Slam e Escrevivência: Diálogos entre a Tradição Oral Africana e o Ensino de Língua Portuguesa Cláudia Patrocínio,Tatiana Aparecida Moreira
CC12 –Transição do Ensino Remoto Emergencial ao uso de Inteligência Artificial no Ensino Superior em Portugal: Desafios, Oportunidades e Perspectivas.
Coordenação:
Paulo Ricardo Ferreira Pereira (UFCG)
Aline Martins Costa (Universidade do Porto)
Desafios e estratégias de recomposição em LP nos Anos Finais do Ensino Fundamental: uma análise do SAEPE 2024 em Pernambuco Luciana de Santana Fernandes 26/09
10:20 – 12:00
Mapeando a ontoepistemogênese docente na pandemia: uma autopesquisa por meio da cartografia complexa e da tecnobiografia Nicolas Alessandro Silva de Souza
Ensino de Língua Portuguesa: prática docente e (pós) pandemia Claudemira Maria Rocha Silva
Linguagens em Acesso: Desafios e Estratégias Avaliativas para Alunos com Neurodivergência Yndhira Oliveira de Sousa
Por uma política de formação permanente na Terra do Sol: um (re)design a partir das culturas digitais, epistemologias críticas e experiências rizomáticas Maria Jeane Souza de Jesus Silva
Representações sociais sobre professores luso-brasileiros de língua portuguesa atuantes no ensino remoto subjacentes em textos midiáticos on-line Paulo Ricardo Ferreira Pereira
Uso da Inteligência Artificial no Ensino Superior: Um Panorama Europeu Aline Martins Costa
Ensino de Língua Portuguesa: prática docente e (pós) pandemia Claudemira Maria Rocha Silva