III Encontro Nacional de Linguística Aplicada

1ª circular

O Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas tem a enorme satisfação de convidar a comunidade de pesquisadoras/es, professoras/es da Educação Básica e estudantes da graduação para o III Encontro Nacional de Linguística Aplicada, evento que ocorrerá de forma presencial e remota, de 23 a 26 de setembro de 2025, na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas.

O III Enala: alteridades em (re)existências tem como proposta expandir e aprofundar reflexões teóricas, metodológicas e práticas sobre os estudos em Linguística Aplicada na perspectiva transdisciplinar, implicada e da transformação sobre temáticas sociais relevantes para o ensino, a pesquisa e a extensão. 

Nosso site (https://www.even3.com.br/enala2025/) já está disponível para as submissões de propostas de Simpósios Temáticos, para os quais trazemos as inscrições necessárias.

Simpósios Temáticos

Os Simpósios Temáticos (ST) são momentos de apresentação, socialização e reflexão de pesquisas já concluídas e/ou em andamento, propiciando, assim, o diálogo entre pesquisadores/as em torno de um mesmo nicho temático. As propostas de Simpósios Temáticos para o III Enala deverão ser elaboradas por pesquisadoras/es com o título de doutor/a, vinculados a uma instituição de ensino, e estar em conformidade com as normas dispostas nesta chamada:

1. As inscrições para propor Simpósios Temáticos podem ser feitas de XX de novembro de 2024 até a meia-noite do dia 15 de janeiro de 2025, horário de Brasília.

2. O/A proponente do Simpósio deverá decidir, no momento da inscrição, o formato de realização do simpósio (presencial ou remoto). Não haverá a possibilidade de realizar simpósios híbridos ou de trocar o formato do simpósio após a inscrição.

3. As propostas de Simpósios Temáticos deverão conter os seguintes itens:

a) Título em português (200 caracteres com espaços);

b) Resumo da proposta de ST (máximo de 2800 caracteres com espaço);

4. As propostas de Simpósio Temático poderão ser realizadas em duas modalidades distintas: 

a) simpósios fechados, que consistem em redes ou grupos de pesquisadores já estabelecidos que se propõem, de antemão, a apresentarem conjuntamente os trabalhos desenvolvidos; 

b) simpósios abertos, que receberão propostas de apresentação de trabalho dos participantes do evento.

5. O/a proponente do Simpósio fechado será o/a coordenador/a responsável pelo Simpósio e precisará enviar, num mesmo arquivo, um resumo geral descrevendo a sua proposta de Simpósio e os cinco resumos dos/as trabalhos que comporão o Simpósio (entre 150 e 300 palavras cada). 

5.1 Ainda que a submissão do Simpósio fechado seja realizada pelo/a coordenador/a, todos/as os/as componentes do ST deverão se inscrever no site do evento.

6. O/a proponente do Simpósio aberto será o/a coordenador responsável pelo Simpósio e precisará enviar um resumo geral descrevendo a sua proposta, conforme disposto no item 3.

7. Cada simpósio poderá contar com a apresentação de, no máximo,  cinco trabalhos.

Tempo de apresentação: 15 min. por trabalho.

Confira o modelo de resumo para Simpósios Temáticos fechados e abertos

Comunicações Coordenadas

As Comunicações Coordenadas (CC) têm o objetivo de reunir pesquisadoras e pesquisadores cujos temas de investigação dialoguem, proporcionando um momento profícuo de debates. As propostas de Comunicações Coordenadas para o III Enala poderão ser elaboradas por pesquisadoras/es pós-graduandas/os, vinculados a uma instituição de ensino, e deverão estar em conformidade com as normas dispostas nesta chamada:

1. As inscrições para propor Comunicações Coordenadas podem ser feitas de XX de novembro de 2024 até a meia-noite do dia 15 de janeiro de 2025, horário de Brasília.

2. O/A proponente da Comunicação Coordenada deverá decidir, no momento da inscrição, o formato de realização da sessão de comunicação (presencial ou remoto). Não haverá a possibilidade de realizar comunicações coordenadas híbridas ou de trocar o formato da comunicação coordenada após a inscrição.

3. As propostas de Comunicação Coordenada deverão conter os seguintes itens:

a) Título em português (200 caracteres com espaços);

b) Resumo da proposta de CC (máximo de 2800 caracteres com espaço);

4. O/a proponente da Comunicação Coordenada será o/a coordenador responsável pela coordenação da comunicação e precisará enviar um resumo geral descrevendo a sua proposta, conforme disposto no item 3.

5. Cada Comunicação Coordenada poderá contar com a apresentação de, no máximo, cinco trabalhos.

Tempo de apresentação: 15 min. por trabalho.

Confira o modelo de resumo para Comunicação Coordenada

Minicursos

Os Minicursos são momentos de curta duração, focado em um tema específico, com uma proposta teórico-prática. As propostas Minicurso para o III Enala deverão ser elaboradas por pesquisadoras/es e professoras/es vinculados a uma instituição de ensino e estar em conformidade com as normas dispostas nesta chamada:

1. As inscrições para propor Minicursos podem ser feitas de XX de novembro de 2024 até a meia-noite do dia 15 de janeiro de 2025, horário de Brasília.

2. O/A proponente do Minicurso deverá decidir, no momento da inscrição, o formato de realização do mesmo (presencial ou remoto). Não haverá a possibilidade de realizar minicursos híbridos ou de trocar o formato do minicurso após a inscrição.

3. As propostas de Minicursos deverão conter os seguintes itens:

a) Título em português (200 caracteres com espaços);

b) Resumo da proposta de Minicurso (máximo de 2800 caracteres com espaço);

4. Cada Minicurso terá a duração de quatro (4) horas, podendo estas ser realizadas em um único período ou em dois momentos de duas horas cada.

Eixos temáticos

1) Ensino e aprendizagem de Língua Brasileira de Sinais

2) Ensino e aprendizagem de língua materna

3) Ensino e aprendizagem de línguas adicionais

4) Ensino e aprendizagem de literaturas

5) Estudos culturais

6) Estudos da tradução

7) Estudos de gêneros textuais/discursivos

8) Estudos literários

9) Estudos sobre mudança e variação linguística

10) Estudos textuais e discursivos

11) Formação docente

12) Letramentos, multiletramentos e alfabetização

13) Linguagem e questões de gênero social e sexualidade 

14) Linguagem e questões étnico-raciais

15) Linguagem e práticas identitárias

16) Linguagem e práticas midiáticas

17) Linguagem e questões ambientais

18) Linguística Aplicada e línguas indígenas no Brasil

19) Políticas linguísticas

20) Tecnologias digitais e aprendizagem de línguas.