III Encontro Nacional de Linguística Aplicada

CC04 – Linguística Aplicada e propostas atuais para o ensino de línguas e formação de professores

Sara Guiliana Gonzales Belaonia (UFG)

Heliandro Rosa de Jesus (UFVJM/Posling-CEFET-MG)


Os estudos mais recentes da Linguística Aplicada, especialmente em sua dimensão crítica/transgressiva, têm direcionado suas preocupações para integrar novos aspectos teóricos e metodológicos da educação, da linguística e das ciências sociais às propostas de ensino de idiomas. Novos construtos teóricos como a decolonialidade, os estudos identitários e interculturais, as teorias queer têm contribuído de forma profícua para o ensino de línguas e para as pesquisas na área. Rajagopalan (2008) defende que a língua estrangeira não pode ser dissociada de seu papel na formação político-cultural da identidade social e individual dos estudantes, por meio do (re)conhecimento de diferentes culturas e formas de pensar e da relação que isso estabelece com a construção da própria identidade. É necessário ter uma visão mais ampla do que significa aprender e ensinar uma língua estrangeira, pois conhecer outro idioma vai muito além de dominar suas estruturas e funções linguísticas ou comunicativas. Também deve-se considerar a participação do aluno nos diversos âmbitos da sociedade globalizada e intercultural, o que conduz a uma maior interação com o mundo ao seu redor e as oportunidades que esse mundo lhe oferece (Leffa, 2012). Nesse contexto, metodologias ativas ganham relevância, pois promovem o protagonismo do aluno no processo de ensino-aprendizagem, estimulando a autonomia, o pensamento crítico e o engajamento com situações reais de interação. Aliadas a isso, as novas tecnologias desempenham um papel essencial na educação contemporânea e o uso de recursos digitais, plataformas colaborativas e ferramentas de inteligência artificial pode potencializar o ensino de línguas, tornando-o mais dinâmico e acessível, ao mesmo tempo em que desafia educadores e pesquisadores a repensarem suas abordagens didáticas. Diante dos desafios atuais, tanto para a educação em geral quanto para o ensino de línguas estrangeiras nas escolas, a formação dos professores de idiomas deve estar ancorada em atividades, conceitos teóricos e práticos que os preparem para atuar conscientemente no papel que desempenharão na formação intelectual, cívica, social, cultural e política dos estudantes. Isso implica não apenas a atualização teórica e metodológica, mas também a capacidade de incorporar a interculturalidade, as metodologias ativas e as novas tecnologias como elementos fundamentais no processo de ensino e aprendizagem. Esta proposta de Comunicação Coordenada tem como objetivo reunir estudos e relatos de experiências sobre os novos aspectos teóricos aplicados ao ensino e à formação de professores de línguas, considerando as contribuições da interculturalidade, das metodologias ativas e das novas tecnologias para o aprimoramento das práticas pedagógicas e das pesquisas na área.

Palavras-chave: Linguística Aplicada. Ensino de Línguas. Formação de professores. Metodologias ativas.