Coordenação:
Maria de Fátima Silva dos Santos (UFRPE)
Jane Cristina Beltramini Berto (UFRPE)
Sabe-se que o ensino de língua tem como objetivo principal a formação de um usuário (falante, escritor/ouvinte/leitor) competente, que seja capaz de usar a língua nas diversas situações de interação. Assim sendo, a necessidade de uma teoria linguística em que se possa verificar qual a direção que se dá ao ensino-aprendizagem de língua precisa ser feita por meio do texto, unidade fundamentalmente comunicativa da linguagem. Nessa direção, tem-se a Linguística Textual, a qual toma o texto como unidade de investigação, apresentando estudos consideráveis na constituição de um corpo teórico que possa proporcionar a professores e a professoras encaminhamentos para o ensino de língua. Há, portanto, para a Linguística Textual uma preocupação em se estudar o texto, bem como suas ações linguísticas, cognitivas e sociais. Considerando, pois, essa problemática, pretende-se discutir, entre outras questões nesta sessão de Comunicação Coordenada, as contribuições dos estudos linguísticos para o ensino de língua, principalmente de língua portuguesa, tendo os gêneros textuais como unidade de investigação em que se observará o trabalho com a escrita, por meio dos diversos gêneros. Especificamente, pretende-se acentuar pontos comuns que propõem pensar a sua contribuição para o ensino na articulação de elementos teóricos e metodológicos que consideram a língua em uso e, por extensão, os gêneros textuais como unidade de ensino, além de uma abordagem da produção de diversos gêneros e da análise linguística em sala de aula, e da formação docente.
Palavras-chave Ensino de língua portuguesa. Gêneros textuais/discursivos. Linguística Aplicada.