III Encontro Nacional de Linguística Aplicada

CC05 – Conexões críticas no ensino e aprendizagem de literaturas: os letramentos intermidial e literário

Coordenação:
Jalmir Jesus de Souza Ribeiro (Promel/UFSJ)

A presente comunicação coordenada busca explorar a interseção entre o letramento literário e o letramento intermidial como ferramentas pedagógicas no ensino e na aprendizagem de literaturas, tanto em língua portuguesa como em língua inglesa, ou outras línguas. Partindo da necessidade apontada por Claus Clüver (2000) de fornecer subsídios teóricos e metodológicos para compreender os elementos intermidiáticos, abriremos a oportunidade para que seja discutida a relevância do letramento intermidial como um meio de desenvolver habilidades críticas para estabelecer conexões entre diferentes mídias (Domingos et al., 2023). Ademais, o letramento literário será abordado enquanto processo que potencializa a interação do leitor com a(s) obra(s), promovendo a construção de sentidos sobre os textos, sobre si mesmo e sobre a sociedade (Amorim et al., 2022), tal qual a apropriação desses objetos literários na construção de sentidos (Paulino, Cosson, 2009). A partir desses apontamentos teóricos, será evidenciada a importância de preparar leitores críticos e reflexivos, aptos a compreender os múltiplos sentidos de objetos intermidiáticos e literários. Assim, as apresentações serão fundamentadas em abordagens teórico-reflexivas, podendo contar com exemplos práticos de análises literárias e/ou intermidiais que ilustrem a aplicação dos conceitos discutidos. Desse modo, será promovido um espaço profícuo para debates, buscando integrar diferentes perspectivas e experiências dos participantes.


Palavras-chave: Letramentos. Intermidialidade. Literatura. Ensino.