III Encontro Nacional de Linguística Aplicada

CC10 – A produção escrita no contexto da Educação Básica

Coordenação:
Mônica de Souza Serafim (UFC)
Maria das Doris Moreira de Araújo (UVA)

O ensino e a aprendizagem de língua materna baseiam-se nas contribuições significativas dos estudos linguísticos, principalmente, no tocante às abordagens de produção textual escrita e suas metodologias de ensino, que tornam o ensino e a aprendizagem mais efetivos e permitem que alunos e professores ampliem o conhecimento dessa prática de linguagem em ambientes intra e extra escolares. Tendo por base tal premissa, essa comunicação tem por objetivo congregar pesquisas sobre a produção textual escrita na sala de aula da educação básica. A importância de tal temática dentro dos estudos sobre o ensino e a aprendizagem de línguas reside na ênfase de que ainda é necessário conferir à escrita um papel que vai além da redação para fins de vestibular, mas sim como uma prática que circunda vários outros campos sociais. O desenvolvimento de habilidades da escrita como prática social é essencial para que os cidadãos estabeleçam propósitos comunicativos de maneira efetiva. Pretendemos, portanto, discutir o ensino-aprendizagem de língua portuguesa, levando em consideração habilidades e especificidades da escrita, a partir de diferentes perspectivas teóricas, o que, a nosso ver, contribui mormente para diversos olhares sobre a escrita na sala de aula da educação básica.

Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa. Escrita. Educação Básica.