II ENALA – Encontro Nacional de Linguística Aplicada

RITASOUTO

Rita de Cássia Souto Maior (UFAL)

Professora associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (FALE/UFAL) na Graduação e na Pós-graduação. Doutora e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL/UFAL), foi licenciada em Letras/Português na mesma Universidade. Realizou estudos de pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL/UFC) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é diretora da Faculdade de Letras/UFAL, coordenadora do GT Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA/ANPOLL). Participa e é uma das líderes do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literatura (GEDEALL/UFAL), é uma das coordenadoras do Laboratório Linguagens, Gêneros e Sexualidades (LLiGSe) e integra, como participante, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA/UFC). Foi coordenadora do Programa de Iniciação à Docência Língua Portuguesa/PIBID na FALE de 2015 a 2018, coordenadora do Idioma sem Fronteiras de 2016 a 2018 e secretária da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) de 2018-2020. Coordena o Projeto Universal (CNPq/UFAL – 2022-2025), intitulado “A implementação dos Referenciais Curriculares Municipais e Estaduais para o ensino de Língua Portuguesa em Alagoas e no Ceará: os caminhos da BNCC para a educação básica e para a formação de professores. e coordena o projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL-20022/2024), intitulado “A implementação dos Referenciais Curriculares de ALAGOAS/Linguagens e Linguagens e suas Tecnologias: pesquisa das práticas nas escolas e elaboração de Dicionário”. Articula reflexões sobre o ensino e aprendizagem de Línguas (materna, estrangeira e Libras) e a abordagem discursiva de ensino, a partir da perspectiva teórico-metodológica da Linguística Aplicada. Atualmente desenvolvendo pesquisas com os seguintes temas: Estudos dos Letramentos; Estudos das subjetividades e práticas sociais de linguagem; Pesquisas das Práticas identitárias; Estudos de Ethos e da Argumentação; Estudos dialógicos bakhtinianos; Produção de textos em LM, LE e Libras; Estudos da ética-discursiva; Saberes e Formação Docentes. https://orcid.org/0000-0002-2613-8863