Simpósios Temáticos
Simpósio temático 1
ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS: experiências e perspectivas
Coordenador(a): Prof. Dra. Eliane Barbosa da SIlva (UFAL)
Data: 25 / SET
Local : LETRAS/ LIBRAS - SALA 1
Comunicações:
1. AS TIRAS DE MAFALDA E AS RELAÇÕES DE SENTIDO HOMOMÍMIA, POLISSEMIA E SINONÍMIA: contribuição na aprendizagem do Espanhol/LE. Autor(a): BARBOSA, Eliane Barbosa da (UFAL)
2. REFLEXÕES SOBRE INSTRUÇÃO EXPLÍCITA DE PROCESSOS FONOLÓGICOS NO ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL. Autor(a): TIBANA, Adriana Lisboa (UFAL)
3. ENSINO E APRENDIZAGEM DE FONÉTICA/FONOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ESPANHOL/EAD: novas práticas metodológicas. Autor(a): OLIVEIRA, Aline Vieira Bezerra Higino de (UFAL)
4. O USO DE NARRATIVAS DIGITAIS NO ENSINO APRENDIZAGEM DE E/LE DO CURSO DE LETRAS ESPANHOL A DISTÂNCIA. Autor(a): AZAMBUJA, Kristianny Brandão B. de (FALE/UFAL)
Simpósio temático 2
ESTUDOS DIALÓGICOS E LINGUÍSTICA APLICADA
Coordenador(a): Prof. Dra. Rita Maria Diniz Zozzoli (UFAL)
Data: 25 / SET
Local : AUDITÓRIO HELIÔNIA
Comunicações:
1. TRANSDISCIPLINARIDADE E PLURIVOCALIDADE. Autor(a): Rita Maria Diniz Zozzoli (PPGLL/UFAL)
2. SUJEITO DIALÓGICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Autor(a): Silvio Nunes da Silva Júnior (UNINASSAU/PPGLL-UFAL)
3. DIALOGISMO EM SALA DE AULA: o trabalho didático com o discurso alheio na sala de aula de língua inglesa da educação profissional. Autor(a): Andre Cordeiro dos Santos (IFAL-CPIR/PPGLL-UFAL/Capes)
4. DEBATES SOCIAIS: desenhando possibilidades para o ensino de língua portuguesa. Autor(a): Islane Rafaelle Rodrigues França (PPGLL/UFAL)
5. PRÁTICAS DOCENTES NA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma articulação entre os gêneros/textos escolares e as atividades de letramento literário num trabalho colaborativo. Autor(a): Fransuelly Raimundo da Silva (PPGLL/UFAL)
Simpósio temático 3
PESQUISAS EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: compartilhando conhecimentos
Coordenador(a): Profa. Dra. Edineide dos Santos Silva (UFAL)
Data: 25 / SET
Local : LETRAS/ LIBRAS - SALA 2
Comunicações:
1. HOGWARTS: TEORIA E MUNDO REAL: Uma reflexão acerca da relação professor de Libras e o processo de ensino-aprendizagem Autor(a); SANTOS, Fábio Rodrigues dos (PPGLL/UFAL)
2. CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS LEXICOLÓGICOS: uma proposta de glossário bilíngue de sinais-termo para o componente curricular de História. Autor(a); SILVA, Edineide (UFAL), ALMEIDA, Maria da Conceição Alves de (Letras-Libras/UFAL)
3. SINAIS CARTOGRÁFICOS: estratégias de ensino/aprendizagem por meio de sequências didáticas a alunos surdos de turmas multisseriadas em Maceió – AL. Autor(a): SILVA, Edineide (UFAL), ARAÚJO, Líbia Julimar Monteiro de (SEDUC/AL)
4. ENSINAR A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO L2: produzindo o próprio material didático, relatos de experiências. Autor(a): SANTOS JUNIOR, Mesaque C (ASAL), OLIVEIRA, Danielly Caldas de (IFAL)
5. PRECONCEITO SINALIZADO: as relações de sentidos produzidos pelos sinais de lésbica e hétero feminino em língua brasileira de sinais. Autor(a): OLIVEIRA, Carlos Alberto Matias (PPGLL/UFAL), STELLA, Paulo Rogério(UFAL)
Simpósio temático 4
TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: entre o currículo e as propostas didáticas
Coordenador(a): Profa. Dra. Jane C. Beltramini Berto (UFRPE)
Data: 25 / SET
Local : LETRAS/ LIBRAS - SALA 3
Comunicações:
1.O ESTILO VERBAL E A MANIFESTAÇÃO METAPOÉTICA NA CANÇÃO NÃO IDENTIFICADO, DE CAETANO VELOSO. Autor(a); BESERRA, Eduardo de Lima (UFRPE/UAST), SILVA, Rodrigo Selmo da (UFRPE/UAST)
2. A PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA ESCOLAR E OS PROCESSOS DE REVISÃO E REESCRITA: UM OLHAR PARA A ANÁLISE LINGUÍSTICA. Autor(a); SMITH, Adan (UAST-UFRPE), BERTO, Jane Cristina Beltramini (UFRPE/UAST)
3. O ENSINO DA ORALIDADE POR MEIO DE MÚSICAS DE LUIZ GONZAGA. Autor(a); SILVA, Rodrigo Selmo da (UFRPE/UAST), BESERRA, Eduardo de Lima (UFRPE/UAST)
4. ESTUDO SOBRE OS ASPECTOS DO TEXTO ARGUMENTATIVO: UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID. Autor(a): SILVA, Luiz Carlos Gomes da (UAST-UFRPE), BERTO, Jane Cristina Beltramini (UAST-UFRPE)
5. ARGUMENTAÇÃO E EFEITO DE VERDADE EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS. Autor(a): TERTO, Mirian de Melo da Silva (UFRPE – UAST), SANTOS, Maria de Fátima Silva (UFRPE – UAST)
6. LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DE PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÕES POPULARES NORDESTINA. Autor(a): FERRAZ, Lidianne (UFRPE - UAST), SILVA, Marcos (UFRPE-UAST)
7. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NO ENSINO MÉDIO. Autor(a): MEDEIROS, Luana Maria de (UAST/UFRPE)
Simpósio temático 5
ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA, DISCURSIVA E TRANSFORMADORA
Coordenador(a): Profa. Dra. Flávia Colen Meniconi (UFAL)
Data: 27 / SET
Local : SALA DO PROFLETRAS
Comunicações:
1. ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA EM UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA: argumentação e letramento crítico. Autor(a): MENICONI, Flávia Colen (FALE/UFAL)
2. DECOLONIALIDADE, ESTUDOS QUEER E ENSINO DE LÍNGUAS: Um aprendizado pelas diferenças. Autor(a): MOREIRA JÚNIOR, Rusanil dos Santos (UFAL)
3. DIÁLOGOS NA SALA DE AULA DE ESPANHOL: se hace caminho al andar. Autor(a): NEVES-MOURA, Jade (UFAL)
4. O USO DE CURTA-METRAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: uma análise da argumentação em produções escritas de alunos de língua espanhola do ensino médio. Autor(a): FEITOSA, Danillo da Silva (UFAL)
5. ENSINO-APRENDIZAGEM DA PRODUÇÃO ESCRITA DE E/LE NO PROJETO DE EXTENSÃO CASAS DE CULTURA NO CAMPUS -UFAL (LÍNGUA ESPANHOLA): propostas e encaminhamentos para a formação crítica. Autor(a): CORREIA, Gustavo (IFAL)
6. ESCRITA ARGUMENTATIVA COM TEMAS TRANSVERSAIS: PROPOSTAS DIDÁTICAS NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. Autor(a): Brandão, Bruna Lays Alencar (UFAL)
7. O ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA EM LÍNGUA ESPANHOLA NO PROJETO CASAS DE CULTURA NO CAMPUS: argumentação, retórica e criticidade. Autor(a): SILVA, Andrey Ronald Monteiro (UFAL)
Simpósio temático 6
ENSINO DE LÍNGUAS EM CONTEXTOS BILÍNGUES: práticas de linguagem
Coordenador(a): Prof. Dr .Jair Barbosa da Silva (UFAL)
Data: 27 / SET
Local : LETRAS/LIBRAS: SALA 1
Comunicações:
1. ENSINO DE PORTUGUÊS COMO L2 NO ENSINO SUPERIOR A PESSOAS SURDAS: em busca de alternativas e metodologias. Autor(a): SILVA, Jair Barbosa da (UFAL), TEIXEIRA, Radjalma da Silva (UFAL)
2. A OFERTA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS CAMPI FORA DE SEDE DA UFAL: concepções político-pedagógicas e permanência. Autor(a): SANTOS, Cezar Alexandre Neri (UFAL-Campus do Sertão)
3. ENSINO DE LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA: Uma análise do processo de ensino/aprendizagem dos estudantes do Projeto ASAS. Autor(a): SANSÃO, Welbert Vinícius de Souza (UFRB)
4. A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DOS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA: um olhar sobre o processo de ensino/aprendizagem da Libras como L2. Autor(a): MELO, Denise Maria dos Santos (UFAL)
5. PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: a experiência do Instituto Federal da Bahia, campus Salvador. Autor(a): CALIXTO, Alessandra de Azevedo Costa (IFBA)
6. O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS NA ESCOLA COMUM: uma reflexão sobre as práticas de ensino . Autor(a): ESPÍRITO SANTO, Joseane dos Santos do (UFAL)
7. A PRODUÇÃO ESCRITA DO ESTUDANTE SURDO: uma análise dos estágios de interlíngua. Autor(a): ESPÍRITO SANTO, Joseane dos Santos do (UFAL), ALVARENGA, Roseane Bezerra (UFAL)
Simpósio temático 7
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO BÁSICO: diferentes linguagens em pesquisas do Profletras
Coordenador(a): Profa. Dra. Adna de Almeida Lopes (UFAL)
Data: 27 / SET
Local : LETRAS/LIBRAS: SALA 2
Comunicações:
1. 1. LETRAMENTO LITERÁRIO: A FORMAÇÃO DE ALUNOS DA EJA COMO MEDIADORES DE LEITURA. Autor(a): Jeane Cristina Rodrigues do Nascimento e Adna de Almeida Lopes (Fale/Ufal)
2. DIÁRIO DE LEITURAS: REFLEXÃO E CRITICIDADE POR ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Autor(a): Polyanna Paz de Medeiros Costa e Adna de Almeida Lopes (Fale/Ufal)
3. A INTERTEXTUALIDADE COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NOS GÊNEROS OPINATIVOS. Autor(a): Luiz Gustavo da Silva e Fabiana Pincho de Oliveira (Fale/Ufal)
4. DESCRIÇÃO E ANÁLISE DA ARGUMENTAÇÃO NO TEXTO ORAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Autor(a): Gercimara do Nascimento Santos e Fabiana Pincho de Oliveira (Fale/Ufal)
5. AQUALTUNE E AS HISTÓRIAS DA ÁFRICA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVESSADA PELA LEITURA DE CONTOS. Autor(a): Mércia Monteiro Marinho e Fabiana Pincho de Oliveira (Fale/Ufal)
6. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM TEXTOS MULTIMODAIS: UM ESTUDO DA COESÃO E DA COERÊNCIA NAS NARRATIVAS DIGITAIS. Autor(a): Mitia Risi dos Santos Costa e Fabiana Pincho de Oliveira (Fale/Ufal)
7. ENSINO DE ESCRITA: ASPECTOS DA MULTIMODALIDADE E DA DIVERSIDADE DE GÊNEROS NA PRODUÇÃO DE TEXTOS. Autor(a): Karine de Oliveira Cândido e Adna de Almeida Lopes (Fale/Ufal)
Simpósio temático 8
REFLEXÕES SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS: perspectivas decoloniais e autoetnograficas
Coordenador(a): Profa. Dra.Selma Silva Bezerra (UFAL)
Data: 27 / SET
Local : LETRAS/LIBRAS: SALA 3
Comunicações:
1. REFLEXÕES SOBRE COLONIALIDADE DO SABER E LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA ADICIONAL:interpretando experiências. Autor(a): BEZERRA, Selma Silva (IFAL)
2. RETRATOS DE SALAS DE AULA DE ESPANHOL: um olhar autoetnográfico. Autor(a): NEVES-MOURA, Jade (UFAL)
3. AUTOETNOGRAFIA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS. Autor(a): FADINI, Karina (IFES/UFES)
4. A EXPERIÊNCIA GAMIFICADA NA SALA DE AULA DE INGLÊS: narrativas e reflexões. Autor(a): TAVARES, Lianna (IFAL/UFAL)
5. É POSSÍVEL PENSAR A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO NEOLIBERALISMO? reflexões sobre o ensino de língua inglesa na escola pública. Autor(a): SANTOS, Alex (IFBAIANO/UFAL)
Simpósio temático 9
A FORMAÇÃO DE PROFESSOR PARA O ENSINO DE LÍNGUAS
Coordenador(a): Larissa Maria Ferreira da Silva Rodrigues (UFPI)
Data: 27 / SET
Local : AUDITÓRIO HELIÔNIA
Comunicações:
1. . A GRAMÁTICA COMO OBJETO DE FORMAÇÃO EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA. Autor(a): RODRIGUES, Larissa Maria Ferreira da Silva (UFPI)
2. A COMPETÊNCIA CONSTRUTIVA DO PROFESSOR E O ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA MATERNA. Autor(a): GONDIM, Angélica (UESPI)
3. FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: da idealização à concretização. Autor(a): SILVA SOARES Elinaldo (IEMA)
4. REPRESENTAÇÕES E CONFLITOS DO AGIR PROFESSORAL NA SITUAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: e agora, ser ou não ser professor? Autor(a): OLIVEIRA, Carlos Héric Silva (UNILAB/Malês-BA)
Simpósio temático 10
FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO: saberes e práticas da Educação Básica ao Ensino Superior
Coordenador(a): Prof. Dr. Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti (ProfEPT/IFAL)
Data: 27 / SET
Local : BSA1: SALA 1
Comunicações:
1. TECNOLOGIAS DIGITAIS E MULTILETRAMENTOS: percepções de professores de formação inicial no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Autor(a): LIMA-DUARTE, Flávia Karolina (IFAL)
2. O PAPEL DA ORALIDADE NO CONTEXTO DE SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA. Autor(a): OLIVEIRA, Cristiano Lessa de (IFAL)
3. O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUA RELAÇÃO COM O SABER NO LOCAL DE TRABAHO: (re)pensando a forma(ação) inicial em vista do letramento do professor. Autor(a): SANTOS, Manuel Álvaro (FAFICA/CSC)
4. FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO: As contribuições do PIBID ao Processo de Formação Inicial de professores de língua materna. Autor(a): SANTOS, Quitéria Alves dos (PIBID/IFAL)
5. UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA: formação de professores e contribuições das experiências no PIBID. Autor(a): OLIVEIRA, Martha Maria Leite de (PIBID-IFAL) LEMOS, Lucimairy Silva (PIBID/IFAL)
6. O PERCURSO AUTOBIOGRÁFICO DO PROFESSOR NA EBTT: reflexões sobre práticas pedagógicas. Autor(a): GAIA, Rossana Viana (ProfEPT/IFAL)
7. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: mediação pedagógica - a dimensão do ensino e os descritores de língua portuguesa. Autor(a): BISPO, Rosiene Omena. (SMED – São José da Laje, AL), CAVALCANTI, Ricardo Jorge de Sousa (ProfEPT/IFAL
8. A ARGUMENTAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: reflexões dos egressos do Pibid subprojeto letras/português da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Autor(a) CAVALCANTI, Ricardo Jorge de Sousa (ProfEPT/IFAL
Simpósio temático 11
DIALOGISMO E DIVERSÃO NO ENSINO DE LITERATURA: experiências docentes na educação básica e superior em Alagoas
Coordenador(a): Profa. Dra. Ana Clara Medeiros (UFAL/FALE)
Data: 27 / SET
Local : BSA1: SALA 2
Comunicações:
1. TEORIA DA LITERATURA NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA DO SÉCULO XXI: notas sobre carnavalização e inacabamento . Autor(a): MEDEIROS, Ana Clara (FALE/UFAL)
2. REDES DE DIÁLOGOS ENTRE POEMAS E ARTES NA POESIA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA. Autor(a): SOUTO, Susana (FALE/UFAL)
3. VOCALIDADES E POESIA: relato de experiência em oficinas no Ensino Básico. Autor(a): MARQUES, Marcelo (UFAL/Campus Arapiraca)
4. O POEMA EM JOGO: laboratório de escrita criativa como estratégia de formação do leitor. Autor(a): ZAMBI, Tazio (IFAL/Campus Marechal Deodoro)
5. O CORPO COMO EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE LITERATURA. Autor(a): CALISTO, Lys (PPGLL/UFAL)
6. A LEITURA DE POESIA NA SALA DE AULA: a empatia por meio dos versos. Autor(a): ALMEIDA, Magno (PPGLL/UFAL)