III Encontro Nacional de Linguística Aplicada

CC12 – Ensino de linguagens na conjuntura (pós)pandêmica e suas implicações para a formação docente

Coordenação:
Paulo Ricardo Ferreira Pereira (UFCG)
Aline Martins Costa (Universidade do Porto)


No triênio de 2020 a 2023, conforme reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o cenário pandêmico decorrente da propagação da COVID-19 (SARS-CoV-2) implicou na manutenção e no desenvolvimento de atividades em diferentes instituições socioprofissionais, em função das medidas administradas para diluir a propagação do vírus (Marques; Silveira; Pimenta, 2020). Na instituição escolar, instaurou um quadro educacional marcado por adaptações no processo educativo, de modo a incorrer nos artefatos (materiais e/ou simbólicos) e no trabalho docente viabilizados pelos professores, atuantes tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, na dinâmica do ensino remoto emergencial, do ensino híbrido e/ou do retorno ao ensino presencial. Em um primeiro momento, para manter o funcionamento do sistema escolar e o vínculo interacional que marca a instituição escolar, o ensino de linguagens, em especial, ocorreu a partir de plataformas e aplicativos tecnológico-digitais, tais como YouTube, WhatsApp, Google Classroom, Zoom, entre outras; em um segundo momento, esse ensino de linguagens passou a ser (re)conduzido no ensino híbrido e/ou no retorno gradual ao ensino presencial, resguardando nuances do quadro sociossanitário vivenciado mundialmente. Essas transições no processo de ensino de linguagens parecem ter implicado não somente na forma de interação estabelecida entre os atores educacionais – notadamente, docentes e discentes -, mas também na própria apreensão do trabalho a ser realizado. Mediante a essa conjuntura socioprofissional, marcada pelas demandas do contexto pandêmico e da emergência de aparatos tecnológico-digitais, esta Comunicação Coordenada congrega estudos que focalizem o ensino de linguagens e suas implicações para a formação docente. Situada em uma compreensão indisciplinar de Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006; 2009; 2013), acolhe estudos que tematizam a articulação do trabalho docente e da formação docente na área de Linguagens, tal qual preconizada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), refletindo sobre questões que constituem e/ou atravessam esse ensino – a exemplo de relações interacionais entre os sujeitos, tratamento de conteúdos e objetos de ensino, abordagem didática de inteligências artificiais, entre outras questões – em uma das modalidades citadas – ensino remoto emergencial, ensino híbrido e/ou retorno do ensino presencial -, com foco no professor. Espera-se a contribuição de estudos sob diferentes constructos teórico-metodológicos e diversos enfoques analíticos. Esta Comunicação Coordenada visa proporcionar uma fotografia sociohistórica do ensino de linguagens na conjuntura delineada e suas implicações para a formação docente, registrando não somente os entraves, mas também as contribuições para a classe docente.

Palavras-chave: Conjuntura (pós)pandêmica. Trabalho Docente. Formação Docente. Ensino. Linguagens.