II ENALA – Encontro Nacional de Linguística Aplicada

ISMAR

Ismar Inácio dos Santos Filho (UFAL)

Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL), na linha de pesquisa Linguística Aplicada, na FALE, na Universidade Federal de Alagoas (Campus A. C. Simões), com o projeto “Recorte regional Sertão/Nordeste em textos do cotidiano: territorialidade, gênero, sexo e sexualidade”. Professor adjunto no Curso de Letras (UFAL-Campus do Sertão), onde leciona as disciplinas “Morfologia do Português”, “Linguística Aplicada”, “Linguística Queer”, Didática de Língua Portuguesa e “Letramentos e Educação no Semiárido”, e onde coordena o “Grupo de Estudos em Linguística Aplicada/Queer em Questões do Sertão Alagoano” (GELASAL), que discute acerca dos processos de construção enunciativo-discursiva do Sertão alagoano, focalizando território e cultura, sujeitos e ensino e aprendizagem; Atualmente com o projeto Pibic (2021-2023) Educação [linguístico-literária e histórico-geográfica] sobre/para o sertão/ nordeste em livros/materiais didáticos. É doutor em Letras-Lingüística (UFPE/2012), Mestre em Estudos de Linguagem (UFMT/2007), Graduado em Letras (UNEAL/1998) e Graduado em Pedagogia (UNEAL/2000) e Especialista em Psicopedagogia (UFAL/1999). Desde 2006 vem desenvolvendo reflexões acerca da interface linguagem, gênero e sexualidade, assumindo-se, desde o doutoramento, como desenvolvendo estudos em Linguística Queer, área recente dos estudos linguísticos no Brasil, sobre a qual já ministrou aulas, cursos, minicursos, palestras e conferências. Desse 2013 desenvolve estudos sobre a interface “linguagem e território”, em especial sobre o recorte regional “Sertão/Nordeste/Semiárido”.